A Argentina perdeu para a Suécia, 2 a 0, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023. Com o resultado, as argentinas foram eliminadas da competição, enquanto as suecas carimbaram o passaporte para o mata-mata na liderança de seu grupo.
Primeiro Tempo
Precisando da vitória, a Argentina tentou tomar as rédeas do jogo – mas só tentou mesmo. A Suécia apenas precisava de um empate e, se aproveitando disso, dominou a posse de bola, não deixou suas rivais criarem muitas oportunidades, e soube controlar bem os 45 minutos iniciais. E numa etapa que teve pouquíssimas finalizações, a única oportunidade de mais perigo veio com Schough, que cabeceou bola por cima da meta argentina.
Segundo Tempo
A Argentina ensaiou uma pressão tímida nos minutos iniciais da segunda etapa. Contudo, nada parecia ser capaz de ultrapassar a barreira sueca. O tempo passava, o nervosismo começava a ficar evidente, e o que era ruim virou um pesadelo aos 21 minutos. A Suécia armou uma bela trama na entrada da área, Jakobsson recebeu pela direita e cruzou para Blomqvist, livre de marcação, abrir o placar. A defesa da Argentina ficou parada na jogada.
Já desesperado pelo resultado, o técnico Germán Portanova realizou alterações na sua equipe. Apesar disso, não houve reação, e aos 43 minutos “a vaca foi pro brejo” de vez. Chávez agarrou Blomqvist dentro da área após cobrança de falta, e a arbitragem confirmou o pênalti. Elin Rubensson cobrou bem e deu números finais ao confronto: um merecido 2 a 0.
Melhor da partida
Num jogo tão disputado e de poucas finalizações, brilhou a estrela do treinador sueco Peter Gehrardsson, capaz de moldar o contexto da partida conforme as necessidades de sua equipe. Em campo, a artilheira Blomqvist marcou um gol e sofreu um pênalti, sendo decisiva no triunfo.
Próximos compromissos
A Suécia já conheceu sua adversária nas oitavas de final: será a tradicional Seleção dos Estados Unidos. O confronto ocorrerá no próximo domingo (6), às 6h (de Brasília)