O Atlético-MG anunciou, nesta segunda-feira (3), a reintegração de Alan Franco ao elenco profissional, agora, comandado por Felipão. O meia de 24 anos está de volta ao Galo após período de empréstimo ao Talleres, da Argentina.
Empolgação inicial e empréstimo
Revelado pelo Independiente Del Valle, Franco chegou ao Atlético em julho de 2020, como um pedido pessoal do técnico Jorge Sampaoli, em uma transação de quase 10 milhões de reais. Não demorou muito para o equatoriano ganhar a titularidade, jogando tanto como um segundo volante quanto um meia mais avançado, de presença na área. Foi titular em toda a campanha do 3º lugar no Brasileirão de 2020/21.
Após a saída de Sampaoli para o Olympique de Marselha, o meio-campista acabou perdendo espaço no elenco, sendo relegado ao posto de reserva. Atuou muito pouco com Cuca na temporada de 2021, mas participou das históricas campanhas de título no Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro. Disputou 48 partidas na sua primeira passagem pelo Galo, fazendo três gols.
Pouco prestigiado, foi emprestado ao Talleres (ARG) em 2022. Convivendo com algumas lesões, alternou momentos de titular e reserva, mas se sagrou como uma opção confiável no meio de campo dos argentinos.
O Talleres tinha a opção de comprar Alan Franco ao fim de seu empréstimo, por um valor fixo de R$ 12 milhões, mas o clube não conseguiu angariar os fundos para sacramentar o negócio. O Talleres bem que tentou estender o empréstimo de Alan Franco, mas sem sucesso. No total, foram 42 partidas pelo time argentino, e um gol marcado, além de uma assistência.
Indefinição no Talleres, mas convicção no Equador
Mesmo no final de sua primeira passagem pelo Galo, Alan Franco já era uma peça garantida nas convocações da Seleção Equatoriana. Ao chegar no Talleres e retomar o bom ritmo de jogo, o volante virou presença cada vez mais inquestionável na seleção de seu país. Desta forma, o meia realizou um sonho: defender seu país na Copa do Mundo.
O jogador entrou em campo em dois dos três jogos do Equador na Copa de 2022, incluindo a estreia do país no torneio, diante do Catar. Jogou um total de 46 minutos e não conseguiu classificar os equatorianos para o mata-mata do mundial.
Volta ao Galo
Havia certa indefinição quanto ao retorno de Alan Franco a Minas Gerais. Isso porque o Atlético aguardou até o fim o Talleres, que tinha a opção de ficar em definitivo com o atleta. Além disso, por já estar fora do clube, Franco poderia ser negociado com outra equipe antes mesmo de viajar de volta ao Brasil. No futebol brasileiro, por sua vez, boatos ligavam o jogador ao São Paulo, numa transferência que incluiria o “perdão” das dívidas atleticanas nas negociações de Patrick e Calebe.
Contudo, a diretoria de futebol atleticana avaliou a situação do equatoriano e chegou à conclusão de que o jogador pode ser valorizado atuando no próprio Atlético. A reintegração do meia foi aprovada também por Felipão, que ficaria com uma lacuna no elenco após a venda de Allan ao Flamengo.
DE VOLTA! 🇪🇨
Após o término do seu empréstimo junto ao Talleres, da Argentina, o meio-campista Alan Franco retorna ao #Galo.
🐔 O contrato do atleta com o Clube é válido até dezembro de 2024! Bem-vindo de volta, Franco! #GaloPaixãoNacional 🖤🤍 pic.twitter.com/2gzABLf6em
— Atlético (@Atletico) July 3, 2023