Neste domingo (19), Flamengo e Grêmio se enfrentaram pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2021. O tricolor foi mordido para o confronto decisivo para o andamento do campeonato e venceu o rubro-negro com gol de Borja.
Números do jogo:
Flamengo x Grêmio
Posse de bola: 61% x 49%
Finalizações (certas): 9 (1) x 11(5)
Escanteios: 2 x 4
Grandes chances: 1 x 2
Passes (completos): 532 (454) x 334 (248)
Faltas: 16 x 17
Cartões amarelos: 3 x 4
Via: SofaScore
Uma etapa inicial muito truncada, brigada e de pouco brilho. Os goleiros trabalharam muito pouco. Apenas Chapecó fez uma boa defesa em cabeçada de Léo Pereira. Após isso, o jogo seguiu em clima morno e com o Grêmio ligeiramente superior, anulando quase que totalmente a criação dos donos da casa. Borja foi amarelado ainda no primeiro tempo e isso fez o clima esquentar, o atacante ficou se estranhando com o zagueiro Rodrigo Caio. Nos acréscimos do primeiro tempo, o camisa 9 gremista abriu o placar após cruzamento de Ferreira.
Por parte do Flamengo, notou-se um time lento, com vários jogadores abaixo do que sabem. Gabigol, Andreas, Michael e Isla foram destaques negativos. No entanto, boa partida de Everton Ribeiro, mas foi substituído no segundo tempo aparentemente sentindo algo. O mérito fica todo para o tricolor gaúcho que conseguiu neutralizar as armas do time de Renato Gaúcho.
Na etapa regulamentar, o Fla teve quase 70% de posse de bola, mas nem sequer finalizou a gol. Brenno, que entrou no lugar de Chapecó no início do segundo tempo, e por conta disso, o árbitro deu mais de 10 minutos de acréscimos. Nos 55 minutos de etapa, vimos um jogo ainda mais truncado e lento. A arbitragem contribuiu para isso, marcando diversos tipos de falta para ambas equipes e perdendo o controle do jogo em certo ponto. No fim, o Grêmio teve a oportunidade de matar o jogo já nos minutos finais com um pênalti de Léo Pereira. Borja foi para a cobrança mas Diego Alves evitou uma derrota mais larga. E o jogo foi se arrastando com um Flamengo querendo o empate, mas sem intensidade, sem criação, sem inspiração e até sem organização.
A derrota para o Grêmio foi a segunda de Renato Gaúcho comandando o rubro-negro. Na próxima rodada, os cariocas enfrentam o América-MG, fora de casa. Os gaúchos enfrentam o Athletico-PR, também fora de casa.
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF