Barcelona vence rival e é campeão espanhol

Time bateu o Espanyol neste domingo fora de casa

O Barcelona bateu o Espanyol neste domingo, por 4 a 2, no RCDE Stadium, e conquistou pela 27ª vez LaLiga, quatro rodadas antes do fim do campeonato. Com gols de Lewandowski (x2), Balde e Koundé, o Barça dominou completamente o rival. Apesar da conquista, a taça só será entregue no próximo fim de semana, quando o time enfrenta a Real Sociedad no Camp Nou. Já o Espanyol está em penúltimo lugar, lutando contra o rebaixamento. 

Campeão como jogador e treinador, Xavi se junta a Guardiola e Zidane, como campeão espanhol com a mesma equipe durante as duas etapas. É o segundo troféu de Xavi comandando o Barcelona, a primeira foi a Supercopa da Espanha.

Primeiro tempo

Foto: FC Barcelona

 

Os times começaram se estudando, mas Barça logo tomou controle da posse de bola Aos 5 minutos, o clube blaugrana quase abriu placar. Koundé tocou e Pedri chutou à esquerda do gol defendido por Pacheco. Mas aos 10, o caminho estava mais simples. Araújo lançou, Balde avançou pela esquerda, cruzou e Lewandowski escorou para dentro do gol. O 20° dele em LaLiga, artilheiro isolado. Era o placar que o Barcelona precisava para ser campeão. 

Apesar disso, o Espanyol não se abalou. Dois minutos depois do gol, Gil apareceu na área, mas não conseguiu completar cruzamento de Braithwaite. Já aos 15, o Barça errou no campo de defesa, Joselu tentou, mas Araújo afastou o perigo. Apesar das tentativas, foi o Barcelona que ampliou. Aos 20, Pedri cruzou e Baldé escorou para o fundo do gol, como um atacante. 

O domínio do time culé era completo. Aos 25, Baldé chutou de fora da área com perigo, mas passou à direita de Pacheco. Apenas quatro minutos depois, o Espanyol chegou no campo de ataque. Melamed cabeceou mal e Ter Stegen ficou com a bola. 

A partir dos 30, o Barcelona manteve a posse de bola, esfriando o jogo. Mas 10 minutos depois, Lewandowski fez o terceiro, seu 21º no campeonato. Após o gol, o time foi comandando quase todas ações ofensivas. Apenas no último minuto, Braithwaite chutou firme e Ter Stegen salvou.

Segundo tempo

Foto: David Ramos/Getty Images

 

Espanyol começou a segunda etapa tentando diminuir o placar, mas logo aos 53, Koundé fez o quarto do Barcelona depois de passe magistral de Frenkie de Jong. Com o placar elástico, o time culé passou a administrar a partida, mas buscando ampliar. Xavi até mesmo rodou o elenco no segundo tempo.

A torcida do Espanyol começou a deixar o estádio. Dentro de campo, aos 69, Puado chutou cruzado com muito perigo, mas Ter Stegen defendeu com a perna direita. Já aos 73, finalmente o time conseguiu diminuir, Puado encobriu o goleiro e fez o gol de honra do Espanyol.

Do outro lado, Lewandoski bateu cruzado, mas à esquerda de Pacheco. Com a equipe bem modificada, o Barça tinha mais dificuldade de chegar com perigo. Aos 83, o polonês mandou a bola por cima do gol depois de uma longa troca de passes na intermediária. Cinco minutos depois, ele desperdiçou mais uma chance em um cruzamento de Dembélé.

Com o jogo definido, só restou ao Barcelona esperar o árbitro apitar o fim do jogo. Aos 92 minutos, Joselu até diminuiu, mas o time culé pôde comemorar a conquista.

Depois do apito final e da festa dos jogadores, parte da torcida do Espanyol invadiu o campo e obrigou o Barcelona a correr para o vestiário.

 

Melhor da partida

Foto: FC Barcelona

 

Com um gol e uma assistência, Balde foi o melhor em campo na partida que decidiu o Campeonato Espanhol. O jovem lateral-esquerdo do Barça é forte candidato ao prêmio Golden Boy de 2023.

Próximos compromissos

O Barcelona recebe a Real Sociedad no próximo sábado, já o Espanyol enfrenta o Rayo Vallecano, fora de casa, no domingo. 

você pode gostar também