Em jogo de duas metades, Brasil acaba sendo derrotado pela Itália na estreia na Copa do Mundo Sub-20. Cesare Casadei, jogador do Chelsea, foi o grande nome do grupo italiano, participando ativamente do jogo e dos três gols dos europeus na partida. Do lado brasileiro, Marcos Leonardo, de longe, foi o ponto positivo. No entanto, a ensaiada brasileira por uma remontada foi frustrada e, com isso, o time comandado por Ramon Menezes encerra sua sequência de 12 jogos de invencibilidade.
Escalações
A Itália foi escalada por Camine Nunziata no 4-3-1-2 com Desplanches no gol e Zanotti, Ghilardi, Guarino e Turicchia formando a linha defensiva. No meio campo, uma primeira linha com Casadei, Prati e Faticanti com Baldanzi mais adiantado, não apenas trajando mas exercendo o papel de camisa 10. No ataque, a opção do treinador italiano foi pela dupla Esposito e Pafundi.
Ramon Menezes, por sua vez, optou por um 4-2-3-1 para a Seleção Brasileira com Mycael no gol e a linha defensiva formada por Artur, Jean Henrique, Robert Renan e Kaiki Bruno. Do Vasco para a Seleção: Andrey e Marlon Gomes formaram a dupla de meias mais defensivos e construtores.
À frente da dupla cruzmaltina estava o trio formado por Guilherme Biro, Matheus Martins e Giovani. No comando de ataque, enfim, a opção foi por Marcos Leonardo.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos em Mendoza foram de domínio absoluto da Itália – e o placar traduziu bem isso. Casadei e Baldanzi comandaram os europeus no primeiro tempo e levaram os italianos a abrir 3 a 0 no placar.
A primeira chance do jogo veio com Casadei, em cobrança de falta, no entanto, o italiano bateu por cima da trave. O Brasil respondeu na sequência com Marlon Gomes buscando Guilherme Biro, porém a defesa italiana fez o corte. Pouco depois, saiu o gol italiano. Turicchia cruza na área, Casadei desvia e a bola sobrea para Prati que, sem marcação, mandou a bola para o fundo da rede.
Além de estar atrás no placar, a Seleção Brasileira se viu com bastante dificuldades em fazer o seu jogo fluir, sobretudo, por não conseguir sair com a bola. Enfim, aos 27, a Itália conseguiu ampliar sua vantagem. Pafundi cobrou escanteio pela esquerda, buscando Casadei na pequena área. Na primeira cabeçada, Mycael parou o italiano. Porém, no rebote, o capitão da Itália marcou e ampliou a vantagem dos europeus.
Seis minutos depois, o camisa 8 da Itália apareceu de novo. O jogador de 20 anos do Chelsea entrou bem na área e conseguia boa escapada, mas Artur puxou Casadei pela camisa e o pênalti foi bem marcado. O próprio Casadei foi para a cobrança e marcou de novo. O Brasil ainda tentou, no entanto, nada dava certo. Assim, o jogo foi para o intervalo com os italianos liderando o placar com três gols de vantagem.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Ramon Menezes promoveu mudanças no Brasil: Marquinhos e Savinho substituíram Matheus Martins e Giovani. Com isso, a seleção brasileira teve uma injeção de novas energias o que, em parte, contribuiu bastante para a equipe entrar no jogo. As dificuldades para envolver os adversários seguiram, porém, os brasileiros ganharam em combatividade e, com as entradas, ganharam ímpeto para atuar no campo ofensivo.
Crescendo no jogo, o Brasil teve mais a cara que mostrou ao longo do ciclo e, sobretudo, no Sul-Americano Sub-20 e também contanto com o brilho de Marcos Leonardo. Aos 26, os brasileiros conseguiram seu primeiro gol. Kevin conseguiu o cruzamento e Matheus Nascimento, que havia entrado pouco antes, brigou pela bola. No bate e rebate, a bola sobrou com o camisa 9 que marcou o primeiro do Brasil na partida e no Mundial.
O aumento da pressão do Brasil era evidente e foi recompensado, mesmo que tenha sofrido alguns sustos ao longo da etapa complementar, o desempenho melhor era evidente. Sendo assim, aos 41, Marcos Leonardo apareceu para marcar o segundo. Depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Kevin que cruzou na pequena área. Marcos Leonardo cabeceou bem para botar a bola no fundo da rede, dando esperança para o Brasil nos minutos finais.
Apesar das tentativas e da pressão, a seleção brasileira não conseguiu o empate. Logo, a partida terminou com a vitória da Itália por 3 a 2, colocando certa pressão no Brasil para as próximas rodadas.
Próximos compromissos
A segunda rodada do Grupo D será disputada na quarta-feira (24). A Itália enfrenta a Nigéria às 15h (horário de Brasília) enquanto o Brasil enfrenta a República Dominicana às 18h (também de Brasília).