Chile e Colômbia empataram em uma partida sem gols nesta terça-feira (12), no Estádio Monumental David Arellano, pela 2ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.O resultado leva a seleção chilena ao oitavo lugar, com 1 ponto, sem ter vencido ainda na competição. A Colômbia, está invicta e ocupa a 3ª colocação com 4 pontos em duas partidas.
Primeiro Tempo
Como já é de se esperar o confronto entre Chile e Colômbia começou bem acirrado, e com um minuto de partida, a seleção visitante já havia cometido duas faltas, algo que continuou acontecendo durante todo a primeira etapa, ao todo, somando ambos os lados foram 15 faltas nos primeiros 45 minutos. Apesar disso, não faltou emoção e oportunidades de gol para as duas equipes.
O primeiro perigo, foi justamente da Colômbia, logo aos 3 minutos, Luiz Dias recebeu a bola na intermediária na intermediária do campo ofensivo, limpou um defensor e arriscou, a bola passou a direita do gol do goleiro Cortés. A seleção de casa não demorou muito para responder, três minutos depois, Catalán conseguiu arrumar um cruzamento que encontrou Sanchez no meio da área, que sob marcação, cabeceou no meio do gol, facilitando a defesa de Vargas.
Muito presente na segunda bola, o volante do Flamengo Erick Pulgar, conseguiu duas boas finalizações, aos 12 minutos, o meio campista obrigou o goleiro da Colômbia a realizar uma grande defesa após um chute forte de primeira mirando o canto superior direito da meta colombiana, pouco tempo depois, aos 17 minutos, o volante arriscou novamente, porém a finalização foi para fora. Aos 22 minutos, após afastar um ataque da equipe chilena, o zagueiro da Fiorentina, Yerry Mina teve que ser substituído com dores musculares na perna esquerda.
Aos 29 minutos, após cruzamento do meia Valdés, a bola ficou viva dentro da área e sobrou para o zagueiro Echeverría, que acertou a trave do gol colombiano. A melhor chance da primeira etapa veio no minuto 37, o craque Alexis Sanchez recebeu cruzamento rasteiro de Brereton Díaz e sozinho, dentro da área o atacante errou o tempo de bola e o chute saiu espanado.
Segundo tempo
Ambas as equipes voltaram muito mais preparadas defensivamente no segundo tempo, porém as faltas continuaram na mesma intensidade. Tentando mudar isso, o técnico Eduardo Berizzo optou por duas opções logo com 12 minutos da segunda etapa Carrascal e Borré saíram para as entradas de James Rodriguez e Jhon Durán. Sem emoções as, alterações buscando algo continuaram, pela colômbia Jhon Arias e Luis Días saíram aos 25 minutos dando lugar a Quinterro e Sinisterra e aos 27′ Vidal e Catalán saíram para as entradas de Aránguiz e Delgado na seleção chilena.
Aos 30 minutos veio a melhor oportunidade da Colômbia, em uma excelente troca de passes, a bola foi até os pés de Sinisterra próximo a marca do pênalti porém o atacante colombiano furou o chute e em seguida errou o passe, devolvendo a bola para o Chile. Logo em seguida, a equipe da casa, chegou a abrir o placar, Maripán cabeceou muito bem em cobrança de falta de Sanchez porém o gol foi anulado pelo VAR. Aos 43′, o meio campista chileno Valdes obrigou Vargas a fazer mais uma boa defesa.
Melhor da partida
Em uma partida tão disputada é difícil escolhermos o melhor em campo, porém o prêmio vai para o goleiro colombiano Camilo Vargas que foi fundamental para a equipe visitante sair com um ponto no confronto.
Próximos compromissos de Chile e Colômbia
A seleção do Chile tem como seu próximo adversário o Peru, no dia 12/10 pelas eliminatórias da Copa. Já o próximo confronto da Colômbia também pelas eliminatórias é o Uruguai, no mesmo dia 12.