Embalado pelos Garotos do Ninho, Flamengo vence Racing no Maracanã

Vitória coloca os Rubro-Negros em uma situação mais tranquila para a última rodada da fase de grupos

Diante daqueles que nasceram para amá-lo, o Flamengo venceu o Racing por 2 a 1 e se colocou em uma situação mais favorável para a última rodada da fase de grupos da Libertadores: basta um empate diante do Aucas para o Rubro-Negro cravar sua classificação.

Mais ainda, com a vitória o Fla ainda matem viva a possibilidade de terminar na liderança do grupo A. Basta que o clube brasileiro vença na próxima rodada e que o Ñublense prevaleça sobre o Racing no outro confronto do grupo.

Escalações

Jorge Sampaoli escalou o Flamengo com nomes e formação muito parecidos com aqueles que começaram o jogo contra o Vasco na última segunda-feira. Com Matheus Cunha seguindo como titular na meta, a linha defensiva utilizada no clássico também foi mantida com Wesley e Ayrton Lucas pelas laterais e a dupla de zagueiros com Fabrício Bruno e David Luiz.

No meio campo, Erick Pulgar e Thiago Maia formaram uma primeira linha de contenção com Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta mais avançados e Pedro foi o escolhido para comandar o ataque.

Image
Escalação Rubro-Negra. Foto – Flamengo

 

O Racing de Fernando Gago manteve o tradicional 4-3-3 preferido pelo treinador com algumas mudanças em relação ao time que enfrentou o Fla em Avellaneda.

Com Arias no gol, a defesa foi escalada com Mura, Sigali, Piovi e Rojas. No meio campo, Oroz, que marcou o gol de empate no jogo em El Cilindro, formou o trio com Moreno e Gómez. Enfim, no ataque, Matías Rojas e Hauche foram os escolhidos para começar pelas pontas com Raniero no comando do ataque.

Image
Escalação de La Academia. Foto – Racing Club

Primeiro tempo

Os primeiros minutos de jogo no Maracanã foram de muita disputa entre brasileiros e argentinos, com o Flamengo controlando a posse de bola, porém, não conseguindo finalizar em boas condições ao chegar na sua pequena área.

A primeira grande chance do jogo veio apenas aos 23 minutos e com o Racing, que pouco tinha a bola. Depois de cobrança de falta, o rebote sobrou para Rojas que, sozinho, bateu com da entrada da área com perigo. Por sorte do Flamengo, a bola foi para fora.

As próximas chances vieram com os Rubro-Negros que dominavam a partida. Aos 31, Ayrton Lucas acelerou pela esquerda, tocou em Gerson que passou para Thiago Maia. O camisa 8 ajeitou de calcanhar para Ayrton que pegou bem de direita e obrigou uma grande defesa.

Pouco depois, o Fla foi recompensado pelo jogo que vinha fazendo. Além de contar com um pouco de sorte após uma tentativa de jogada ensaiada no escanteio do Racing: Everton Ribeiro puxou contra-ataque, conectando com Gerson, que tabela com Arrascaeta. O camisa 20 então arranca pela esquerda e cruza na área onde está Wesley, que decanhota, abriu o placar no Maracanã.

Após o gol, pouco aconteceu na partida e, assim, a etapa inicial terminou com a vitória parcial dos Rubro-Negros pelo placar simples.

Segundo tempo

Apesar do bom primeiro tempo, os donos da casa não conseguiram controlar a vantagem no placar. Aos quatro minutos, Gomez recebeu pelo meio e abriu para Rojas que passou livre pela faixa direita por trás de Ayrton Lucas. O camisa 10 de La Academia bateu com categoria, com muito efeito, para empatar a partida no Maracanã e recolocar o Racing no jogo.

Os argentinos ensaiaram uma melhora, mas o Flamengo conseguiu acalmar o jogo e retomar o controle da situação. No entanto, encontrando novas dificuldades para chegar com condições de finalização em seu terço ofensivo.

Perto dos 10 minutos finais, o Fla voltou a crescer no jogo e criou boas chances em sequência. Matheus França, que havia entrado há pouco, conseguiu um bom cruzamento para Pedro que finalizou para fora. Mas pouco depois, novamente Matheus França apareceu. O camisa 42 tocou para Pulgar, que tabelou com Cebolinha por dentro. O volante chileno invade a área, desviou a bola para Victor Hugo, que havia entrado perto da marca dos 15 minutos da etapa complementar, que dominou e colocou a bola no fundo da redez.

Aos 40 minutos, o Racing tentou responder: a defesa do Flamengo afastou uma tentativa de cruzamento, mas a bola sobrou nos pés de Jonatan Gómez que finalizou para a defesa de Matheus Cunha. Os argentinos seguiram buscando o empate nos minutos finais e nos acréscimos, ainda tendo duas oportunidades em escanteio no minuto final do jogo. Mas, sem sucesso. Logo, a partida terminou com a importante vitória do Mengo por 2 a 1.

Próximos compromissos

Flamengo e Racing têm jogos já nos próximos dias. Pelo Campeonato Brasileiro, no domingo, o Fla enfrenta o Grêmio no Maracanã às 18h30 (horário de Brasília). Enquanto o Racing vai à Córdoba enfrentar o Instituto na segunda-feira às 21h45 (horário de Brasília).

você pode gostar também