Todo mundo sabe que o futebol brasileiro é um grande celeiro de grandes jogadores, porém poucos clubes no Brasil tem um grande exponencial e é referência mundial em formação de atletas. Fundado em 2005, pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, o CFA de Cotia, pelo São Paulo, revelou muitos jogadores que são referências em vários clubes europeus e até na Seleção Brasileira. No time atual, o Tricolor conta com Lucas Beraldo, Diego Costa, Wellington, Rodrigo Nestor, Patryck Lanza, Pablo Maia, Luan, entre outros. É bem possível, por conta dos problemas financeiros do clube, que Beraldo e Pablo Maia sejam vendidos para algum clube europeu na janela de transferências de julho e agosto.
Confira abaixo as sete revelações do Tricolor Paulista que ainda estão atuando na Europa.
Casemiro
Cria das categorias de base do São Paulo, foi muito criticado por alguns torcedores depois que subiu ao time profissional por supostamente não se dedicar tanto assim em campo e acabou vendido para o Real Madrid em um momento em que estava com a carreira em baixa no Morumbi. Só que dez anos de Europa transformaram Casemiro em um dos volantes mais importantes do futebol mundial e também em uma máquina de conquistar títulos. Só a Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais importante do planeta, já foi vencida cinco vezes pelo brasileiro. Titular absoluto da seleção desde 2016, disputou a última Copa do Mundo, no Catar, e foi capitão do time, em alguns jogos, comandado por Tite.
Atualmente o jogador está no Manchester United e é um dos pilares do meio-campo no time de Ten Hag, mesmo com 31 anos. O volante já conseguiu ser campeão no time inglês em seu primeiro ano de clube, com a conquista da Taça da Liga Inglesa.
Antony
O veloz ponta-direita são-paulino subiu entre os profissionais em 2018, pelo então técnico interino André Jardine, e chegou a fazer dois jogos no final do Campeonato Brasileiro daquele ano. Logo após, ele foi novamente “rebaixado” para o sub-20 do São Paulo para ajudar o clube a conquistar a Copa São Paulo de Juniores de 2019 e então subir aos profissionais mais pronto para fazer parte do time que conquistou uma vaga na Libertadores de 2020. O então camisa 39 jogou ainda por mais três meses no profissional e acabou sendo vendido ao Ajax antes da pausa da pandemia do Coronavírus. Antony foi a quarta maior venda da história do São Paulo, por 15 milhões de Euros.
Após um sucesso estrondoso no Ajax, o atacante foi um pedido de Ten Hag para fazer parte do Manchester United nesta temporada (22/23). Antony foi vendido aos Red Devils pela quantia de 95 milhões de Euros e o garoto chegou com um cartão de visitas incrível; fazendo gols nas suas três primeiras partidas. Depois oscilou e acabou perdendo a posição de titular do time inglês. Porém ganhou protagonismo de novo ao fazer o gol que classificou os Red Devils em um confronto histórico contra o Barcelona na Europa League. O jogador também foi convocado por Tite para a Copa do Mundo de 22.
Eder Militão
O zagueiro do Real Madrid subiu aos profissionais do São Paulo em 2017, na primeira passagem de Rogério Ceni como técnico. Jogador rápido, com ótima impulsão, boa saída de bola e muita força física, o então camisa 13 do Morumbi chamou a atenção do ex-técnico são-paulino e logo foi ganhando espaço pela sua polivalência defensiva. Com Rogério Ceni e Dorival Júnior, o atleta chegou a jogar como zagueiro, lateral-direito e volante; mas foi como lateral-direito, com Dorival, que o jovem jogador fez um bom campeonato Brasileiro de 2017. Por um erro da então diretoria na época, Militão tinha seu contrato encerrando no final do ano de 2018 e após muito destaque no time comandado por Diego Aguirre, no Brasileiro daquele ano, o jogador acabou sendo vendido para o Porto por apenas 7 milhões de Euros.
Após muito destaque na Liga Portuguesa, sendo eleito o jogador do mês na Liga por 4 meses seguidos e o melhor defensor da temporada portuguesa, o jogador ficou apenas uma temporada por lá e logo foi vendido ao Real Madrid por 50 milhões de Euros. Agora é um dos zagueiros mais importantes do Mundo e uma das principais peças do clube Merengue. Militão também jogou a Copa do Mundo de 2022.
David Neres
Desde 2009 no CFA de Cotia, David Neres foi uma das maiores promessas que saiu das categorias de base do Tricolor. O ponta foi campeão de quase tudo na base, desde Campeonato Paulista até Libertadores sub-20. O então camisa 14 fez sua estreia no profissional com 19 anos em um jogo contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2016, e ajudou o clube a virar uma partida difícil. Após esta partida, o então técnico Ricardo Gomes, o colocou como titular e o atacante fez somente 7 jogos no time profissional do clube. Inclusive sendo destaque no clássico contra o Corinthians, em pleno Morumbi.
O jovem foi vendido ao Ajax no começo de 2017, por 17 milhões de Euros. Teve destaque no clube holandês, mas o extra-campo do jogador sempre foi bem problemático. Por isso foi vendido ao Shakhtar Donetski por 12 milhões de Euros. Por conta da guerra na Ucrânia, o clube ucraniano se viu obrigado a vender o jogador e o destino foi Benfica, de Portugal, clube que atua hoje em dia. Na equipe portuguesa ele já fez 29 jogos, com 6 gols e 9 assistências.
Tuta
Mais um zagueiro Made in Cotia. O zagueiro nem chegou a fazer um jogo pelo profissional do São Paulo, logo depois de ser campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2019 o jogador logo foi vendido ao Eitraicht Frankfurt por apenas 2 milhões de Euros. No clube alemão ele fez parte da equipe histórica que conquistou a Europa League de 21/22.
Zagueiro rápido, de muita imposição física e excelente saída de bola; o jogador é muito bem visto por grandes clubes europeus e teve uma rápida adaptação ao futebol alemão. Atualmente, de acordo com o Transfermaket, seu valor é de 15 milhões de Euros.
Marquinhos
Mais um ponta que saiu de Cotia e tenta a sorte na Europa. Marquinhos subiu ao profissional do São Paulo em 2021, pelo então técnico Hernán Crespo. O ponta-esquerda se destacou muito nas categorias de base e foi chamado pelo treinador argentino e mostrou que tem muita estrela, ele ao lado de Rigoni, foram os principais responsáveis pela épica classificação são-paulina contra o Racing, na Argentina, pela Copa Libertadores daquele ano. Em 2022 era o 12º jogador de Rogério Ceni no Campeonato Paulista daquele ano. Porém, em mais uma falha imensa da diretoria do clube, o contrato do jogador era até novembro de 2022 e por conta disso o Tricolor se viu obrigado a vender a joia de 19 anos ao Arsenal por apenas 3.5 milhões de Euros.
Jogador de muita velocidade e habilidade, o atleta chegou ao clube inglês e fez alguns jogos no time principal dos Gunners e depois foi “rebaixado” ao time sub-21 do clube para ganhar mais rodagem. Em janeiro deste ano o ponteiro foi emprestado ao Norwich City, da segunda divisão inglesa, para ganhar mais experiência e tentar fazer a diferença no clube londrino na próxima temporada. No norte da Inglaterra ele encontrou um velho conhecido de base são-paulina, que é o próximo jogador.
Gabriel Sara
Meia habilidoso, inteligente e de muita consistência física. Gabriel Sara foi um dos melhores jogadores do São Paulo no título paulista de 2021, frente ao Palmeiras, e foi um dos principais responsáveis em salvar o clube de um rebaixamento histórico no Campeonato Brasileiro daquele ano.
Sara foi alçado ao time profissional em dezembro de 2017, quando o técnico Dorival Júnior precisava de um reserva para o então meia Hernanes. O jovem teve poucos minutos em campo naquela temporada e logo voltou ao sub-20. Em 2019 voltou ao time profissional como reserva de Nenê e em 2020 teve a sua primeira grande temporada no São Paulo, sob o comando de Fernando Diniz. Gabriel Sara fez um bom Campeonato Brasileiro daquele ano e foi muito bem em 2021, com Crespo e Ceni e início de 2022, com Rogério; assim chamou a atenção do Norwich City.
Em junho de 22 foi vendido ao clube inglês por 11 milhões de Euros e fez 40 partidas pelo clube Canário. Mesmo sem conseguir o acesso para a Premier League, o meio-campista foi eleito o melhor jogador da temporada do Norwich em votação popular e também pelos jornalistas britânicos. Atualmente grandes clubes europeus especulam o jogador na próxima temporada, entre eles o Newcastle e o Atlético de Madrid.