Mais dois grupos da Copa do Mundo Feminina se definiram nesta terça-feira, 01. No grupo D, deu a lógica. A Inglaterra goleou a China por 6×1 pra garantir a liderança da chave e a Dinamarca foi econômica, mas dominante contra o Haiti e venceu por 2×0, passando em segundo. No grupo E, a Holanda não tomou conhecimento do Vietnã e fez 7×0, mas na outra partida, as favoritas, EUA, se complicaram contra Portugal e ficaram no 0x0, sendo salvas pela trave nos acréscimos.
China x Inglaterra
Com uma atuação de gigantesca de Lauren James, provavelmente a melhor do mundial, a Inglaterra passou o carro em cima da China no Hindmarsh Stadium. Logo no início da partida, aos quatro minutos, James deu uma assistência de cabeça pra Russo abrir o placar, batendo colocado no canto de Zhu. Aos 25, James serviu Hemp, que cara a cara com a goleira, não desperdiçou. De tanto facilitar a vida das companheiras, James marcou seu primeiro gol na partida aos 40 minutos. Greenwood cobrou escanteio pra meia-lua e James bateu de primeira no ângulo.
O segundo tempo começou com um ritmo diferente das chinesas, que tentaram a reação aos 11 minutos depois do gol de Shuang, de pênalti, mas James logo reestabeleceu as coisas pras inglesas. Depois de uma linda assistência de Carter, aos 20, James finalizou de voleio pra fazer o quarto. A meia ainda participou de mais um gol aos 31, lançando pra Kelly contar com o erro da goleira chinesa e tocar por gol vazio. O último gol inglês saiu aos 38, depois de Daly aproveitar sobra na área e encher o pé.
Haiti x Dinamarca
Precisando de uma vitória simples pra se classificar, as dinamarquesas começaram a partida em cima das haitianas e abriram o placar aos 21 minutos, em cobrança de pênalti de Harder. As europeias ainda tiveram dois gol anulados por impedimento na primeira etapa. Depois de outro gol anulado no segundo tempo, a Dinamarca só conseguiu matar o jogo nos acréscimos. Nielsen recebeu em profundidade e bateu cruzado, sem chances pra Théus, fechando o placar aos 54 minutos, no HBF Park. As haitianas deixam a Copa sem pontuar e sem marcar gols.
Vietnã x Holanda
As holandesas sabiam que precisavam de um resultado elástico pra tirar a liderança dos EUA e levam isso bastante a sério contra o Vietnã, no Forsyth Barr Stadium. Com 42 finalizações, a Holanda começou o massacre logo no início da partida. Aos sete minutos, Mertens recebeu dentro da área, brigou com as defensoras e tocou de cobertura pra abrir o placar. Aos dez, Snoeijs recebeu na entrada da área e bateu forte no canto de Thị Kim Thanh pra ampliar. Aos 17, Brugts arriscou de muito longe e marcou um golaço. Roord fez o quarto com muita liberdade na pequena área aos 23 minutos e Van de Donk aproveitou o rebote aos 44 pra deixar o placar em 5×0 antes do intervalo. Tirando o pé do acelerador, Brugts acertou outro chutaço aos 11 pra fazer o sexto e Roord fechou o placar aos 37 minutos. O Vietnã não pontuou e deixa a Copa na última posição geral sem marcar gols e sofrendo 12.
Portugal x EUA
Quem esperava um jogo tranquilo dos EUA no Eden Park se surpreendeu bastante. Mesmo dominando as ações desde o início da partida, tendo 17 finalizações contra seis das portuguesas, os EUA não conseguiram se impor. Morgan teve duas boas oportunidades pra abrir o placar, uma em cada tempo, mas errou o chute em ambas e o jogo ficou aberto até o final. Nos acréscimos do segundo tempo, aos 46 minutos, Ana Capeta recebeu em profundidade, saiu cara a cara com Naeher e acertou a trave. O gol daria a classificação pra Portugal no lugar dos EUA. Depois do susto, as estadunidenses conseguiram segurar o 0x0. Portugal se despede no terceiro lugar, com quatro pontos, e um ótimo saldo pra sua primeira Copa do Mundo.
Próximos compromissos
Holanda e EUA ainda esperam a definição do grupo G, com Itália, Argentina, Suécia e África do Sul, todas com chances de classificação, pra saberem suas adversárias nas oitavas. Líder do grupo D, a Inglaterra vai enfrentar a Nigéria, na segunda, 07, enquanto a Dinamarca encara a anfitriã Austrália, no mesmo dia.