A partida começou de uma forma surpreendente, já que o Vasco que estava pressionando bastante nos minutos iniciais exigindo boas defesas do goleiro Diego Loureiro, porém após um escanteio mal cobrado o cruzmaltino levou um contra ataque que daria início ao baile botafoguense em São Januário.
Warley recebeu pela direita do campo sem marcação e ao ver a aproximação de um marcador vascaíno, rolou para Marco Antônio sozinho marcar aos 11 minutos do 1º Tempo. 8 minutos após o primeiro gol, o artilheiro botafoguense, Rafael Navarro, aumentou o placar para 2×0 aos 19 do 1º Tempo.
O Vasco chegou a ficar com um a menos após a expulsão de Léo Matos, o lateral direito tomou dois cartões amarelos num intervalo de 10 minutos, aos 15 e 25 do 1º Tempo e deixou o cruzmaltino com um a menos.
A partir daí, só deu Botafogo que marcou mais um, ainda no primeiro tempo com Marco Antônio novamente, 3×0 no primeiro tempo dentro da casa do seu rival e concorrente no acesso, ou pelo menos era para ser.
Na volta para o segundo tempo, o Botafogo precisou de apenas 8 minutos para matar de vez o jogo que já estava morto desde o primeiro tempo. Diego Gonçalves marcou o quarto gol Botafoguense e decretou o fim do Vasco na Série B 2021 e a permanência em 2022.
Jogo foi marcado por bastante tumulto nas arquibancadas e bastante protesto da torcida vascaína, já para os 1000 botafoguenses que esgotaram toda a carga disponibilizada a eles, foi só festa e comemoração com o provável acesso e o possível título da Série B, que serão decididos nas próximas rodadas.
Confira a tabela da Série B 2021: