Corinthians e Fortaleza ficam no empate em Itaquera

Leão sai na frente, mas Timão reage pouco depois e cada um fica com um ponto

Corinthians e Fortaleza se enfrentaram na Neo Química Arena nesta segunda-feira, 08, e empataram pela quarta rodada do Brasileirão. O ponto conquistado tirou o time paulista da zona de rebaixamento e, com quatro pontos, o Corinthians é o 15º colocado. O Fortaleza chega a oito pontos, segue sem perder no Brasileirão e é o quarto colocado.

Escalações

Vanderlei escalou o Corinthians no 4-3-3, com o time apostando mais nos contra-ataques e nas transições rápidas. Toda vez que recuperava a posse, tentava ligar rapidamente Roger Guedes, que tentava segurar a bola até o resto do time chegar ao ataque. Defensivamente, o time se postava no 4-1-4-1, com Roni ficando à frente da linha de zaga e Roger Guedes isolado na frente. Pedro e Adson fechavam a segunda linha de quatro pelas pontas.

 

Vojvoda abriu mão de Pochettino pra escalar outro volante e o Fortaleza prezou pela posse de bola, com Caio Alexandre sendo a principal arma na saída de bola, com Hércules pela esquerda, Sasha pela direita e muita movimentação de Calebe e Galhardo, deixando Moisés – e depois Romarinho – mais fixo na esquerda. Sem a bola, o time se defendia no 4-4-2, com Hércules sendo o jogador mais próximo de Thiago Galhardo.

Primeiro tempo

A primeira finalização do jogo foi dos mandantes. Adson puxou contra-ataque cortando o campo em diagonal e deu passe pra Pedro finalizar fraco no cantinho de Fernando Miguel, aos seis minutos. Aos 16, numa jogada que começou com um contra-ataque puxado por Roger Guedes, a bola sobrou pra Roni, na intermediária, que bateu forte, mas pra fora. A primeira chegada do Fortaleza foi aos 18 minutos. Britez arriscou de longe, a bola desviou na zaga corintiana e sobrou pra Moisés. O atacante cortou pro meio e tocou pra Caio Alexandre, que isolou da entrada da área.

Primeiro tempo foi melhor dos mandantes. Foto: Marcos Ribolli

 

Aos 30 minutos, Roger Guedes brigou com Brítez, ganhou e achou um curto espaço pra bater pra defesa de Fernando Miguel. O Timão chegou de novo no minuto seguinte. Fausto Vera teve espaço pelo meio, carregou e bateu com perigo ao lado do gol Tricolor. Aos 33, Roni deu bom passe pra Matheus Araújo, que entrou na área, cortou pra direita e bateu pra defesa difícil de Fernando Miguel. No último lance do primeiro tempo, Fágner ainda acertou a trave num chute da entrada da área, na melhor chance do jogo.

Segundo tempo

O Corinthians teve a primeira chance também do segundo tempo. O menino Biro puxou o time pro ataque e achou Roger Guedes, pelo meio. O atacante bateu fraco em cima de Fernando Miguel. Aos nove minutos, o Fortaleza teve uma grande chance. Calebe fez ótima jogada pela direita e rolou a bola pro meio da área em direção a Romarinho, mas Lucas Sasha se antecipou e bateu, desequilibrado, por cima. Aos 15, o Fortaleza aproveitou saída errada do Corinthians e Calebe bateu com muito perigo ao lado do gol de Cássio.

Caio Alexandre abriu o placar no segundo tempo. Foto: Matheus Amorim

 

Aos 21 minutos, Romarinho deixou Fágner falando sozinho e achou Calebe no meio da área. O meia bateu forte, mas a bola explodiu no travessão. Aos 24, o Leão abriu o placar. Caio Alexandre tabelou com Yago Pikachu pela direita e cruzou na medida pra Silvio Romero se antecipar a Fágner pra fazer o gol, mas o argentino estava impedido e o VAR anulou o gol. Roger Guedes quase aumentou a dor de cabeça Tricolor, aos 28 minutos, mas a cabeçada, após o cruzamento de Fágner, passou raspando a trave.

 

 

 

Yuri Alberto evitou a derrota do Corinthians. Foto: Eduardo Carmim

 

Aos 33 minutos, não teve VAR. Romarinho deu ótimo passe pra Romero, que escorou pra Caio Alexandre bater forte de fora da área e abrir o placar pro Fortaleza. Aos 39, Roger Guedes e Yuri Alberto tramaram jogada no ataque, mas o camisa 10 bateu mal pra fora. Aos 40, Fágner teve campo livre, avançou e só não fez o gol porque Roger Guedes desviou a bola. Aos 42 minutos, o Timão chegou ao empate. Roger Guedes cruzou, Bruno Pacheco se atrapalhou com Fernando Miguel e a bola sobrou pra Yuri Alberto voltar a marcar depois de nove jogos.

Análise

O Corinthians consegue um ponto importante na reconstrução que o time tem que fazer dentro do Campeonato Brasileiro. As trocas de técnico atrapalharam o planejamento de 2023 e, mesmo jogando em casa, não foi um mal resultado. A situação ainda é preocupante, mas o time respira, fora do Z4. O Fortaleza tropeça depois de algum tempo, mas segue invicto e no G4 do Brasileirão. O tabu ainda segue em São Paulo, mas pelo que jogou no primeiro tempo, o resultado não foi tão negativo.

Próximos compromissos

O Corinthians vai até o Rio de Janeiro enfrentar o líder do campeonato, Botafogo, na próxima quinta-feira, 11. O Fortaleza tem outro confronto contra paulistas pela frente. Num duelo de Tricolores, o Leão do Pici recebe o São Paulo na próxima rodada, também na quinta-feira.

você pode gostar também