Mighty Red ou Liver Bird: Quem é o mascote do Liverpool

Ave, símbolo da cidade de Liverpool, está no escudo desde a fundação do clube

Repetindo o nome da cidade onde foi fundado, o Liverpool Football Club nasceu em 1892. Desde lá, o gigante vermelho se transformou diversas vezes, assim como a cidade no noroeste da Inglaterra, mas uma coisa nunca deixou de ligar o clube mais vitorioso do país que inventou o futebol ao local onde surgiu: o Liver Bird.

O pássaro, símbolo da cidade de Liverpool, está no escudo do clube desde a origem. Foto: Divulgação Internet

 

A ave, símbolo da cidade de Liverpool, tem diversas histórias sobre sua origem, mas a que é mais aceita em Merseyside tem mais de 800 anos. A “lenda” do Liver Bird começou em 1207, quando o Rei John escolheu um pássaro pra marcar o selo exclusivo que necessário para registrar Liverpool como um bairro, na época. Muitos acreditavam que o pássaro seria uma águia ou uma fênix, mas os desenhos não tinham um bom estado de conservação.

Como o pássaro não existe, as versões da história já mudaram mais de uma vez, sempre com um exagero a mais de criatividade e a ave é um conjunto de traços de outros animais. O Liver Bird, na maioria das suas representações, carrega uma alga no bico. Essa alga se refere aos tempos antes da fundação da cidade. Liverpool era característica pelos lagos e lagoas, onde se podia encontrar uma alga chamada Laver. Com um trocadilho que só inglês entende, “laver” virou “liver” e o mascote de Liverpool nasceu.

A menção mais antiga ao pássaro como representante da cidade data de 1229, pelo rei Henry III, e que, em 1611, o prefeito da cidade encomendou uma nova prataria com o pássaro estampado. Em 1797, o pássaro foi incorporado ao brasão da cidade e em 1892, o Liverpool foi fundado, já com o pássaro em seu escudo. Estima-se que mais de 100 estátuas do Liver Bird estejam espalhadas por Liverpool, guardando a cidade do alto dos edifícios.

Foi apenas em 2010, que o Liverpool conseguiu uma concessão de diretos autorais pra poder utilizar o pássaro como símbolo e marca, apesar de usar a imagem da ave desde a sua fundação. Em 2012, o clube lançou o Mighty Red, poderoso vermelho em inglês, fazendo referência a uma das músicas que a torcida canta sobre o clube.

Mighty Red é sucesso entre as crianças, mas criticado pela velha guarda. Foto: Liverpool FC

O mascote é muito mais voltado pras crianças nos programas de divulgação da marca, mas alguns dos torcedores mais antigos não gostam do novo mascote, pedindo até para que Mighty Red não apareça à beira do campo, com a justificativa de que é uma tentativa dos donos de “americanizar” o Liverpool.

Drew Crisp, vice-presidente sênior de digital da LFC, vê bons resultados com o mascote:

“Estamos muito satisfeitos por poder celebrar o incrível trabalho que a Mighty Red realizou nos últimos 10 anos, com crianças da comunidade. Seja assistindo a partidas, visitando hospitais ou se envolvendo com membros juniores, Mighty Red é um embaixador brilhante para a comunidade de torcedores mais jovens do clube, e estamos ansiosos pelos próximos 10 anos com nosso mascote oficial.”

O Liver Bird não ajudou muito o Liverpool na última temporada europeia, com o time caindo nas oitavas de final da Champions League e ficando apenas na quinta posição na Premier League. Ainda assim, Liverpool, cidade e clube, esperam que o Mighty Red não demore a demonstrar, mais uma vez, sua força.

você pode gostar também