Resumo Sudaca: No sufoco, Universidad de Chile escapa do rebaixamento.

A última rodada do campeonato chileno reservou grandes emoções. Além do título da Católica que confirmou o favoritismo contra o Everton (3×0) e conquistou o quarto título nacional consecutivo, os torcedores da Universidad de Chile viveram momentos tensos, mas que ao final foram recompensados com a permanência da equipe na primeira divisão.

A La U chegou a estar perdendo por 2×0 para o Unión La Calera, o resultado rebaixava a equipe diretamente para a segunda divisão, já que o Huachipato, principal concorrente na luta contra o descenso, vencia seu confronto diante do Melipilla por 3×1.

A reação da La U começou no minuto 84, quando Ramón Arias descontou. Depois de muita pressão, o empate veio aos 93 minutos, outra vez Ramón Arias marcava para os donos da casa. O resultado ainda colocava a La U na repescagem contra um time, ainda não definido, da segunda divisão, porém, aos 94 minutos, Junior Fernandes virou o confronto e eliminou qualquer chance de rebaixamento para os Azules que terminaram o campeonato na 11ª colocação.

PARAGUAI

Se engana quem pensa que o único campeonato com desfecho emocionante neste final de semana foi o Chileno. No Paraguai, Guarani e Cerro Porteno disputaram o título do Clausura. Para o Guarani, apenas a vitória interessava. Já para o Cerro Porteno, bastava um empate para conquistar o título do Clausura. Apenas dois pontos separavam as equipes na tabela.

O Guarani chegou a abrir 2×0 no jogo, a expulsão de Alan Benítez pelo lado do Cerro ainda no primeiro parecia deixar muito bem encaminhada a vitória para os donos da casa que jogaram mais de 80 minutos com um a mais em campo. Porém, a reação dos visitantes veio nos últimos minutos do confronto.

Após confusão que culminou na expulsão de dois jogadores do Guarani, o árbitro da partida adicionou 10 minutos de acréscimos no segundo tempo. Aos 99 minutos, Alberto Espínola descontou para o Ciclón. Faltando um gol para a conquista do título, a equipe do Cerro com um a mais em campo veio para cima, e aos 101 minutos, Juan Patiño empatou o confronto e deu o 34º título nacional para o clube Azulgrana.

URUGUAI

O Peñarol, campeão do Clausura e 1º colocado na tabela anual, dependia de uma vitória diante do Plaza Colonia para conquistar o título uruguaio. Para o Plaza, era necessário a vitória para forçar mais dois confrontos entre as equipes.

A partida disputada no estádio Centenário foi de amplo domínio para os Carboneros, mas quem abriu o placar foi o Plaza Colonia com Renzo López aos 35 minutos de pênalti. Cinco minutos depois, Facundo Torres empatou para o Peñarol.

Mesmo jogando melhor que o adversário durante o restante do confronto e durante a prorrogação, o Peñarol não conseguiu a vitória e a partida foi para os pênaltis.

Nas penalidades, o confronto foi equilibrado, os cobradores bateram bem, mas ao final o Peñarol venceu por 8×7 e se sagrou campeão uruguaio pela 51ª vez em sua história.

ARGENTINA

Talleres e Boca Juniors disputaram o título da Copa Argentina nesta quarta-feira (08). Após empate por 0x0 no tempo normal num jogo bem equilibrado, o Boca Juniors do técnico Sebastián Battaglia venceu o confronto nas penalidades por 5×4. Esse foi o quarto título do Boca Juniors na competição, o primeiro de Battaglia no comando da equipe.

Do lado do Talleres, vale destacar a temporada do time comandado pelo técnico Alexander Medina. Além da 2ª colocação no campeonato argentino, o vice da Copa já coloca o treinador em radares de outras equipes de maior expressão.

EQUADOR

No primeiro confronto da grande final do campeonato equatoriano, o Independiente del Valle, jogando em casa, venceu o Emelec por 3×1 e abriu uma boa vantagem para o confronto de volta que será na casa do Emelec.

Júnior Sornoza (2) e Jonathan Bauman marcaram para o del Valle. Sebastián Rodríguez no último minuto diminuiu o prejuízo para o Emelec. Os visitantes ainda tiveram um jogador expulso no 1º tempo e evitaram uma derrota ainda maior.

Agora o time do português Renato Paiva pode perder por até um gol de diferença o confronto de volta que irá se sagrar campeã nacional pela primeira vez em sua história.

Siga-nos no Twitter!

Leiam tambémNa mira: Flamengo quer contar com Pablo Marí em 2022

você pode gostar também