O Ceará conseguiu sua primeira vitória na Série B. Neste domingo, 30, o Vovô venceu o ABC fora de casa por 2×1 e saiu da zona de rebaixamento. Com três pontos, o Ceará saiu da lanterna e pulou pro 13º lugar. O ABC, agora, é o lanterna da Série B, com três derrotas nos três jogos que fez.
Escalações
A primeira escalação de Eduardo Barroca não teve muitas novidades e a únicas mudanças foram por conta da suspensão de Tiago Pagnussat e da lesão de Caíque Gonçalves. Gabriel Lacerda e Arthur Rezende entraram. A diferença foi de postura. Rifando bem menos a bola, Barroca pedia a saída por baixo dos dois zagueiros, com Guilherme Castilho se apresentando mais perto de Richardson e Arthur Rezende pra ajudar a dupla de zaga. Defensivamente, o time marcou no 4-5-1, com os pontas recuando pra segunda linha e Castilho e Rezende ao lado de Richardson.
Fernando Marchiori armou o ABC no 4-2-3-1, com Matheus Anjos sendo o responsável por abastecer as pontas, com Léo Ceará e Fábio Lima, e o comando de ataque de Rafael Silva. O time defendia no 4-4-2, com os pontas recuando pra segunda linha e ajudando no combate com Welington Reis e Wallace.
Primeiro tempo
O início de jogo do Ceará foi muito bom. Com seis minutos, Guilherme Castilho cobrou falta na área e Vitor Gabriel cabeceou forte pra abrir o placar pro Vovô. Aos 15, em jogada com Erick, a bola sobrou pra Castilho, que chutou travado e a bola parou em Simão. Aos 19, o ABC quase empatou. Em cruzamento de Fábio Lima, a bola correu toda a área e chegou a Léo Ceará, que bateu forte, mas em cima de Richard. Aos 21, Léo Ceará foi quem serviu Matheus Anjos em cruzamento do lado direito da área, mas o meia finalizou pra fora.
O empate do ABC saiu aos 32 minutos, no pênalti bem cobrado por Matheus Anjos. Wellington Reis atacou o espaço na defesa do Ceará e chutou forte. Richard deu rebote e, na dividida, Gabriel Lacerda derrubou o jogador do ABC. O Vovô quase desempatou aos 39, mas depois da boa jogada de Janderson, Erick acertou a trave em chute de fora da área. Aos 41, o gol saiu. Guilherme Castilho cobrou escanteio fechado, a defesa do ABC não afastou e a bola sobrou limpa pra Vitor Gabriel marcar o segundo gol na partida.
Segundo tempo
O primeiro momento de perigo foi em uma saída errada do Ceará, aos nove minutos. O ABC tomou a bola no ataque e a bola chegou em Wallace, que finalizou mal, pra fora. Aos 15 minutos, Richard salvou o Ceará. Raphael Luz subiu livre depois do cruzamento da esquerda e cabeceou à queima-roupa, mas o goleiro Alvinegro fez uma defesa espetacular e manteve o placar intacto. Aos 20 minutos, o Ceará chegou com perigo pela primeira vez no segundo tempo. Janderson fez linda jogada, cortou pro meio e acertou a trave. No rebote, Erick ajeitou pra Castilho finalizar, mas o meia bateu pra fora.
Aos 37, Richard levou a melhor novamente sobre Raphael Luz. Outra jogada bem parecida, com o cruzamento vindo da esquerda, mas dessa vez, a cabeçada de Raphael foi em cima do goleiro Alvinegro. Erick Pulga quase fez o terceiro gol do Vovô aos 41. O atacante recebeu dentro da área, girou e bateu forte pra defesa com o pé de Simão. Aos 49, foi Erick quem obrigou boa defesa de Simão. O atacante Alvinegro carregou e bateu no cantinho, mas o goleiro do Elefante salvou o terceiro gol. Aos 51, o ABC tentou o empate pela última vez. Richard salvou depois do desvio no cruzamento de Raphael Luz e Danilo Barcelos desviou pra escanteio o gol certo de Wallace.
Análise
Barroca tem um estilo de jogo bem diferente de Morínigo e vai custar tempo pro time do Ceará entender a nova proposta de jogo. O treinador já tentou implementar algumas coisas, mas o time, visivelmente, não teve o preparo suficiente, principalmente a dupla de zaga. Natural. O Ceará vai propôs mais o jogo e a mentalidade precisa mudar, mas não vai acontecer da noite pro dia. Estar fora da zona de rebaixamento, vai ajudar a não pular etapas, não recuar nas ideias e dar mais tranquilidade no trabalho do dia-a-dia.
Ótimo jogo de Richard, dando recado depois da contratação de um goleiro pra disputa da posição. Muito importante pra Vitor Gabriel voltar a marcar e, assim como Richard, dá uma resposta depois da chegada de Nicolas. Janderson e Erick não foram tão decisivos, mas fizeram jogo sólido. Luiz Otávio e Gabriel Lacerda não é a dupla ideal pra saída de bola que Barroca quer e os dois sofreram, errando muitos passes e falhando no gol do ABC.
Próximos compromissos
O Ceará tem a final da Copa do Nordeste na próxima quarta, 3, contra o Sport, em Recife. O ABC também entra em campo na quarta, mas pela quarta rodada da Série B, contra o Ituano, fora de casa.