Geralmente quando pensamos em futebol italiano, pensamos defesas sólidas com zagueiros e goleiros do mais alto nível (principalmente os italianos de fato). No entanto, uma liga que tem times como Milan, Inter, Juventus, Napoli não pode ser caracterizada meramente por um futebol defensivo mas sim também com alguns dos mais letais goleadores da história do futebol.
Atacantes letais como Ronaldo, Adriano, Andriy Shevchenko, Roberto Baggio, Gabriel Batistuta, Gianluca Vialli e tantos outros deixaram suas marcas em uma das melhores ligas do mundo. Todavia mesmo com temporadas goleadoras, apenas Baggio entra na lista quando o assunto é maiores artilheiros da Serie A.
No que diz respeito a gols no geral, vamos ao top 5, os maiores artilheiros do Campeonato Italiano com a presença de um ex-jogador que não era atacante de fato e um atacante nascido no Brasil (que disputou Copas do Mundo por Brasil e Itália):
- 1º Silvio Piola (274 gols em passagens por Pro Vercelli, Lazio, Torino, Juventus e Novara);
- 2º Francesco Totti (250 gols com a carreira toda na AS Roma);
- 3º Gunnar Nordahl (225 gols com passagens por Milan e AS Roma);
- 4º Giuseppe Meazza (216 gols com passagens por: Milan, Inter, Juventus, Varese e Atalanta);
- 5º José Altafini (216 gols com passagens por: Milan, Napoli, Juventus e FC Chiasso).
Com o top 5 de maiores artilheiros da história da principal divisão italiana, quando pensamos no recorde de gols em uma única temporada, o número mágico é 36. Apenas em três ocasiões a artilharia da Serie A chegou a um número tão expressivo e um dos autores de tal proeza ainda está em atividade: Ciro Immobile. O atacante da Lazio atingiu a expressiva marca na temporada 2019/20 enquanto que Gonzalo Higuaín (em 2015/16 pela Napoli) e Gino Rossetti (em 1928/29 pelo Torino).
Pese o alto número de gols marcado pelos atacantes ao longo da história, fica nítido que a falsa alcunha de campeonato defensivo não cabe na primeira divisão italiana. Outro fato bastante relevante para ilustrar como as redes balançam na terra da bota é a média de gols por partida nas últimas temporadas: 2.57 (2022/2023), 2,87 (2021/22) e 3,06 (2020/21).