Negociação conturbada
A transferência de Luciano Juba para o Bahia não foi nada amistosa. Apesar do pré-acordo entre o atleta e o clube baiano ter sido divulgado desde o mês de março, neste meio tempo muita coisa aconteceu.
Devido à má fase e o baixo aproveitamento ofensivo da equipe. O Bahia gostaria de contar com Juba já na abertura da janela de transferência, em julho, mesmo que para isso, tivesse que envolver dinheiro na negociação. Porém, a diretoria do Sport não estava disposta a liberá-lo e negou uma proposta inicial de 500 mil reais.
Depois da negativa, o Bahia aumentou a proposta para 4 milhões de reais. Ainda que neste período faltasse apenas 12 jogos até o fim de contrato do jogador, o Sport declinou novamente a oferta.
O Tricolor, por sua vez, preferiu esfriar as conversas com o clube de Recife e esperar até 1º de setembro, onde terminava o vínculo do meia.
No final da janela, o Sport retrocedeu e procurou o Bahia para reaver a proposta. No entanto, a diretoria Tricolor avaliou e preferiu esperar pelo fim do contrato.
Diretoria confirma acerto
No sábado (12), Carlos Santoro, diretor de futebol do Bahia, deu uma entrevista para a TV do clube. Ele garantiu a chegada de Juba e comentou sobre as desavenças com o Sport.
Sim, Juba é um atleta do Bahia a partir de 1ª de setembro. Verdade, e foi dito que nós fizemos uma abordagem ao Sport pouco antes do início da janela porque tínhamos total interesse em contar com o Juba a partir de 1º de julho, fizemos oferta oficial. Em paralelo a isso, nos últimos 15 dias da janela, por intermédio do agente do atleta, foi abordado o tema novamente, se a gente estaria disposto a retomar com a oferta. A gente já tinha fechado a operação do Ratão, que ocorreu pela lesão do Kayky. No nosso entendimento, não fazia o menor sentido o investimento nos últimos 15 dias, sendo que a gente já tinha perdido o atleta por 45 dias. Se a gente lembrar, em julho, a gente estava com Biel e Jacaré lesionados, faria mais sentido para a gente antecipar essa vinda.
Com isso, Juba será o novo reforço do Bahia no início de setembro. O jogador receberá 4 vezes mais do que recebe no Sport. Além de aumento anual, ele terá gatilhos por desempenho. Protagonista do líder da Série B, o meia coleciona 20 gols e 18 assistências na temporada, superando o parceiro de clube, Vagner Love e o artilheiro da Série A, Tiquinho Soares.
Na entrevista, Carlos Santoro ainda pontuou que Luciano Juba já poderá estrear contra o Vasco, na Arena Fonte Nova, pela 22º rodada.