Quarto e quinto colocados na tabela da Serie A, respectivamente, Roma e Milan se enfrentaram na capital italiana neste domingo em confronto direto por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Como no primeiro turno, a emoção ficou para o final e o resultado foi o empate. Sendo assim, a reta final da Serie A 2022/23 promete, com alguns times chegando na reta final vivos na luta por uma vaga na maior competição europeia de clubes.
Escalações
Com algumas lesões voltando a assombrar o elenco, José Mourinho foi obrigado a fazer mudanças no time titular – tanto em termos de nomes como em termos de tática. Nesse sentido, a opção do português foi por enfrentar o Milan com dois homens de frente: Abraham e Belotti.
No gol, Rui Patrício foi mantido na titularidade e, à sua frente, Mancini, Ibañez e Kumbulla formaram a linha defensiva Giallorossa. No meio campo, Celik e Spinazzola foram os escolhidos para atuar nas alas, com Cristante e Matic, mais uma vez, sendo a dupla escolhida para atuar na faixa central.
Como homem mais avançado do meio campo, Mourinho escalou Pellegrini. Para esta partida, o capitão da Roma foi o principal articulador de jogadas, sendo o responsável por municiar Abraham e Belotti.
Stefano Pioli também realizou mudanças em relação ao time que jogou na última rodada da Serie A. O treinador Rossoneri optou por retomar o XI inicial usado na partida conta a Napoli pela Liga dos Campeões com Maignan no gol e a defesa com Calabria e Hernandez pelas laterais e Kjaer e Tomori como dupla de zagueiros.
No meio campo, uma primeira linha de contenção com Krunic e Tonali e o trio Rafael Leão, Bennacer e Brahim Diaz mais à frente. Por fim, Giroud foi o comandante do ataque do Milan no Estádio Olímpico de Roma.
Primeiro tempo
O Milan, desde o início, controlou a posse de bola. Contudo, tendo dificuldades em furar as linhas defensivas da Roma que, por sua vez, buscava escapadas rápidas quando conseguia a roubada de bola.
No entanto, José Mourinho teve um grande revés ainda aos 12 minutos. Após trombada com Giroud, Kumbulla sentiu o joelho. O zagueiro ficou um bom tempo sendo atendido e ainda tentou retornar à partida, mas não conseguiu aguentar e precisou ser substituído. Bove entrou no lugar de Kumbulla, o que também alterou a configuração Romanista em campo: Cristante passou a atuar na linha defensiva enquanto Bove entrou para atuar ao lado de Matic pelo centro do meio campo.
Com a bola, o Milan cresceu no jogo e passou a explorar mais seu terço ofensivo. Só que os jogadores Rossoneri não estavam calibrados ao mesmo tempo que a defesa adversária apareceu bem. A Roma, por sua vez, se aventurou menos no ataque e, grande parte das vezes que chegou, pecou no último passe e matou muitas chances de finalização. Assim, os 45 minutos finais terminaram com o empate sem gols permanecendo no placar.
Segundo tempo
Para a etapa complementar, Stefano Pioli e José Mourinho promoveram mudanças. Ambas, supostamente, por necessidade. Do lado do Milan Thiaw entrou no lugar de Tomori – o zagueiro inglês havia sentido um incômodo durante o primeiro tempo. Na Roma, Belotti deu lugar a El Shaarawy. O atacante italiano também sentiu ao longo do primeiro tempo e não teve condições de seguir para a segunda etapa. Com a entrada de El Shaarawy, então, a Roma voltou ao seu 3-4-2-1.
O jogo ficou melhor nos 45 minutos finais, com ambas as equipes conseguindo atacar de forma perigosa, cada uma na sua proposta: o Milan trabalhando a posse e apostando nos dribles de Rafael Leão enquanto a Roma apostava no contra-ataque com bolas longas e conexões diretas entre defesa e ataque. O que não melhorou, no entanto, foi a pontaria dos dois lados – até o fim do jogo.
Já nos acréscimos, a Roma puxou mais um contra-ataque. Celik avançou e encontrou Abraham dentro da área, o camisa 9 Giallorossi ajeitou a bola e bateu já caindo para abrir o placar no Olímpico. Porém, no último minuto dos acréscimos, Saelemaekers, que entrou ao longo da etapa complementar, conseguiu o empate para o Milan após lance iniciado com cruzamento incrível de Rafael Leão.
Por conta dos dois gols nos acréscimos, a partida rolou até os 49 do segundo tempo. No fim das contas, cada uma das equipes teve um chute ao gol na partida que acabaram sendo os gols. Com o empate, as equipes seguem empatadas em número de pontos na tabela e deixam a briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, via Serie A, ainda mais embolada e animada nesta reta final.
Próximos compromissos
Ambas as equipes retornam a campo no meio de semana, novamente, em compromissos válidos pela Serie A TIM. A Roma viaja para enfrentar o Monza no Stadio Brianteo na quarta-feira (3), às 16h (horário de Brasília). No mesmo dia e no mesmo horário, o Milan, por sua vez, enfrenta a Cremonese no San Siro.