Dia 12: Austrália avança com a Nigéria e elimina Canadá e Japão atropela Espanha

Australianas conseguem evitar queda na primeira fase e eliminam atuais campeãs olímpicas no grupo B. Na briga pela liderança do grupo C, Japão passa por cima da Espanha

O dia 12 da Copa definiu as classificadas do grupo B e a liderança do grupo C. A Austrália conseguiu uma vitória dominante sobre o Canadá, por 4×0, e diferente da outra anfitriã, Nova Zelândia, passou pras oitavas de final e com a liderança da chave. Atuais campeãs olímpicas, as canadenses voltam pra casa, já que a Nigéria ficou no empate com a Irlanda e garantiu a a segunda posição do grupo. No grupo C, que já tinha Japão e Espanha classificadas, as japonesas golearam as espanholas e garantiram o primeiro lugar. No outro confronto, Zâmbia conseguiu sua primeira vitória na estreia em Copas, contra a Costa Rica.

 

Canadá x Austrália

Raso marcou duas vezes na goleada das donas da casa sobre o Canadá. Foto: BBC

 

O jogo desta segunda-feira já tinha cara de mata-mata pra duas equipes. Austrália e Canadá entraram no Melbourne Rectangular Stadium pressionadas e com a tensão de uma possível eliminação trágica pra uma das duas. Entre ser eliminada em casa na fase de grupos e cair tão cedo como atual campeã olímpica, o peso australiano foi menos sentido. Com oito minutos, a seleção da casa abriu o placar com Raso. A meia recebeu dentro da área e chutou cruzado de direita, no cantinho. Com um volume impressionante, as Matildas ampliaram aos 38. Depois da confusão dentro da área, após o escanteio, Raso marcou mais uma vez. No segundo tempo, as canadenses seguiram sem respostas e, aos 12 minutos, Fowler recebeu livre de Foord e ainda contou com um toque na trave antes de fazer o terceiro. O gol pra sacramentar a vitória saiu aos 48, com Catley batendo muito bem o pênalti sofrido por Gorry. As australianas garantiram a liderança do grupo B e o Canadá, no terceiro lugar, se despede da Copa.

 

Irlanda x Nigéria

Empate em 0x0 garantiu a Nigéria nas oitavas da Copa. Foto: Bradley Kanaris

 

Enquanto a Irlanda cumpria tabela, a Nigéria precisava de um empate pra chegas às oitavas de final pela segunda Copa consecutiva. Podendo até conseguir a liderança do grupo, a Nigéria criou as melhores chances do jogo, mas não teve um volume suficiente pra abrir o placar no Suncorp Stadium. A melhor oportunidade foi já no segundo tempo, em cabeçada de Kanu que obrigou grande defesa de Brosnan. A bola ainda pegou no travessão antes de sair. O segundo empate por 0x0 das nigerianas bastou pra classificação em segundo lugar no grupo, com cinco pontos. A estreia das irlandesas termina na primeira fase, com um ponto.

 

Japão x Espanha

Com Miyazawa no comando, o Japão garantiu 100% de aproveitamento na primeira fase. Foto: Ritchie Tongo

 

No jogo que valia a liderança do grupo C, as japonesas atropelaram a Espanha e chegam nas oitavas de final como a única seleção com 100% de aproveitamento até agora. As asiáticas definiram o jogo logo no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Endo deu lindo passe pra Miyazawa abrir o placar tocando na saída de Rodríguez. Num contra-ataque aos 28 minutos, Ueki chutou colocado e a bola desviou na defesa antes de encobrir a goleira espanhola. Em outro ataque rápido, Ueki deu bel assistência pra Miyazawa bater forte e se isolar na artilharia da Copa, com quatro gols, aos 39. As espanholas tentaram crescer no segundo tempo, mas com muita inteligência, o Japão chegou ao quarto gol. Tanaka recebeu a bola no lado direito aos 36 minutos, driblou duas espanholas e meteu a bola no ângulo pra fechar a goleada no Sky Stadium. O Japão passa em primeiro depois da vitória, deixando a Espanha na segunda colocação do grupo C.

Costa Rica x Zâmbia

Banda marcou um dos gols da histórica vitória de Zâmbia sobre a Costa Rica. Foto: Phil Walter 

Apesar de não terem chances de classificação, o jogo entre Costa Rica e Zâmbia valia a primeira vitória em Copas pras duas seleções. Apesar de ter participado em 2015, as costa-riquenhas foram eliminadas com dois empates e uma derrota. As estreantes mostraram que não iam sair do FMG Stadium Waikato sem a vitória e logo aos dois minutos abriram o placar. Mweemba se desmarcou da defensora costa-riquenha e completou com uma bela finalização o escanteio cobrado por Chitundu. O segundo de Zâmbia saiu aos 30, em pênalti bem cobrado por Banda. A Costa Rica pressionou no fim do primeiro tempo, mas o gol só saiu no início do segundo. Depois da falha da goleira Musonda, Herrera ficou livre, pra empurrar a bola pra rede. Herrera ainda chegou a empatar a partida, mas estava impedida no início da jogada. Aos 47 minutos, Kundananji recebeu ótimo passe de Banda e garantiu a vitória. Zâmbia termina a sua primeira participação em Copas no terceiro lugar e a Costa Rica ficou na lanterna do grupo.

 

Próximos compromissos

Austrália e Nigéria ainda esperam a definição do grupo D para saberem suas próximas adversárias nas oitavas de final da Copa. O Japão enfrenta a segunda da chave A, Noruega, no próximo sábado, 5, enquanto a Espanha pega a líder do grupo A, Suíça, no mesmo dia.

 

você pode gostar também