O Ceará pode comemorar o ponto em São Luís, neste domingo, 25. Completamente dominado pelo Sampaio Corrêa desde o início da partida, o time de Eduardo Barroca fez uma de suas piores partidas sob o comando do treinador, mas conseguiu arrancar um ponto. O resultado deixou o Ceará com 20 pontos, na sétima posição, a cinco do G4. A distância pra zona de acesso pra Série A pode aumentar pra sete pontos no fim da rodada. O Sampaio segue na parte de baixo da tabela, mas subiu para o 12º lugar, com 16 pontos.
Escalações
Barroca não surpreendeu. Com os desfalques, Warley, Lacerda e David Ricardo entraram na defesa. Vitor Gabriel foi titular mais uma vez, ganhando a disputa interna com Nicolas. Tentando construir suas jogadas desde a linha de defesa, o Ceará contava com Erick mais aberto pela direita e Jean Carlos caindo pela esquerda, com Chay mais centralizado. Defensivamente, Chay tinha mais liberdade pra encostar em Vitor Gabriel e o time se defendia no 4-4-2, com Erick e Jean Carlos fechando a segunda linha pelas alas.
Márcio Fernandes escalou o time num 4-3-3 pra tentar encaixar as marcações no meio de campo do Ceará e pressionar a saída dos visitantes desde a área adversária. Pimentinha era a principal válvula de escape pela direita, sempre muito agudo, criando as melhores chances do Tubarão. No momento defensivo, o time se fechava num 4-5-1, com Marcinho e Pimentinha voltando pra segunda linha e deixando Ytalo isolado.
Primeiro tempo
Aos cinco minutos, o Sampaio já deu o tom de como seria a partida no Castelão. Erick foi pressionado perto da própria área e a bola sobrou em Jhony Douglas, que bateu de fora da área, mas pra longe. Aos 13, em outro erro na saída de bola do Ceará, agora de Lacerda, Mateus Pivô recebeu passe em velocidade, dentro da área, mas bateu ao lado do gol de Bruno Ferreira. No minuto seguinte, o Sampaio saiu na frente. Pimentinha disparou pela direita, deixou David Ricardo tonto e deu bom passe pra Ytalo dominar e estufar a rede do Alvinegro.
O Ceará só chegou com perigo aos 34. Jean Carlos recebeu bom passe de David Ricardo, mas foi travado na hora da finalização e a bola saiu perto da trave de Luiz Daniel. David Ricardo falhou novamente aos 36, mas Neto Paraíba não aproveitou o passe de Pimentinha. Aos 38, Ytalo aproveitou a sobra depois da falta cobrada por Jhony, mas Bruno Ferreira fechou o ângulo do atacante e fez grande defesa. Quando o Tricolor parecia mais perto do segundo gol, Jean Carlos e Erick apareceram. O meia achou lindo passe pro atacante, aos 39 minutos, que bateu colocado e marcou um belo gol.
Segundo tempo
O Sampaio voltou pro segundo tempo no mesmo ritmo e conseguiu um pênalti aos 10 minutos. Willian Maranhão acabou desviando a cabeçada de Neto Paraíba com o braço e, após o VAR, o juiz marcou a infração. Marcinho bateu forte, mas Bruno Ferreira voou pra fazer a defesa. Os mandantes ainda chegaram mais duas vezes, aos 16, com Neto Paraíba, e aos 24, com Matheus Martins, mas os dois erraram a pontaria.
A primeira finalização do Ceará saiu aos 30 minutos, com Janderson, praticamente deitado, que bateu rasteiro, ao lado do gol do Sampaio. Os maranhenses quase desempataram aos 32, mas Vinícius Alves bateu cruzado pra fora, depois de ganhar na corrida de Tiago Pagnussat. Aos 36, Matheus Martins teve outra boa chance, mas parou em Bruno Ferreira. No último lance da partida, aos 51 minutos, a bola viajou a área do Sampaio Corrêa e chegou a David Ricardo, completamente livre, que cabeceou pra fora a chance de vitória do Ceará.
Próximos compromissos
O Ceará volta a campo no seu Castelão, contra o Avaí, na próxima quarta-feira, 28. O Sampaio tem outro confronto nordestino na próxima rodada e visita o Vitória, em Salvador, também na quarta-feira.