Diante dos resultados e performances até aqui, a diretoria do Cruzeiro já definiu suas maiores necessidades para a sequência da temporada e já se movimenta para trazer peças na próxima janela de transferências que, no Brasil, abre em julho.
Segundo a diretoria Celeste as posições-alvo para busca de reforços seriam: na defesa, um zagueiro e um lateral direto; no ataque, com um jogador para atuar pelos lados do campo e que brigue por titularidade; e, por fim, no meio campo um meia armador para ser reserva imediato de Mateus Vital e um volante para suprir a saída de Richard, que vinha fazendo um grande ano pela equipe celeste, mas foi afastado por envolvimento em esquemas de apostas esportivas.
Expectativa x Realidade
O primeiro passo, ou seja, observar as carências do elenco e decidir se movimentar em busca de reforços, já foi dado pela diretoria. Porém, o que segue é o ponto mais difícil: concluir as contratações.
Com o mercado inflacionado, com a temporada já em andamento e com a situação financeira do clube não sendo tão favorável, caberá aos gestores do Cruzeiro astúcia e conhecimento de mercado para que consigam se reforçar gastando em níveis que caibam dentro do planejado e de forma a suprir a necessidades já apontadas pelo time de Pepa.
O que esperar das contratações?
Uma das reclamações da torcida celeste desde o começo da temporada é a falta de investimento em reforços que cheguem para realmente resolver o problema. Logo, essa janela será de extrema importância para que o Cruzeiro se fortaleça dentro de campo e fora de campo, fortalecendo a relação do torcedor com o time, com as contratações e com a gestão de Ronaldo.
Vale lembrar também que, entre erros e acertos, Ronaldo foi criticado muita vezes por trazer jogadores entendidos pela torcida como “fracos” ou de “baixo nível técnico”, mas que vem bem na sequência da Raposa no Brasileirão. Um dos maiores exemplos disso é Luciano Castán. Sua contratação foi fortemente criticada por grande parte da torcida, porém vem sendo o elo forte da defesa Celeste até o atual momento da temporada.
A grande questão, neste estágio da temporada, é a necessidade de Ronaldo Nazário e seu corpo de diretores agirem com consciência de que sem reforços que venham para somar de forma direta com o time e que agreguem para os objetivos do Cruzeiro na temporada. Caso contrário, o trabalho do técnico Pepa e suas consequências dentro de campo podem acabar sendo minados.
Enfim, em relação à nomes específicos são poucos rumores até aqui. No entanto, é sabido que o Cruzeiro já sondou Zé Ivaldo como possível nome para reforçar a defesa do time.