Barcelona é superado pelo Real Valladolid, que dá passo importante visando se salvar do rebaixamento

Apesar da derrota, Robert Lewandowski deixou o seu e chegou ao 24º gol nesta temporada de La Liga

Tudo deu errado para o atual campeão de La Liga no José Zorrilla nesta terça-feira e o Barcelona acabou sendo derrotado pelo Real Valladolid pelo placar de 3 a 1. Com a vitória, o time de Ronaldo Fenômeno deixou a zona de rebaixamento do campeonato espanhol, apesar de fazer sua parte, o Valladolid precisa torcer contra outros clubes para escapar do rebaixamento.

Image
Antes da partida, uma mensagem importante: “Racistas, fora do futebol”. Foto – FC Barcelona

Escalações

O ex-treinador do Cruzeiro, Paulo Pezzolano, escalou o Real Valladolid no 4-2-3-1 com Masip no gol. Na linha defesensiva, Olaza e Fresneda foram os escolhidos para atuar pelas laterais com Fernández e Sánchez formando a dupla de zaga. No meio campo, Roque Mesa e Aguado formaram a dupla de volantes, com Plata, Plano e Machís formando um trio de meias mais avançados. Por fim, Larin comandou o ataque do time de Ronaldo Fenômeno.

Image
Escalação pucela. Foto – Real Valladolid

 

Xavi escalou o Barcelona no 4-3-3 com ter Stegen no gol e a linha defensiva formada por Sergi Roberto, Christensen, Alonso e Balde. No meio campo, a opção foi pelo trio Frenkie de Jong, Eric Garcia e Pedri. Fechando a escalação, Raphinha e Pablo Torre atuaram pelas faixas laterais no ataque, com Lewandowski centralizado no comando do ataque.

Image
Escalação blaugrana. Foto – FC Barcelona

Primeiro tempo

Image
Larin comemora após ampliar a vantagem puceta no José Zorrilla. Foto – Real Valladolid CF

 

O jogo começou com uma grande surpresa. Logo aos dois minutos, o Valladolid abriu o placar. Em grande invertida de jogada, a bola chegou em Machís que cruzou a bola na área e na tentativa de afastar, Christensen acabou colocando a bola dentro de sua própria meta defensiva.

O Barcelona, então, saiu para o ataque a partir do trabalho da posse de bola no campo ofensivo. Porém, sendo pouco efetivo na conclusão das jogadas. Enquanto isso, o Valladolid se organizava bem na defesa visando aproveitar os contra-ataques, o que acabou dando certo. Apesar do domínio de posse e criação do Barça, em escapada rápida, Plata conseguiu o domínio dentro da área e foi derrubado por Eric Garcia dentro da área.

O árbitro marcou o pênalti que foi bem cobrado por Larin, ampliando a vantagem dos donos da casa. A partir de então, o Barça cresceu no jogo, com Raphinha chamando a responsabilidade no ataque e conseguindo as melhores chances de finalização para o time catalão. Porém, parando em Masip em grande parte das vezes, enquanto outras finalizações iam direto para fora.

Aos 41, o brasileiro sofreu falta perigosa perto da entrada da área garantindo mais uma grande chance aos visitantes. Ele mesmo foi para a cobrança, no entanto, a batida foi por cima do travessão. Após a falta batida por Raphinha, o Barça teve outras duas finalizações com Balde e Sergi Roberto, mas, não conseguiu aproveitá-las. Logo, o jogo foi para o intervalo com a vitória parcial do Valladolid por 2 a 0 sobre os campeões espanhóis.

Segundo tempo

Já na volta do intervalo, Xavi promoveu duas mudanças no Barcelona: Sergi Roberto e Ter Stegen saíram para as entradas de Kessié e Iñaki Peña. Com isso, Eric Garcia passou para a lateral direita para Kessié atuar no meio de campo ao lado de Gavi e Frenkie De Jong.

As mudanças favoreceram os visitantes no início do segundo tempo, apesar do susto com a finalização de Aguado aos cinco minutos, a dominância do Barça era evidente e o time conseguia criar melhores condições para finalização com Raphinha seguindo bastante presente. No entanto, com os minutos, o jogo ficou mais disputado e as chances para os dois lados apareceram menos, com o Valladolid conseguindo frear um pouco mais os adversários.

Visando oxigenar suas equipes, Xavi e Pezzolano fizeram mudanças. Do lado do Barcelona, Pablo Torre e Raphinha deixaram o campo para as entradas de Dembélé e Ferran Torres. Na equipe do Valladolid, Sergio Escudero e Monchu entraram em uma primeira janela substituindo Olaza e Roque Mesa e, minutos depois, Pérez e Lucas Rosa entraram nos lugares de Plano e Machís.

Pouco depois da segunda janela de mudanças de Pezzolano, o Valladolid ampliou sua vantagem. Larin recebeu em profundidade e escapou pela direita se aproveitando da marcação avançada do Barcelona. O canadense cruzou para Plata que, livre, bateu Iñaki Peña sem muitos problemas. Inicialmente, o bandeira anulou o gol por impedimento de Larin no início da jogada. Contudo, a revisão do VAR ajudou na reversão da decisão e na confirmação do terceiro gol dos pucetas.

Cinco minutos depois, já aos 33, o Valladolid esteve perto de marcar o quarto. Em mais uma enfiada de bola nas costas da marcação alta da defesa blaugrana, o brasileiro Lucas Rosa tentou de cavadinha, por cima de Peña, mas parou na trave. No minuto seguinte, Escudero conseguiu um grande cruzamento para Plata que cabeceou com perigo por cima do gol.

Aos 39, enfim, o Barcelona conseguiu marcar. Na primeira bola que recebeu, Lewandowski colocou a bola no fundo da rede. A assistência foi de Frenkie de Jong que enfiou uma bola espetacular para o camisa 9 culé. Com tudo resolvido, os minutos finais não tiveram nenhum lance especial. Assim, a partida terminou com a vitória do Real Valladolid por 3 a 1 sobre os campeões espanhóis da temporada.

Próximos compromissos

Ainda brigando contra o rebaixamento, o Valladolid enfrenta o Almería, que também busca se livrar de qualquer chance de cair, no Mediterráneo no domingo às 14h (horário de Brasília). Por sua vez, no mesmo dia e horário, o Barcelona recebe o Mallorca no Spotify Camp Nou.

você pode gostar também