Raio-X: Conheça as 23 mulheres que representam o Brasil na Copa do Mundo Feminina

Seleção está no Grupo F da Copa do Mundo Feminina; conheça mais sobre as representantes

O Brasil já estreou com pé direito na Copa do Mundo Feminina. Ao enfrentar o Panamá, as mulheres da Seleção não tomaram conhecimento das adversárias e já embalaram um 4 a 0 soberano no placar. Dessa forma, a Seleção volta a campo já no próximo sábado (29), com o jogo mais difícil da fase de grupos: contra a França.

Leia também: Dia 5: Brasil empolga, Alemanha goleia e Itália vence com gol no fim

Apesar do alto nível das próximas rivais, o Brasil está confiante para o jogo após a grande apresentação contra o Panamá na segunda-feira. As 23 mulheres convocadas pela técnica Pia Sundhage já mostraram serviço, qualidade e capacidade em colocar a primeira estrela do futebol feminino no peito!

Portanto, para conhecer melhor cada jogadora da Seleção Brasileira Feminina, o Na Beira fez um apanhado com as principais informações das atletas escolhidas por Pia para esta Copa do Mundo. Confira:

Goleiras

Bárbara

Foto: Divulgação

Aos 35 anos, Bárbara, que é goleira do Flamengo, está na sua 5ª Copa do Mundo pelo Brasil. A defensora não participou do ciclo da Pia Sundhage antes do Mundial, mas esteve na lista final e isso foi muito questionado pelos torcedores nas redes sociais. De acordo com a técnica do Brasil, o motivo de Bárbara ter sido escolhida para ir a Copa é sua experiência, assim como Marta, se tornando uma espécie de liderança para as estreantes. Ou seja, ela dificilmente será uma titular na equipe, mas sim, uma incentivadora nos bastidores.

Camila Rodrigues

Goleira do Santos, aos 22 anos, Camila Rodrigues disputa sua primeira Copa do Mundo na carreira. A arqueira é uma das apostas de Pia Sundhage, como uma das grandes promessas do futuro brasileiro. No momento, Camila é a segunda opção do Brasil para o gol.

Letícia Izidoro

Letícia Izidoro é a mulher que veremos defender o gol do Brasil nesta Copa do Mundo. Aos 28 anos, a goleira do Corinthians é uma das melhores do país e tem moral no seu clube, referência no futebol feminino brasileiro. Essa é a segunda Copa de Letícia, entretanto, na sua primeira vez na competição, em 2019, a goleira esteve como reserva de Bárbara. Portanto, Letícia Izidoro disputa sua primeira Copa do Mundo como titular.

Defensoras

Kathellen Sousa

Na Seleção desde 2018, Kathellen traz toda a experiência do futebol europeu para a sua segunda Copa do Mundo Feminina. Aos 27 anos, a zagueira defende o Real Madrid e é titular absoluta com Pia Sundhage, formando a base do time do Brasil com sua parceira de zaga Rafaelle.

Rafaelle

E a Seleção segue bem servida no sistema defensivo. Isso porque, Rafaelle é outra referência na posição, considerada uma das melhores zagueiras do mundo. Aos 32 anos, no auge de sua experiência, Rafaelle é jogadora do Orlando Pride, liga americana considerada uma das melhores do futebol feminino. É possível destacar duas principais características da Rafa, que fará diferença no Brasil na Copa: a facilidade no jogo aéreo e a liderança do time, já que é a capitã da Seleção.

Mônica

Zagueira de 36 anos, Mônica foi outra surpresa na lista final de convocadas para a Copa do Mundo. Ela esteve somente duas vezes nos amistosos do Brasil antes da competição, e havia sofrido uma lesão nesse período. Porém, Pia resolveu apostar na experiente zagueira para a Copa do Mundo novamente, mas dessa vez, Mônica será reserva, devido a melhor fase que vive Rafaelle e Kathellen. Atualmente, a defensora joga pelo Madrid CFF, da Espanha.

Lauren Costa

Outra estreante em Copas, Lauren é zagueira que defende o Madrid CFF. Com apenas 20 anos, a defensora foi escolhida por Pia Sundhage como uma das opções para a zaga, depois de fazer sucesso nas categorias mais jovens, como no Sub-20.

Antonia

Lateral do Levante, da Espanha, Antonia foi para os lados do campo mesmo sendo uma zagueira de origem. A jogada demonstra criatividade, força e uma marcação precisa nas adversárias. Aos 29 anos, Antonia é titular absoluta do Brasil para esta Copa.

Bruninha

Outra lateral direita, Bruninha é outra promessa do Brasil que irá estrear em Copa do Mundo. A defensora do NY Gotham tem apenas 21 anos, mas já se destaca na sua facilidade em chegar ao ataque do adversário com muita facilidade. Bruninha é uma opção para Pia no banco, enquanto Tamires ocupa a titularidade.

Tamires

Outra do time das experientes, Tamires, de 35 anos, está na Seleção há 10 anos. A mineira é idolatrada pelo Corinthians, e uma titular incontestável desde que Pia assumiu o time do Brasil. Apesar de ser uma lateral-direita, também joga como meia.

Meio-campistas

Duda Sampaio

Aos 22 anos, Duda Sampaio é uma das estrelas do Corinthians. A jovem disputa sua primeira Copa do Mundo e foi convocada pela primeira vez somente em 2022, na Copa América. A princípio, não será a titular do Brasil, mas é uma reserva de luxo para o meio-campo.

Andressa Alves

Referência no futebol mundial, Andressa é mais uma experiente que faz o equilibro perfeito da Seleção, ao lado de jovens estreantes. Com 30 anos, a meia da Roma, time italiano, é usada frequentemente por Pia, apesar de não ser utilizada como uma titular. No entanto, sua versatilidade (pode jogar como ponta, meia ou atacante central) a faz especial no Brasil.

Angelina

Angelina surgiu de última hora na lista de convocadas. A meia foi convocada após a lesão de Nycole, que precisou ser cortada da Copa. Desde 2021 no Brasil, Angelina disputa o Mundial pela primeira vez, com 23 anos. A meia defende o time de OL Reign, dos Estados Unidos.

Ary Borges

Com apenas 23 anos, Ary já ganhou o coração dos brasileiros. Foi ela quem marcou três dos quatro gols da Seleção na estreia contra o Panamá. A meia do Racing Louisville é titular absoluta no Brasil, apesar de estar pela primeira vez na Copa do Mundo, já esbanja confiança. Ary Borges é considerada uma das jogadoras mais critativas do time.

Adriana

Meia do Orlando Pride, outro clube dos EUA, Adriana tem 26 anos e é outra arma poderosa do Brasil. Apesar de ser meio-campista, a jogadora também atua pelos lados do campo. Essa é a grande oportunidade de Adriana, que foi convocada em 2019, mas sofreu uma lesão e foi cortada.

Ana Vitória

A meia do Benfica de 23 anos, de Portugal, é outra opção de Pia no meio-campo. Ana Vitória dificilmente ficava de fora das convocações da treinadora antes da Copa, e, portanto, garantiu seu espaço no elenco brasileiro. Porém, Ana não costuma ser titular, e aparece como uma oxigenação no banco do Brasil.

Luana Bertolucci

Volante indispensável da Seleção Brasileira, Luana tem 30 anos e joga pelo Corinthians. A jogadora carrega a missão de substituir Formiga, que se aposentou dos gramados. Apesar disso, Luana corresponde bem a responsabilidade, e está na sua segunda Copa do Mundo. Ela também divide a braçadeira de capitã.

Atacantes

Debinha

Considerada uma das melhores atacantes do mundo, artilheira da Seleção desde que Pia assumiu o time, Debinha é outra peça-chave para o Brasil. Aos 31 anos, ela coleciona toda a experiência da NWSL, liga dos EUA de futebol feminino, onde defende o Kansas City.

Marta

A 10 que dispensa comentários, ou até mesmo, uma apresentação. A Rainha Marta está na sua sétima Copa do Mundo, e última da carreira. Aos 37 anos, Marta dificilmente terá fôlego para ser titular em todos os jogos do Brasil, mas deve aparecer em campo sempre que possível. A atacante do Orlando Pride já destacou sua confiança na nova geração do Brasil, e surge como a grande motivação da Seleção nos bastidores e como um incentivo fundamental no vestiário.

Geyse

Atacante de 25 anos do Barcelona, Geyse recebe sua segunda oportunidade em Copas e é outra jogadora potencializada por Pia Sundhage. A craque brilha no futebol europeu, e chegou a ser a primeira brasileira artilheira da liga da Espanha.

Kerolin

Kerolin tem história de superação pessoal antes da Copa. Isso porque, a atacante do North Carolina, time dos EUA, ficou dois anos sem jogar profissionalmente após ser pega em um exame antidoping. Kerolin voltou a jogar somente em 2021, mas já esbanja uma fase impressionante: são oito gols em 13 jogos pelo seu clube. No entanto, a vaga no time titular ainda não é certeira que vai para Kerolin, de 23 anos, já que é um setor muito disputado no Brasil.

Bia Zaneratto

A craque do Palmeiras, Bia Zaneratto, também chamada de Imperatiz, chega a Copa do Mundo vivendo grande fase na carreira. Aos 29 anos, Zaneratto está no seu quarto Mundial, mas busca ainda o primeiro gol. Sua principal característica é o chute forte com a perna esquerda, capaz de tirar qualquer goleira de cena.

Gabi Nunes

Estrela do Madrid CFF, Gabi Nunes, de 26 anos, vira opção para os extremos do campo do Brasil. A atacante vive a expectativa da primeira Copa do Mundo, mas ainda não ganhou o espaço na equipe titular. Fica, portanto, como uma grande opção na reserva.

Siga o Na Beira no Twitter!

você pode gostar também