O terceiro dia da Copa do Mundo Feminina foi o mais cheio até agora. Com quatro partidas, por três grupos diferentes, EUA, Inglaterra, Japão e Dinamarca conquistaram seus três primeiros pontos na competição, num dia com 10 gols. No grupo C, o Japão atropelou Zâmbia, vencendo por 5×0 e assumiu a liderança da chave. No grupo D, Inglaterra e Dinamarca foram econômicas e venceram Haiti e China, respectivamente, pela vantagem mínima. No grupo E, os EUA, principais postulantes ao título, venceram o Vietnã sem muitos problemas.
Zâmbia x Japão
As japonesas demoraram um pouco pra embalar no jogo, mas quando o fizeram, não tomaram conhecimento de Zâmbia. A partida no FMG Stadium Waikato começou, como era de se esperar, com domínio japonês. Depois de bola na trave, gol anulado por impedimento e boas intervenções da goleira Musonda, as japonesas abriram o placar aos 42 minutos com Miyazawa, se posicionando bem entre as zagueiras de Zâmbia. No segundo tempo, a porteira abriu. Tanaka ampliou aos nove, Miyazawa fez seu segundo aos 16, Endo transformou o placar em goleada aos 25 e Ueki fechou o placar aos 55 de pênalti. Musonda foi expulsa no lance e Ueki ainda desperdiçou a primeira cobrança, mas o VAR viu que Sakala, goleira que entrou após a expulsão da titular, havia se adiantado. O Japão assume a liderança do grupo C, no saldo de gols. Zâmbia sequer finalizou na partida e é a lanterna do grupo.
Inglaterra x Haiti
As inglesas, atuais campeãs europeias, chegam na Copa do Mundo como uma das favoritas pro título, mas o primeiro jogo deixou um gosto amargo. Enfrentado a estreante Haiti, a Inglaterra venceu apenas por 1×0, no Suncorpp Stadium, com o gol de pênalti de Stanway. As haitianas chegaram a assustar ainda no primeiro tempo, apostando nos contra-ataques, mas aos 25 minutos, Louis botou a mão na bola dentro da área e Stanway bateu bem, deslocando Théus. No segundo tempo, o Haiti quase chegou ao empate num chute forte de Bright, aos quatro minutos, que obrigou defesa difícil de Earps. Aos 35, Hemp ficou cara a cara com Earps e parou na goleira inglesa, que salvou a vitória das europeias. A Inglaterra divide a liderança do grupo D com a Dinamarca, com três pontos.
Dinamarca x China
Num jogo com poucas emoções, a Dinamarca conseguiu um gol nos minutos finais pra começar a Copa do Mundo com vitória. No HBF Park, dinamarquesas e chinesas fizeram um jogo bastante equilibrado, mas sem grandes chances claras. O gol dinamarquês saiu aos 44 minutos do segundo tempo, com Vangsgaard. A atacante do PSG-FRA subiu mais alto que a defesa chinesa após cobrança de escanteio e contou com a confusão entre a goleira chinesa XU Huan e a lateral dinamarquesa Sevecke. Nenhumas das duas tocou na bola e ela foi de mansinho pro fundo do gol. A Dinamarca já tinha passado perto de abrir o placar numa cabeçada contra de Wang, que passou raspando a trave.
EUA x Vietnã
Lutando pelo penta e pelo tri consecutivo, as americanas tiveram uma atuação protocolar contra Vietnã, outra estreante em mundiais. Com 28 finalizações a favor e nenhuma contra, o time de Vlatko Andonovski abriu o placar aos 13 minutos, numa belíssima jogada que terminou com o gol de Smith. Morgan, principal estrela do time, ainda perdeu um pênalti, aos 43 minutos, defendido por Thị Kim Thanh, mas Smith ampliou aos 52 minutos. No segundo tempo, as americanas diminuíram o ritmo e Horan fechou o placar aos 31 minutos. O resultado coloca as favoritas na liderança do grupo E, mas Portugal e Holanda ainda se enfrentam na rodada.
Próximos compromissos
Zâmbia e Japão voltam a campo na quarta-feira, 26, contra Espanha e Costa Rica, respectivamente. A segunda rodada do grupo D só acontece na sexta, 28, com Inglaterra e Dinamarca disputando a liderança e Haiti e China lutando pela sobrevivência. Os EUA encaram a Holanda na quarta, 26, enquanto Vietnã tenta seu primeiro ponto contra Portugal, no dia seguinte.