A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta quarta-feira (30), que o goleiro Lucas Perri, do Botafogo, foi o escolhido de Fernando Diniz para substituir Bento, do Athletico Paranense, afastado por lesão, nos dois jogos primeiros jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, o primeiro contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, em Belém, e o segundo no dia 12, contra o Peru, em Lima.
Em nota, a CBF divulgou que o médico da seleção, Dr. Rodrigo Lasmar, entrou em contato com o departamento médico do Athletico para saber a situação de Bento, que enviou o laudo dos exames. No laudo, foi atestada uma lesão na região posterior da coxa direita, a mesma de Vinícius Júnior, do Real Madrid, também cortado da convocação. O prazo de recuperação do goleiro é de quatro a seis semanas, informado pelo clube paranaense.
Em um vídeo, na concentração do Botafogo para o jogo para o jogo contra o Defensa y Justicia pela Copa Sul-Americana, o diretor executivo do Botafogo, André Mazzuco, anuncia para todos os jogadores do elenco a convocação do goleiro Lucas Perri, que ficou surpreso, pois não sabia da notícia. A reação dos seus companheiros de equipe demonstra a força de um grupo unido e mais líder do que nunca no Campeonato Brasileiro.
O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL AGORA É SELEÇÃO! 🧤🇧🇷 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/ELaXiBmnKY
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 30, 2023
Veja também: Raphinha, o substituto de Vini jr na seleção brasileira, afastado por lesão
Lucas Perri: De rebaixado para a Série C à Seleção Brasileira
Em agosto de 2022, o Botafogo anunciava a contratação de Lucas Perri, goleiro que se destacou no Náutico, apesar da ruim campanha do time, que caiu para a Série C neste ano. O goleiro na época, pertencia ao São Paulo, que não teve interesse no retorno do atleta ao clube paulista depois do empréstimo. Sendo assim, próximo do fim de seu contrato, o Botafogo se aproveitou da situação e assinou um pré-contrato com Perri, que só chegaria em 2023 para o alvinegro, mas o clube carioca se entendeu com o São Paulo, então dono dos direitos econômicos do atleta, para adiantar a transferência e conseguiu.
Com Lucas Perri sendo anunciado no glorioso dia 17 de agosto de 2022, hoje, com 1 ano e 13 dias, o goleiro chega ao topo da carreira de um atleta profissional, a seleção principal e a honra de honrar o seu país. Na atual temporada, o goleiro do Botafogo acumula boas atuações em quase todos os jogos do glorioso, mostrando sua regularidade e constância. Lucas Perri, no campeonato brasileiro, competição em que seu time lidera, possui estatísticas impressionantes.
Ele é o goleiro com mais defesas feitas no campeonato e o goleiro com mais Clean Sheets – jogos sem sofrer gols – são 13 jogos sem sofrer um gol dos 21 disputaods até o momento na competição. Mas de todas essas estatísticas, o arqueiro também deve os agradecimentos a Victor Cuesta e Adryelson, que juntos com Perri, formam a melhor zaga do campeonato brasileiro.
Botafogo volta a ter um representante na Seleção
O Botafogo sempre esteve no topo da lista dos clubes que mais serviram jogadores para a seleção brasileira. No entanto, devido a má fase do clube nos últimos anos, com dívidas e péssimas gestões, o alvinegro ficou quatro anos sem ter um atleta vestindo a amarelinha, até a atual convocação de Lucas Perri. A última vez que um atleta do glorioso atuou pela seleção foi em setembro de 2019, quando o lateral-direito Marcinho foi convocado por Tite, após o corte de Danilo, por lesão, para os amistosos contra Nigéria e Senegal.
Já a última vez em que o Botafogo teve um goleiro na seleção principal foi há oito anos atrás, em 2015. Na ocasião, Jefferson, ídolo do glorioso, disputava a Série B com o Botafogo e foi convocado por Dunga para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. Com a amarelinha, Jefferson disputou 22 jogos e passou 12 deles sem sofrer gols.
Importante ressaltar que Lucas Perri já vestiu a camisa da seleção brasileira em duas ocasiões, mas nenhuma com a principal. Em 2016, com apenas 18 anos, Perri recebeu uma oportunidade na seleção pré-olímpica de Roger Micale, onde disputou cinco jogos no Sul-Americano sub-20. Já em 2019, na segunda ocasião, o goleiro foi chamado para representar a seleção sub-23 e teve menos oportunidade, jogou apenas um jogo, dessa vez com André Jardine no comando.
A promessa cumprida de Jhon Textor
Em 2022, quando o Botafogo oficializou a venda da SAF para John Textor, o novo dono do clube disse, em entrevista, que seu objetivo era recolocar jogadores do Botafogo na seleção brasileira novamente. Portanto, com a convocação de Lucas Perri, o empresário estadunidense cumpre mais um de seus tantos objetivos à frente do glorioso.