Com passagem marcante no Brasil (quando defendeu o Palmeiras entre 2016 a 2017) o zagueiro Yerry Mina anunciou o fim do seu ciclo no Everton.
Natural de Guachené-COL, o zagueiro de 28 anos começou sua carreira no Deportivo Pasto em 2013. Após uma boa temporada pelo modesto clube, Mina alçou voos maiores quando acertou com um gigante do país, o Santa Fe. Pelos Leones, o atleta conseguiu alguns dos principais títulos da sua carreira como a Copa Sul-Americana e a Super Copa da Colômbia em 2015 além do campeonato colombiano no ano anterior.
Com mais de 100 partidas em dois anos de clube, Mina acertou com o Palmeiras em 2016 sendo essa sua primeira experiência internacional. Devido ao seu bom futebol aliado ao seu carisma, o colombiano rapidamente caiu nas graças do torcedor palmeirense e ajudou o Verdão a ganhar o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Credenciado com o desempenho em um dos maiores clubes do Brasil, Yerry Mina surpreendeu o mercado ao ser anunciado pelo Barcelona em 2018. No entanto com pouco espaço e sendo figurante nas conquistas do clube na época (Campeonato Espanhol e a Copa do Rei durante a temporada 2017-18), o atleta não se firmou e no mesmo ano foi negociado com o clube de Merseyside.
Entre bons jogos e performances não tão positivas, o zagueiro fez mais de 80 partidas por um dos maiores clubes da Inglaterra, tendo marcado sete gols ao longo de sua estadia. Na atual temporada Yerry Mina conviveu com lesões e teve dificuldade em se firmar, tendo participado de apenas seis partidas válidas pela Premier League.
Em suas redes sociais, Mina anunciou sua saída do Everton e convocou a torcida para o jogo vital diante do Bournemouth:
“Olá Toffees, espero que estejam bem. Tenho uma mensagem e um convite para vocês. Neste domingo jogarei minha última partida pelo Everton Football Club. É hora de dizer adeus depois de cinco anos juntos, quero agradecer todo seu apoio e amor. Foi um previlégio e uma honra vestir essa camisa e representar vocês (torcida). Por essa razão, convido a todos para assistirem essa última dança no Goodison Park, essa última batalha que temos que travar.
Precisamos da sua ajuda e sua luta, porque vamos ficar na Premier League, onde esse grande clube deve estar sempre. Será um momento especial, cheio de emoção e lembranças.
Tenho certeza que vamos conseguir (a permanência). Vamos rapazes, último apoio. Estamos juntos, Yes Toffees!”
Com a saída do Everton, o zagueiro será um agente livre ao final da temporada, podendo assinar com qualquer outro clube.