O Ceará não consegue engatar uma sequência na Série B. Neste domingo (13), o Vovô foi até Salvador, enfrentar o Vitória, no Barradão, e foi derrotado por 1×0. Léo Gamalho marcou o único gol do jogo, ainda no primeiro tempo, de pênalti. O resultado deixou o Ceará no décimo lugar, com 33 pontos, há oito do G4 do Brasileirão. O Vitória é o vice-líder do campeonato, com 44 pontos e se fixou entre os quatro melhores.
Primeiro tempo
O Ceará até teve um início de primeiro tempo no ataque, com Jean Carlos assustando em escanteio aos três minutos – a bola encobriu o gol -, mas o Vitória abriu o placar na primeira chance que teve. Erick cometeu pênalti em Iury Castilho, aos 11 minutos. Léo Gamalho cobrou com muita categoria e botou os baianos na frente. Aos 13, Jean Carlos arriscou novamente, de fora da área, mas a bola chegou sem problemas a Lucas Arcanjo. Aos 22, Saulo Mineiro recebeu ótimo lançamento de Paulo Victor, ganhou na corrida de Wagner, mas acabou finalizando pra fora.
O Vitória chegou a ameaçar aos 33, mas depois de boa jogada de Iury Castilho, Léo Gamalho foi travado por Paulo Victor no momento da finalização. A bola ainda voltou no atacante antes de sair pela linha de fundo. Aos 37, o Ceará chegou novamente pelo lado direito. Erick tabelou com Warley e bateu pra ótima defesa de Lucas Arcanjo. Aos 38, Jean Carlos arriscou um chute de fora da área e obrigou outra grande defesa de Lucas Arcanjo. Na continuação do lance, Bissoli acabou sendo travado pela defesa do Vitória. Jean Carlos ainda tentou mais uma vez aos 41, mas parou novamente em Lucas Arcanjo.
Segundo tempo
O Ceará deu indícios que ia continuar pressionando na segunda etapa. Com menos de um minuto, Jean Carlos bateu cruzado, mas a bola foi pra fora. O jogo perdeu ritmo e só voltou a ter uma grande chance aos 23 minutos. Zé Hugo recebeu cruzamento de Wellington Nem e cabeceou à queima-roupa pra obrigar um milagre de Bruno Ferreira. Aos 25, foi a vez de Lucas Arcanjo operar um milagre. Saulo Mineiro pegou a sobra dentro da área e bateu colocado pra Lucas fazer uma defesa espetacular em ótimo tempo de reação.
O Vitória voltou a assustar aos 31 minutos, em cabeçada Léo Gamalho, que passou perto do gol depois do escanteio cobrado por Zeca. Barletta, fazendo sua estreia pelo Ceará, arriscou de longe aos 37, mas Arcanjo defendeu. Aos 44, o Ceará ensaiou uma pressão e depois da bola rodar a área baiana, Zé Ricardo cabeceou a bola de volta à grande área e Guilherme Castilho emendou uma bicicleta, mas a bola subiu demais. A última boa chance do Ceará foi aos 47, com Barletta. O meia fez boa jogada, mas acabou finalizando por cima do gol.
No fim, o Vitória ainda ganhou dos desfalques pra sua próxima partida. Jhonny deu uma entrada duríssima em Guilherme Castilho e foi expulso de forma direta aos 50. No minuto seguinte, Wellington Nem cometeu falta perto da área e acabou recebendo o segundo cartão amarelo. Mesmo com dois a mais, o Ceará não teve tempo pra conseguir o empate.
Melhor da partida
Lucas Arcanjo fechou o gol do Vitória. O Ceará pressionou e criou boas chances e o goleiro rubro-negro evitou que o Vitória saísse do Barradão sem os três pontos.
Próximos compromissos
O Ceará volta a campo no próximo domingo (20), contra a Ponte Preta, no Castelão. O Vitória enfrenta o Botafogo-SP, na sexta (18), em mais uma partida no Barradão.