A Roma foi à Florença ainda na esperança de conseguir terminar o campeonato entre os quatro primeiros colocados. No entanto, a Fiorentina surpreendeu no final do jogo e acabou com as pretenções romanistas, que tem a final da Europa League batendo à porta.
Escalações
Vincenzo Italiano escalou a Viola no 4-3-3 com Cerofolini no gol e Venuti, Quarta, Igor e o capitão Biraghi formando a linha de defensores. No meio campo, Mandragora atuou ao lado de Duncan e Barak. Por fim, no ataque, a opção foi por Saponara e Ikone pelas pontas e Jovic centralizado.
Já de olho na final da Europa League no meio da semana, José Mourinho mandou a campo um time bastante modificado com Svilar no gol e uma linha de quatro defensores com Zalewski e Missori nas laterais juntamente com Llorente e Smalling formando a dupla de zagueiros.
Como volante, na contenção, atuou Tahirovic e à frente do jovem jogador Giallorossi uma nova linha de quatro jogadores com El Shaarawy, Wijnaldum, Bove e Solbakken. Fechando a escalação, no comando do ataque, a escolha foi por Belotti.
Primeiro tempo
Apenas aos 11 minutos houve a primeira escapada com perigo na partida e veio do lado comandado por José Mourinho e resultou em gol. Belotti recebeu lançamento pelo lado esquerdo, protegeu a bola, ajeitou para a perna boa e cruzou na segunda trave. Solbakken subiu com liberdade e ajeitou para o meio onde apareceu El Shaarawy, livre, na entrada da pequena área, para bater com categoria para abrir o placar para o time da capital.
Ao longo da primeira etapa, as duas equipes diminuíram a intensidade, porém, não deixando de criar oportunidades. Em especial a Fiorentina, que, em casa e em desvantagem no placar, levou mais perigo. Jovic foi o grande nome ofensivo da Viola no primeiro tempo, também tendo uma grande chance a partir da cobrança de falta de Biraghi, que parou em Svilar.
A Roma, por sua vez, teve dificuldades em entrar na sua área de ataque e precisou apostar nos chutes de fora da área. Além do gol, as melhores chances dos Giallorossi na etapa inicial vieram com El Shaarawy e Belotti que obrigaram Cerofolini a fazer grandes defesas. Com isso, a partida foi para o intervalo com a Roma tendo a vantagem mínima no placar.
Segundo tempo
Já na volta da etapa complementar, os dois times voltaram com alterações: Smalling e El Shaarawy deram lugar à Mancini e Celik do lado da Roma enquanto na Fiorentina, Milenkovic e Terzic entraram nos lugares de Quarta e Biraghi.
Além das mudanças nas equipes, houve uma diminuição na intensidade da partida. Com isso, menos chances foram criadas pelos dois lados. Jovic permaneceu sendo o principal nome ofensivo da Viola e, ao longo do segundo tempo, da partida. O camisa 7 participou ativamente da construção e da finalização de jogadas no ataque da Fiorentina.
O jogo parecia se encaminhar para a vitória romanista, mas, já aos 39 minutos, tudo mudou. Ikoné recebeu pela direito e passou para Kouamé, que levantou na área. A bola resvalou em Mandragora e sobrou limpa para Jovic aproveitou para igualar o placar.
Três minutos depois, veio a virada da Viola. Terzic bateu a marcação e cruzou, encontrando Kouamé que cabeceou para o meio da área. A bola passou por Ibáñez antes de chegar em Ikoné que, que com o gol aberto, só empurrou para marcar o gol da virada e da vitória da Fiorentina.
Próximos compromissos
No próximo domingo (4), ambas as equipes voltam aos gramados para disputar a última rodada da Serie A TIM. A Roma enfrentará o Spezia no Estádio Olímpico enquanto a Fiorentina viaja para enfrentar o Sassuolo no Città del Tricolore.
Porém, antes de retomar as atenções para o campeonato italiano, a Roma vai à Praga decidir o título da Europa League com o Sevilla. A partida será disputada na quarta-feira (31) na Puskás Arena às 16h (horário de Brasília).