Em quase dois anos no comando da Roma, José Mourinho criou uma ligação especial com a torcida e com o clube. Uma ligação que, sem dúvidas, se tornou ainda mais forte pela conquista da Conference League na última temporada. Apesar do baque na reta final da Serie A TIM, em 2022/23, o treinador português tem mais uma final europeia pela frente com o time da capital italiana, desta vez, pela Europa League.
Mourinho conversou com a UEFA a poucos dias da final contra o Sevilla em Budapeste e exaltou o ambiente Giallorossi que tem vivido desde sua chegada: “Roma é uma cidade do futebol, é um sentimento de pertencimento, é se sentir parte de algo“, disse o português.
O comandante da Roma aproveitou para adereçar alguns rumores quanto a uma possível saída da Itália. Mourinho disse que não sabe o que o futuro reserva para ele em termos de destino, mas que ele não pensa em se aposentar tão cedo:
As pessoas provavelmente pensam que sou mais velho do que realmente sou porque estou no futebol há muito tempo e por causa do meu cabelo branco, mas não tenho idade para fechar o círculo. Você vai ainda me ver por muito tempo.
Apesar do comentário, o português não deixou que sua carreira se tornasse o foco da conversa. O treinador da Roma reforçou se preocupa com o futuro, porém, que o foco é na grande decisão e na chance de dar alegria aos torcedores Romanistas. Ressaltando que seu histórico não entra em campo, mesmo que as finais e títulos que tenha comandado tenham servido de aprendizado:
Não penso no que aconteceu antes, o que é passado é passado, a minha filosofia e o meu segredo é olhar para o futuro. Esta final é uma nova final e eu já não penso mais no que posso ganhar. Nesta fase da minha carreira penso no presente que posso dar aos torcedores da Roma.
Mourinho também exaltou a relação que tem com seus comandados: “Acho que não há segredos, no futebol como em qualquer outra coisa, o que mais importa são as relações humanas“, disse o comandante Romanista, antes de confirmar a importância de manter a mentalidade do seu elenco:
[…] disse aos meus jogadores, ‘tens de dar sempre tudo’. Por isso os torcedores da Roma nos respeitam e têm uma grande empatia conosco. Trabalhamos duro todos os dias para fazer a história do clube, duas finais europeias consecutivas são feitas apenas pelos grandes clubes e muitas vezes nem conseguem, e temos grande valor em ter conseguido.
A Roma entra em campo nesta quarta-feira (31) para decidir o título da Europa League contra o Sevilla, o maior campeão da história da competição, às 16h (horário de Brasília).
Em uma nota pessoal, José Mourinho chega a sua sexta final de competição europeia (sem contar as Super Copas) e busca manter os 100% de aproveitamento nesses cenários decisivos.