Palmeiras e Fortaleza se enfrentaram pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil e o Verdão fez o dever de casa. A vitória por 3×0 praticamente colocou o Palmeiras nas quartas de final e o Verdão pode até perder por dois gols de diferença em Fortaleza, daqui duas semanas, que avança de fase.
Escalações
Abel fez apenas três mudanças no time que empatou contra o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, mantendo o esquema. Veiga armou o jogo pelo meio, com Tabata e Dudu abertos pelas pontas e Rony mais avançado. Na fase defensiva, o Verdão se fechava no 4-4-2, mas Veiga e Rony participavam muito, dependendo dos avanços dos volantes e zagueiros do Fortaleza.
Juan Pablo Vojvoda mudou mais de meio time desde a última partida, mas manteve a lógica de escalar um meio de campo com três volantes fora de casa. Dessa vez, Zanocelo ganhou uma vaga no setor, mas Hércules continuou sendo o jogador do trio com mais liberdade pra chegar na frente. Sem a bola, era o jovem volante que se aproximava de Lucero na linha de frente do 4-4-2.
Primeiro tempo
O primeiro lance mais relevante do jogo foi polêmico. Dudu tentou jogada pela esquerda aos sete minutos, mas o cruzamento rasteiro parou em Caio Alexandre. O meia Tricolor dominou a bola, mas Rony foi mais rápido e tomou a frente do lance e caiu após o contato. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães marcou pênalti, que Raphael Veiga cobrou muito bem pra abrir o placar. Aos 16, o Palmeiras chegou pela esquerda com Bruno Tabata, mas o atacante parou em João Ricardo. No escanteio, Gustavo Gómez tentou três vezes, mas foi Bruno Tabata quem marcou o segundo no rebote. João Ricardo fez o que podia, mas não evitou o gol.
O Palmeiras cadenciou o ritmo e o primeiro tempo se encaminhou pro fim sem chances perigosas dos dois lados. O Fortaleza só acertou o gol de Weverton uma vez na primeira etapa.
Segundo tempo
O Fortaleza tentou começar o segundo tempo mais ativo. Hércules recebeu a bola perto da área aos quatro minutos e bateu forte, mas a bola passou por cima do gol de Weverton. Aos oito minutos, Titi se arriscou no ataque, tabelou com Romarinho, mas acabou batendo fraco em cima de Weverton. Aos 17 minutos, Zanocelo arriscou de longe depois da sobra da bola e Weverton espalmou pra escanteio. No contra-ataque da cobrança de escanteio, Rony colocou a bola na cabeça de Veiga, que acertou a trave. A bola voltou na mão de João Ricardo.
O Fortaleza teve outra boa chance com Caio Alexandre aos 19, depois de boa jogada de Calebe e Pochettino, mas o volante Tricolor finalizou fraquinho e deixou a defesa de Weverton bem fácil. Aos 28, Luis Guilherme fez boa jogada pela direita, cortou pro meio, mas acabou finalizando pra fora. Gabriel Menino arriscou de fora da área aos 37 minutos, mas a bola passou ao lado do gol de João Ricardo. Aos 42 minutos, o Palmeiras ampliou o placar. Breno Lopes cruzou, Richard Rios dominou no meio da área, driblou Tinga e bateu forte pra fazer o terceiro gol.
Análise
Eliminatória praticamente definida. É bem verdade que o primeiro gol do Palmeiras sai de um erro da arbitragem, mas o Verdão foi superior durante todo o jogo e encaminhou muito bem a classificação. O primeiro tempo foi cadenciado, mas totalmente sob controle. O Fortaleza vai precisar de uma reação histórica pra conseguir a classificação no Castelão. Veiga e Dudu ditaram o que foi o jogo e o Fortaleza não conseguiu responder após a desvantagem antes do intervalo. Vitória justa do Alviverde, que segue em busca de outro título da Copa do Brasil.
Próximos compromissos
O Palmeiras tem o clássico contra o Santos pela sétima rodada do Brasileirão no sábado, 20, na Vila Belmiro. O Fortaleza também joga pelo Brasileirão e vai até belo Horizonte enfrentar o América-MG, também no sábado.