Pochettino dá sua primeira coletiva como comandante do Chelsea

Técnico argentino assume os Blues em meio a um processo de reformulação do elenco

Em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo de treinador do Chelsea, no último dia 1º, Mauricio Pochettino deixou claras suas ambições e insistiu que seu objetivo, desde já, é entregar excelência e sucesso.

O argentino está há basicamente uma semana no cargo e comandou treinos em todos os dias desta semana, desde segunda-feira, no centro de treinamentos de Cobham. Com isso, Pochettino tem tido a oportunidade de alguns jogadores que farão parte de seu plantel ao longo da temporada, dentre eles os brasileiros Thiago Silva e Andrey Santos.

Image
Pochettino comandando uma das sessões de treino da equipe no campo. Foto – Chelsea FC

 

A última temporada foi bastante atípica para os Blues, que terminaram na modesta 12ª posição da Premier League, na pior campanha na liga sob o atual formato, fundado em 1992, e sem conquistar nenhum título. O clube, portanto, está usando está intertemporada para realizar mudanças importantes dentro e fora de campo, para que o Chelsea possa retomar o caminho que, historicamente, tem seguido: de vitórias e conquistas.

O treinador argentino destacou que a ambição de vencer é a base de seu trabalho desde o dia que pisou em Cobham pela primeira vez, reconhecendo que em um clube como o Chelsea é necessário mostrar que está no caminho das vitórias sempre: “No futebol não existe paciência. É difícil esperar. No Chelsea, não é sobre tempo, você tem que entregar desde o primeiro dia. É assim que estamos trabalhando no campo de treinamento, sem perda de tempo. O futebol é sobre o agora, não tenho muito o que falar sobre o longo prazo“.

Meu objetivo é vencer. Se você está em um clube como o Chelsea, você não pode apenas fazer boas exibições. Lógico que você tem que fazer boas exibições e jogar bem, mas também precisa vencer. Se você não vence em um clube como o Chelsea, você tem problemas“, adicionou o novo comandante dos Blues.

Pochettino também falou sobre a relação que tem com os donos e diretores do clube. Desde o início das conversas, o técnico concordou com os termos apresentados pelos responsáveis pelas negociações da parte do clube, o que ajudou a formar uma boa relação e de confiança entre eles.

O clube começou a trabalhar em ideias e eu acho que é um trabalho fantástico. Estou feliz e estamos trabalhando de acordo com o plano que concordamos. Desde que cheguei estou mais envolvido e trabalho mais próximo de Paul [Winstanley] e Lawrence [Stewart] para tomar as melhores decisões do clube“, disse Mauricio.

As decisões envolvem as movimentações por jogadores nesta janela de transferências. O Chelsea, até agora, tem 11 saídas do clube confirmadas, dentre elas os retornos de Denis Zakaria e João Félix ao fim de seus empréstimos, com o atacante americano Christian Pulisic muito próximo de se tornar o 10º nome na lista. E o trabalho ainda não acabou, tanto em termos de saída como de chegadas.

O elenco ainda não está completo, mas os jogadores estão abertos e a atitude é incrível. Vamos adicionar mais qualidade. O passado não está muito longe, mas, quando você termina uma temporada, precisa seguir em frente. Não tem por que olhar para trás. Sou uma pessoa positiva“, disse Pochetino. Ao longo da entrevista, o argentino foi bastante questionado sobre a última temporada dos Blues, porém, foi objetivo em dizer que não se preocupa com o passado e que quer evitar que a situação jamais se repita.

Até o momento, por outro lado, são três jogadores contratados: o meia atacante Christopher Nkunku, contratado junto ao RB Leipzig, o atacante Nicolas Jackson que chegou do Villarreal e o ponta Diego Moreira, vindo do Benfica. Além disso, o meia Alex Matos foi mais uma adição dos Blues na janela, mas para a equipe de desenvolvimento (sub-21).

Ao longo da coletiva, Pochettino também foi perguntado sobre Levi Colwill, zagueiro do Chelsea que passou a última temporada emprestado ao Brighton – e se tornou um desejo dos Seagulls e de outros times da Premier League. O clube londrino já reforçou algumas vezes que o zagueiro não está a venda e o argentino também deixou claro que espera contar com ele.

Colwill está disputando a Euro Sub-21 com Seleção Inglesa, que fará decidirá o título contra a Espanha neste sábado (8), grupo do qual também faz parte Noni Madueke, atacante que chegou ao Chelsea na última janela de inverno na Europa. Pochettino disse que ligou para ambos e os desejou boa sorte na final da competição europeia e disse que está esperando que eles se juntem ao time para a turnê de pré-temporada nos Estados Unidos.

Chelsea FC Indonesia on Twitter: "Noni dan Levi dipanggil untuk perkuat  Inggris di #U21EURO! 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 #CFCIndo https://t.co/Dtt5tpUqL7" /  Twitter
Madueke e Colwill em ação pela Inglaterra Sub-21. Foto – Reprodução/Internet

 

Com o primeiro compromisso da pré-temporada confirmado para o próximo dia 19 de julho, um amistoso com o Wrexham no Kenan Memorial Stadium, na Carolina do Norte, o Chelsea tem algum tempo para fechar contratações e vendas que impactaram no grupo comandado por Pochettino. Sendo assim, é de se esperar mais movimentações dos Blues no mercado.

você pode gostar também