Austrália e Inglaterra se enfrentaram em Sydney para disputar a última vaga para a decisão da Copa do Mundo. Sem sofrer muitos sustos ao longo da partida, as inglesas jogaram com segurança e bateram as anfitriãs por 3 a 1 para avançar para a final, podendo se juntar a Estados Unidos (4), Alemanha (2), Noruega e Japão no grupo de campeãs mundiais.
Primeiro tempo
Jogando de forma segura, a Inglaterra dominou as ações do jogo desde o início e ainda conseguiu aproveitar sua melhor chance nos 45 minutos iniciais para dar um passo importante na tentativa de se garantir na final da Copa. No embalo da torcida, por sua vez, a Austrália começou empolgada e logo teve uma boa chance com Kerr, que foi pega em posição irregular. A partir daí, a Inglaterra cresceu e passou a controlar a posse de bola e a Austrália demonstrou muitas dificuldades de neutralizar a troca de passes inglesa.
Assim, aos 36 minutos, Ella Toone apareceu bem na área e bateu de primeira, no ângulo, para abrir o placar em momento de vacilo da defesa australiana. Depois do gol, o estádio sentiu o baque, porém, em campo pouco mudou, terminando com a vitória parcial da Inglaterra por 1 a 0, que dava passo importante buscando a vaga na final.
Segundo tempo
As inglesas mantiveram a segurança e, apesar de um susto, não deixaram o ímpeto cair em nenhum momento enquanto a Austrália, precisando pelo menos do empate para seguir sonhando com a vaga na final, pressionou e se lançou ao ataque. No entanto, a efetividade australiana deixou a desejar e, no final, fez a diferença.
Aos 18 minutos, Sam Kerr enfim conseguiu colocar a bola na rede e empatar o jogo. Em grande jogada individual, a camisa 20 da Austrália bateu de fora da área, fazendo um golaço e levantando o estádio em Sydney. Contudo, menos de 10 minutos depois a Inglaterra deu a resposta. Hemp se aproveitou de erro no meio campo da australiano, aproveita passe em profundidade lançado pela capitã Millie Bright e colocou a Inglaterra em vantagem no placar novamente.
Como no gol que abriu o placar, a retomada da liderança inglesa foi um grande baque não apenas para a torcida, mas também para as jogadoras da seleção anfitriã. Logo, aos 41 minutos, Hemp apareceu de novo, desta vez para colocar Russo na cara do gol, e a jogadora do Arsenal não desperdiçou, marcando o terceiro da Inglaterra e sacramentando a classificação para a decisão da Copa do Mundo.
Melhor do jogo
Com um gol e uma assistência decisivas para o destino inglês, Lauren Hemp foi o grande destaque da partida. Nos 90 minutos em que esteve em campo, a camisa 11 ainda deu três passes decisivos e completou 93% dos passes que tentou.
Próximos compromissos
Apesar da derrota, as donas da casa tem um último compromisso no Mundial no sábado (19) às 5h (horário de Brasília) para disputar o terceiro lugar contra a Suécia. Por sua vez, a Inglaterra enfrenta a Espanha na grande decisão que será disputada no domingo (20) às 7h (horário de Brasília).