7 Jogadores revelados pelo São Paulo que atuam na Europa

O Tricolor Paulista tem uma grande tradição de revelar jogadores e vender muito bem para o velho continente. Confira os atletas que mais estão se destacando por lá.

Todo mundo sabe que o futebol brasileiro é um grande celeiro de grandes jogadores, porém poucos clubes no Brasil tem um grande exponencial e é referência mundial em formação de atletas. Fundado em 2005, pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa, o CFA de Cotia, pelo São Paulo, revelou muitos jogadores que são referências em vários clubes europeus e até na Seleção Brasileira. No time atual, o Tricolor conta com Lucas Beraldo, Diego Costa, Wellington, Rodrigo Nestor, Patryck Lanza, Pablo Maia, Luan, entre outros. É bem possível, por conta dos problemas financeiros do clube, que Beraldo e Pablo Maia sejam vendidos para algum clube europeu na janela de transferências de julho e agosto.

Confira abaixo as sete revelações do Tricolor Paulista que ainda estão atuando na Europa.

Casemiro

Foto: Peter Powell/EFE

Cria das categorias de base do São Paulo, foi muito criticado por alguns torcedores depois que subiu ao time profissional por supostamente não se dedicar tanto assim em campo e acabou vendido para o Real Madrid em um momento em que estava com a carreira em baixa no Morumbi. Só que dez anos de Europa transformaram Casemiro em um dos volantes mais importantes do futebol mundial e também em uma máquina de conquistar títulos. Só a Liga dos Campeões da Europa, o torneio interclubes mais importante do planeta, já foi vencida cinco vezes pelo brasileiro. Titular absoluto da seleção desde 2016, disputou a última Copa do Mundo, no Catar, e foi capitão do time, em alguns jogos, comandado por Tite.

Atualmente o jogador está no Manchester United e é um dos pilares do meio-campo no time de Ten Hag, mesmo com 31 anos. O volante já conseguiu ser campeão no time inglês em seu primeiro ano de clube, com a conquista da Taça da Liga Inglesa.

Antony

São Paulo
O Made in Cotia pode render milhões ao tricolor. Foto: Reprodução/Instagram/@antony00

 

O veloz ponta-direita são-paulino subiu entre os profissionais em 2018, pelo então técnico interino André Jardine, e chegou a fazer dois jogos no final do Campeonato Brasileiro daquele ano. Logo após, ele foi novamente “rebaixado” para o sub-20 do São Paulo para ajudar o clube a conquistar a Copa São Paulo de Juniores de 2019 e então subir aos profissionais mais pronto para fazer parte do time que conquistou uma vaga na Libertadores de 2020. O então camisa 39 jogou ainda por mais três meses no profissional e acabou sendo vendido ao Ajax antes da pausa da pandemia do Coronavírus. Antony foi a quarta maior venda da história do São Paulo, por 15 milhões de Euros.

Após um sucesso estrondoso no Ajax, o atacante foi um pedido de Ten Hag para fazer parte do Manchester United nesta temporada (22/23). Antony foi vendido aos Red Devils pela quantia de 95 milhões de Euros e o garoto chegou com um cartão de visitas incrível; fazendo gols nas suas três primeiras partidas. Depois oscilou e acabou perdendo a posição de titular do time inglês. Porém ganhou protagonismo de novo ao fazer o gol que classificou os Red Devils em um confronto histórico contra o Barcelona na Europa League. O jogador também foi convocado por Tite para a Copa do Mundo de 22.

Eder Militão

Foto: Reprodução/São Paulo

 

O zagueiro do Real Madrid subiu aos profissionais do São Paulo em 2017, na primeira passagem de Rogério Ceni como técnico. Jogador rápido, com ótima impulsão, boa saída de bola e muita força física, o então camisa 13 do Morumbi chamou a atenção do ex-técnico são-paulino e logo foi ganhando espaço pela sua polivalência defensiva. Com Rogério Ceni e Dorival Júnior, o atleta chegou a jogar como zagueiro, lateral-direito e volante; mas foi como lateral-direito, com Dorival, que o jovem jogador fez um bom campeonato Brasileiro de 2017. Por um erro da então diretoria na época, Militão tinha seu contrato encerrando no final do ano de 2018 e após muito destaque no time comandado por Diego Aguirre, no Brasileiro daquele ano, o jogador acabou sendo vendido para o Porto por apenas 7 milhões de Euros.

Após muito destaque na Liga Portuguesa, sendo eleito o jogador do mês na Liga por 4 meses seguidos e o melhor defensor da temporada portuguesa, o jogador ficou apenas uma temporada por lá e logo foi vendido ao Real Madrid por 50 milhões de Euros. Agora é um dos zagueiros mais importantes do Mundo e uma das principais peças do clube Merengue. Militão também jogou a Copa do Mundo de 2022.

David Neres

Foto: Reprodução/São Paulo

 

Desde 2009 no CFA de Cotia, David Neres foi uma das maiores promessas que saiu das categorias de base do Tricolor. O ponta foi campeão de quase tudo na base, desde Campeonato Paulista até Libertadores sub-20. O então camisa 14 fez sua estreia no profissional com 19 anos em um jogo contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2016, e ajudou o clube a virar uma partida difícil. Após esta partida, o então técnico Ricardo Gomes, o colocou como titular e o atacante fez somente 7 jogos no time profissional do clube. Inclusive sendo destaque no clássico contra o Corinthians, em pleno Morumbi.

O jovem foi vendido ao Ajax no começo de 2017, por 17 milhões de Euros. Teve destaque no clube holandês, mas o extra-campo do jogador sempre foi bem problemático. Por isso foi vendido ao Shakhtar Donetski por 12 milhões de Euros. Por conta da guerra na Ucrânia, o clube ucraniano se viu obrigado a vender o jogador e o destino foi Benfica, de Portugal, clube que atua hoje em dia. Na equipe portuguesa ele já fez 29 jogos, com 6 gols e 9 assistências.

Tuta

Tuta é um dos destaques do Eintracht Frankfurt, finalista da Liga Europa
Foto: Reprodução/Liga Europa

Mais um zagueiro Made in Cotia. O zagueiro nem chegou a fazer um jogo pelo profissional do São Paulo, logo depois de ser campeão da Copa São Paulo de Juniores de 2019 o jogador logo foi vendido ao Eitraicht Frankfurt por apenas 2 milhões de Euros. No clube alemão ele fez parte da equipe histórica que conquistou a Europa League de 21/22.

Zagueiro rápido, de muita imposição física e excelente saída de bola; o jogador é muito bem visto por grandes clubes europeus e teve uma rápida adaptação ao futebol alemão. Atualmente, de acordo com o Transfermaket, seu valor é de 15 milhões de Euros.

Marquinhos

Foto: Divulgação / Norwich

 

Mais um ponta que saiu de Cotia e tenta a sorte na Europa. Marquinhos subiu ao profissional do São Paulo em 2021, pelo então técnico Hernán Crespo. O ponta-esquerda se destacou muito nas categorias de base e foi chamado pelo treinador argentino e mostrou que tem muita estrela, ele ao lado de Rigoni, foram os principais responsáveis pela épica classificação são-paulina contra o Racing, na Argentina, pela Copa Libertadores daquele ano. Em 2022 era o 12º jogador de Rogério Ceni no Campeonato Paulista daquele ano. Porém, em mais uma falha imensa da diretoria do clube, o contrato do jogador era até novembro de 2022 e por conta disso o Tricolor se viu obrigado a vender a joia de 19 anos ao Arsenal por apenas 3.5 milhões de Euros.

Jogador de muita velocidade e habilidade, o atleta chegou ao clube inglês e fez alguns jogos no time principal dos Gunners e depois foi “rebaixado” ao time sub-21 do clube para ganhar mais rodagem. Em janeiro deste ano o ponteiro foi emprestado ao Norwich City, da segunda divisão inglesa, para ganhar mais experiência e tentar fazer a diferença no clube londrino na próxima temporada. No norte da Inglaterra ele encontrou um velho conhecido de base são-paulina, que é o próximo jogador.

Gabriel Sara

Foto: Reprodução/SPFC

 

Meia habilidoso, inteligente e de muita consistência física. Gabriel Sara foi um dos melhores jogadores do São Paulo no título paulista de 2021, frente ao Palmeiras, e foi um dos principais responsáveis em salvar o clube de um rebaixamento histórico no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Sara foi alçado ao time profissional em dezembro de 2017, quando o técnico Dorival Júnior precisava de um reserva para o então meia Hernanes. O jovem teve poucos minutos em campo naquela temporada e logo voltou ao sub-20. Em 2019 voltou ao time profissional como reserva de Nenê e em 2020 teve a sua primeira grande temporada no São Paulo, sob o comando de Fernando Diniz. Gabriel Sara fez um bom Campeonato Brasileiro daquele ano e foi muito bem em 2021, com Crespo e Ceni e início de 2022, com Rogério; assim chamou a atenção do Norwich City.

Em junho de 22 foi vendido ao clube inglês por 11 milhões de Euros e fez 40 partidas pelo clube Canário. Mesmo sem conseguir o acesso para a Premier League, o meio-campista foi eleito o melhor jogador da temporada do Norwich em votação popular e também pelos jornalistas britânicos. Atualmente grandes clubes europeus especulam o jogador na próxima temporada, entre eles o Newcastle e o Atlético de Madrid.

você pode gostar também