O Ceará foi até Campinas enfrentar a Ponte Preta pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e volta pra casa com um ponto. Num jogo sem grandes chances de gol, paulistas e cearenses não saíram do zero e continuam em situação incômoda. O Ceará é o 16º, com quatro pontos, e pode entrar no Z4 se o Sport vencer o Guarani na última partida da rodada, que acontece neste domingo, 07. A Ponte Preta não ficou muito distante, no 13º lugar, com cinco pontos.
Escalações
Eduardo Barroca poupou alguns titulares, mas manteve a formação tática. Uma das mudanças de Barroca teve que ser revertida logo no início do jogo, quando Michel Macedo sentiu um desconfortou na coxa esquerda e foi substituído por Warley. Com a bola, o trio de meio de campo se aproximava da defesa pra ajudar na saída de bola, dando liberdade pra Erick e Janderson abrirem o campo pelas pontas, com Nicolas no comando do ataque. Na defesa, o time marcava no 4-5-1, com Richardson centralizado, tenho William Maranhão e Jean Carlos ao seu lado e Erick e Janderson fechando as pontas.
Assim como Barroca, Felipe Moreira também teve problemas por lesão no início do jogo. Eliel ficou em campo por 15 minutos e foi substituído por Léo Naldi, com uma lesão muscular. Marcando bem alto, Cássio Gabriel e Léo Naldi apertavam os laterais do Ceará, enquanto Jeh e Matheus Jesus marcavam os dois zagueiros Alvinegros. No bloco baixo, o time se postava no 4-4-2.
Primeiro tempo
A Ponte chegou pela primeira vez aos 12 minutos. Matheus Jesus achou espaço entre as linhas de marcação do Ceará e arriscou o chute de longe, mas a bola foi sobre o gol de Richard. Aos 16, Cássio Gabriel cobrou falta de perto da área, mas Richard defendeu sem problemas. Warley errou a saída de bola aos 21, Matheus Jesus ganhou a dividida com Erick, mas bateu mal, pra fora. A primeira oportunidade do ataque do Ceará foi em cobrança de falta de Jean Carlos a0s 25 minutos. O meia cobrou falta de longe, mas por cima do gol.
A Ponte chegou com perigo aos 41, em cruzamento de Artur. O passe do lateral cruzou a área e chegou em Léo Naldi, que bateu em cima de Richard. No rebote, a defesa Alvinegra afastou o perigo da área. Aos 45, o time da casa chegou novamente. Matheus Jesus achou espaço pela direita, a bola passou por três jogadores da Ponte até voltar pra Jesus, que bateu colocado, mas a defesa do Ceará conseguiu desviar pra escanteio. O Ceará foi quem teve a última chance do primeiro tempo, já nos acréscimos, mas depois do bate rebate dentro da área pontepretana, Erick bateu fraco no meio do gol, pra defesa tranquila de Caíque.
Segundo tempo
Aos seis minutos, Matheus Jesus apareceu novamente. O meia recebeu passe de Jeh na meia-lua e bateu pra defesa em dois tempos de Richard. Aos 24 minutos, Luiz Felipe deu ótimo lançamento pra Jeh em profundidade, que ganhou na corrida de Luiz Otávio, mas o atacante bateu na rede pelo lado de fora. Aos 26, Matheus Jesus teve outra boa chance, depois do cruzamento de Léo Naldi, mas o meia pegou mal na bola e bateu pra fora.
Aos 46, a Ponte chegou pela esquerda, Richard rebateu mal, a defesa Alvinegra afastou, mas a bola chegou em Léo Naldi, que finalizou pra fora. O Ceará não conseguiu criar nada perigoso e a Ponte até ameaçou, mas não transformou em finalização.
Análise
Jogo bem ruim em Campinas, das duas equipes. Impossível não desvencilhar o ritmo do jogo do calor das 11hrs da manhã em Campinas. Jogo muito parado, muito faltoso e sem grandes chances dos dois lados. O Ceará volta pra casa depois de quatro pontos conquistados em duas partidas fora de casa e o saldo é até bem positivo. A questão é o nível de atuação do time. Hoje, o calor atrapalhou muito, mas o time precisa melhorar o nível pra brigar pelo acesso. O time teve mais a bola, deu pra perceber que Barroca quer um time que proponha mais, mas o Ceará não assustou. Apenas um chute na direção do gol, numa defesa tranquila do goleiro da Ponte.
Próximos compromissos
O Ceará faz o jogo adiado da quarta rodada da Série B contra o Vitória, em casa, na quarta-feira, 10. A Ponte tem a semana livre e só volta a campo no próximo domingo, 14, contra o Londrina, fora de casa.