Na tarde deste domingo (12), o Palmeiras recebeu o Flamengo no Allianz Parque em duelo válido pela décima nona rodada do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro carioca saiu perdendo, mas mostrou força ao buscar a virada e sai de São Paulo com três pontos e continua sem perder para o Palmeiras desde 12 de novembro de 2017.
Números do jogo:
Palmeiras x Flamengo
Posse de bola: 58% x 42%
Finalizações (certas): 12 (5) x 11(4)
Escanteios: 7 x 4
Grandes chances: 0 x 1
Passes (completos): 500 (449) x 374 (308)
Faltas: 14 x 15
Cartões amarelos: 0 x 2
Via: SofaScore
Primeiro tempo
Na etapa inicial, reinou o equilíbrio entre as duas equipes. Equilíbrio em finalizações (7 a 5 para os visitantes), posse de bola, (51% a 49% para os donos da casas) e no controle do jogo. O Palmeiras, dentro de suas características, buscou lateralizar muito as jogadas e apostando em uma transição defensiva veloz com Wesley, Dudu e Rony mais adiantado. E foi assim, em jogada individual e veloz de Wesley, que o Verdão abriu o placar em seu estádio aos 15 minutos de jogo. Belo gol do camisa 11, aliás, driblando Isla e Andreas Pereira na jogada.
Já o Flamengo, buscava as trocas de passes e aproximações já habituais. Logo aos 17 minutos veio o empate com Michael, de cabeça, após cruzamento na medida de Everton Ribeiro. Nenhuma equipe foi superior a outra por um grande período até os 24 minutos de jogo, quando Arrascaeta sentiu a coxa esquerda e foi substituído por Vitinho. Com a lesão do camisa 14, o Fla totalizou 9 desfalques para a partida de hoje. Após a saída do uruguaio, o Palmeiras foi superior até o fim do primeiro tempo, mas sem criar chances claras e sem perigo. O Flamengo, por outro lado, sentiu muito a falta de seu maestro uma vez que Vitinho não entrou bem.
Segundo tempo
Na etapa regulamentar o jogo se manteve equilibrado, sem domínio grande entre as duas equipes. O Palmeiras voltou com Gustavo Scarpa no lugar de Raphael Veiga, mas o camisa 14 pouco fez em campo. Aos 12 minutos, escanteio batido por Vitinho na cabeça de Pedro, e o artilheiro reverência colocou o Flamengo na frente. A partir do gol, podemos ver a ideia clara que Renato Gaúcho tem para esse time: sair na frente e se fechar atrás buscando o contragolpe em velocidade, e esse tem sido o trunfo desse Flamengo capaz de tantas goleadas. Aos 15, Breno Lopes, Patrick De Paula e Luiz Adriano entraram nos lugares de Wesley, Danilo e Rony, respectivamente. Os cariocas deram a bola para a equipe de Abel Ferreira, que tem dificuldades de criar jogadas contra defesas bem postadas e os donos da casa não criaram chances claras. Já aos 36 minutos, com direito a mais uma assistência de Vitinho, Michael deu números finais ao jogo com um golaço, deixando Marcos Rocha na saudade. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Zé Rafael ser expulso com o auxílio do VAR após dura entrada em William Arão.
O cenário do jogo foi de equilíbrio na maior parte do jogo, com o Palmeiras tendo mais a bola mas não criando nenhuma grande chance e pouco assustando Diego Alves. O arqueiro rubro-negro não fez nenhuma defesa difícil durante toda a partida. Com a vitória, o Flamengo foi a 34 pontos e subiu para a terceira colocação, com um ponto atrás do Palmeiras e a 8 do líder Atlético-MG, que venceu na rodada. Lembrando que o Fla tem dois jogos a menos que os seus dois concorrentes e pode chagar a 40 pontos. O próximo jogo do time de Renato Gaúcho pelo Brasileirão é contra o Grêmio, um dos jogos remanejados, no dia 19, em casa. O Porco enfrenta a Chapecoense, dia 18, na fora de casa.