Alejandro Balde e Barcelona renovam até 2028 com multa rescisória bilionária

Clube catalão divulgou nas redes sociais a renovação do jovem lateral-esquerdo

Nesta quarta-feira (20), o Barcelona anunciou, de forma oficial, a renovação de contrato com o lateral-esquerdo espanhol Alejandro Balde, grande joia de La Masia, base do Barcelona. O novo vínculo do jovem de 19 anos com o clube catalão vai até junho de 2028 e conta com uma multa rescisória de 1 bilhão de euros (R$ 5,2 bilhões na cotação). O valor, no entanto, é praticamente uma garantia de que o jogador vai permanecer no clube até o fim de seu novo contrato, visto que nenhum clube – exceto saudita – teria condição de pagar a multa exercida pelos culés.

A “tática” de multa bilionária do Barcelona não se aplica somente a Alejandro Balde, mas também a outros jovens craques do clube da Catalunha, como o zagueiro Ronald Araújo e o brasileiro Vitor Roque, que também possuem o mesmo valor fixado (€1B) para serem retirados de forma imediata do clube blaugrana.

“O lateral culé renovará até o dia 30 de junho de 2028. Sua cláusula de rescisão será de 1 bilhão de euros”, escreveu o Barcelona nas redes sociais.

A trajetória de Alejandro Balde

Alejandro Baldé
Alejandro Baldé é considerado uma das maiores promessas do futebol mundial – Foto: David Ramos/Getty Images

O lateral-esquerdo chegou à base do Barcelona em 2012, vindo do Espanyol, quando tinha apenas 8 anos de idade. Sendo assim, realizou grande parte de seu desenvolvimento como jogador em La Masia. Depois de nove anos de formação nas categorias de base, Alejandro Balde, aos 17, teve a oportunidade de estrear pela equipe principal do Barcelona, logo em um jogo de Champions League, na fase de grupos contra o Bayern. Na ocasião, o lateral entrou em uma “fogueira”, pois o Barcelona perdia a partida por 3 a 0 e com chances nulas de reversão, faltando apenas 15 minutos para o final do jogo.

Na temporada 2021/22, a de sua estreia, Alejandro Balde teve poucos minutos na equipe principal do Barcelona, apenas 206 minutos em 7 jogos, aproximadamente 29 minutos por partida que, na maioria das vezes era visto como uma “sombra” de Jordi Alba, quando ainda sustentava o alto nível. No entanto, mesmo com pouco tempo em campo pelo Barcelona, Alejandro Balde, que ainda estava na categoria sub-21, foi convocado para a Copa do Mundo de 2022 para defender a seleção espanhola, depois do corte por lesão do lateral Gayà.

Na Copa do Mundo e, consequentemente na próxima temporada, Alejandro Balde recebeu mais minutos como jogador profissional, ganhando a vaga de titular na lateral-esquerda do Barcelona, que por anos foi comandada por Jordi Alba. Somando Barcelona e Espanha, o jovem atuou em 51 jogos na temporada 2022/23, com bons números, anotando 7 assistências e um gol marcado, sendo o seu primeiro como profissional.

Com o devido destaque na última temporada, Baldé, até então com contrato até 2024, começou a receber sondagens de grandes clubes europeus, entre eles, o atual campeão da Champions, Manchester City. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, a pedido de Pep Guardiola, a diretoria do City realizou pelo menos dois contatos com a diretoria do Barcelona para sondar a situação do espanhol, mas conversa que logo foi vetada pelo clube catalão, afirmando que Alejandro Baldé era peça importante no elenco.

Na disputa e na polêmica do prêmio Golden Boy 2023

Alejandro Balde e Taylor Swift – Foto: David Ramos/Getty Images

Durante a disputa do Golden Boy 2023, um dos prêmios de maior prestígio do futebol mundial, que é responsável por honrar o melhor jogador com idade abaixo de 21 anos atuando no futebol europeu, Alejandro Balde gerou uma grande polêmica ao ter um comentário relembrado na internet onde ele dizia: “Eu gosto de Taylor Swift? Não, não gosto da música dela.” Dessa forma, não durou muito para os fãs da cantora norte-americana se juntarem para votar em Jude Bellingham, rival e concorrente direito de Balde ao prêmio de melhor jogador jovem, prejudicando diretamente o lateral espanhol.

Na época da polêmica, Alejandro Balde, lateral do Barcelona, caiu de 43% na última parcial, para 8%, em apenas um dia. Já Bellingham, seu concorrente, foi de 30% para 89% dos votos. O Tuttosport, órgão organizador do prêmio Golden Boy, confirmou que houve um ‘comportamento anormal’ em seu site, durante a votação dos torcedores do Golden Boy 2023 de uma terça-feira (05/09) para quarta-feira (06/09), deixando claro a influência dos “Swifties” na premiação.

A votação para o prêmio segue rolando através deste Link, no entanto, mesmo que haja uma mobilização dos amantes da cantora em apoiar Jude Bellingham, o voto popular pouco decidirá o vencedor do prêmio, de fato ele ajuda com pontos para a decisão final, mas o que define o vencedor do prêmio são os votos dos especialistas.

Gavi e Pedri, os últimos vencedores do Golden Boy, também atuam no Barcelona – Foto: Getty Images

 

 

você pode gostar também