Cruzeiro e Fluminense se enfrentaram nesta quarta-feira, no Mineirão, em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu por 2×0 com gols de Paulo Henrique Ganso e Germán Cano; a Raposa ainda desperdiçou um pênalti, com Bruno Rodrigues, em lance inusitado. Os mais de 51 mil torcedores presentes no estádio acompanharam um bom jogo, entre duas equipes qualificadas e que podem gerar bons frutos, dentro de suas realidades, ao longo da temporada.
Confira os detalhes da partida:
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi bem disputado, o famoso “lá e cá”, o Fluminense começou mandando na partida, porém o Cruzeiro rapidamente iniciou a ameaçar, principalmente adiantando sua marcação nas saídas de bola do Tricolor. Neto Moura teve uma chance cara a cara com Fábio e chutou na rede pelo lado de fora; Gilberto isolou uma outra oportunidade; Bruno Rodrigues, num contra-ataque rápido, tentou por cobertura e parou no goleiro; e quando Castán aproveitou o escanteio e cabeceou, viu Cano salvar em cima da linha.
Porém, como no futebol quem não faz, leva, os cruzeirenses viram Paulo Henrique Ganso abrir o placar no fim da etapa inicial, após confusão dentro da área onde Cano cabeceou na trave e Oliveira salvou em cima da linha o chute de Lima, o camisa 10 tricolor marcou seu gol no rebote e fez 1×0 para os cariocas.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Cruzeiro começou melhor e entrou para buscar o empate cedo, desperdiçou chances com Neto Moura e Mateus Vital. Porém, fatal como sempre, o Fluminense de Fernando Diniz, aos 8 minutos ampliou para 2×0, após boa trama de Ganso, Arias e Guga pela direita, o lateral cruzou na cabeça do artilheiro Germán Cano, que só escorou para as redes. Foi o 24º gol do argentino na temporada, mais do que qualquer outro jogador no futebol brasileiro. A Raposa seguiu na pressão, Wesley teve um chute cruzado que raspou a trave, Vital parou duas vezes em Fábio, e aos 34 veio o fatídico pênalti perdido por Bruno Rodrigues. Após esse momento, foi pressão total do Cruzeiro, visto que o Fluminense jogava com 2 homens a menos, André (expulso) e Alexsander (lesionado); mas o Tricolor soube se segurar para sair com a vitória na raça e seguir firme na luta pelas primeiras posições da tabela.
Escalações
- Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Oliveira, Luciano Castán (Nikão) e Marlon; Machado (Daniel Júnior), Neto Moura (Wallisson) e Mateus Vital; Wesley (Stênio), Gilberto (Henrique Dourado) e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa
- Fluminense: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Manoel) e Marcelo (Thiago Santos); André, Alexsander, Lima e Paulo Henrique Ganso (Lelê); John Árias (Isaac) e Germán Cano (David Braz). Técnico: Fernando Diniz
Próximos confrontos e Tabela
O Cruzeiro que ocupa atualmente a 5ª posição, enfrenta na próxima rodada o América-MG, no domingo, às 18h30, no Estádio Independência. Já o Fluminense, 3º colocado no momento, recebe o Cuiabá, no sábado, também as 18h30, no Maracanã.
Ambas as equipes ainda podem ser ultrapassadas na rodada.