Em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Espanhol, o líder e atual campeão Barcelona foi até o Iberostar Estádio, casa do Mallorca, local onde o clube espanhol ainda não venceu na La Liga. Em um jogo intenso, mas novamente ruim pelo lado do Barça, as equipes empataram por 2 a 2. Os gols da equipe do Mallorca foram marcados por Vedat Muriqi e Abdón Prats, que contaram bastante com erros individuais do Barcelona. Já na equipe blaugrana, Raphinha e Fermín López balançaram as redes.
Com a tropeço fora de casa, o Barcelona corre grandes riscos de perder a liderança durante a sétima rodada, pois o Girona, vice-líder, e o Real Madrid, terceiro colocado, ainda jogam nesta rodada. Ambos, no entanto, precisam vencer para ultrapassar o Barcelona em número de pontos, que possui 17. O Real, com 15 pontos, pode chegar a 18 se vencer a equipe do Las Palmas, que briga contra o rebaixamento. Já o Girona, time do grupo City, encara o Villarreal fora de casa e, em caso de vitória, o time chega a incríveis 19 pontos, ultrapassando o Barça e se isolando na liderança. O Mallorca, com o empate, chegou a 6 pontos, ocupando a 15ª colocação.
Uma curiosidade do confronto entre Mallorca x Barcelona, trazida pelo jornalista Marcelo Bechler, mostra, de uma forma direta, como o sistema defensivo do Barcelona tem sofrido na atual temporada, algo pouquíssimo visto na última temporada, em que o time, em 38 rodadas de La Liga, sofreu apenas 20 gols, tornando-se um fator fundamental para o título.
Barça ja tomou 8 gols, em 7 jogos (em andamento) por LaLiga.
Na temporada passada, levou o 8º gol em 25/02, na 23ª rodada.
— Marcelo Bechler (@marcelobechler) September 26, 2023
Primeiro tempo
Antes do jogo começar, o treinador do Barcelona, Xavi Hernández, decidiu poupar alguns jogadores do time titular, devido a grande quantidade de jogos nos últimos dias. A equipe blaugrana, na partida contra o Mallorca, disputou o seu quarto jogo em uma maratona de onze dias. Sendo assim, os zagueiros Koundé e Christensen e o artilheiro Lewandowski não entraram como titulares. Quando o árbitro apitou o início de jogo, a equipe do Mallorca, mesmo com um esquema de jogo defensivo, se lançou ao ataque, resultando então, no primeiro gol da equipe com 8 minutos de jogo, com Muriqi, após de uma falha na saída de bola com o goleiro Ter Stegen.
Depois de abrir o placar, a equipe do Mallorca continuou pressionando no jogo e buscando ampliar, enquanto o Barcelona, sem muitas opções, também buscava o gol de empate, porém, assim como no jogo contra o Celta de Vigo na última rodada, sem efetividade na finalização das jogadas. Aos 24 minutos, Raphinha, o jogador que mais buscava jogo pelo lado do Barça, achou uma boa bola enfiada para a área, mas Ferran Torres não aproveitou a oportunidade. Depois de uma intensidade inicial o jogo esfriou, mas voltou a ter grandes emoções no final do primeiro tempo. Com 38 minutos, Ferran Torres teve mais uma chance de empatar, mas novamente sem sucesso.
Se aproximando do fim da etapa inicial, o Barcelona continuou pressionando e achou o seu gol de empate. Aos 40 minutos, João Cancelo tentou partir pelo lado direito de campo, foi desarmado e a bola subiu, sobrando para Raphinha, que de fora da área finalizou rasteiro no canto direito do goleiro do Mallorca, empatando o jogo em 1 a 1. Quatro minutos depois, o atacante brasileiro teve a chance de marcar o seu segundo no jogo e virar a partida, mas no cara a cara com o goleiro, mandou por cima.
No entanto, o famoso ditado “quem não faz leva” serviu de aprendizado para o Barça. Com 47 minutos, na ligação direta do goleiro, o centroavante Muriqi deu uma casquinha na bola e desarmou completamente a zaga do Barcelona e sobrou para Prats, que não desperdiçou a oportunidade e colocou o Mallorca novamente a frente no placar. Depois do segundo gol, fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
Depois de um primeiro tempo ruim e com buracos na defesa, o Barcelona voltava mais ligado para a segunda etapa. Aos 54 minutos, João Félix quase marcava o gol de empate do Barça, o português roubou uma bola na entrada da grande área e finalizou na trave esquerda do goleiro Rajkovic, que já estava vendido no lance. Com 13 minutos jogados, Xavi se sentiu na obrigação de mexer, e colocou Lewandowski no lugar de Ferran Torres, que não fazia uma boa partida. Pouco tempo depois, mais duas alterações no Barcelona, Lamine Yamal e Fermin Lopez, dois jovens, entravam no lugar de João Félix e Oriol Romeu, respectivamente.
Com as alterações feitas, o Barcelona estava renovado para buscar o empate e, consequentemente a virada. Com apenas um minuto em campo, Lamine Yamal, atacante de apenas 16 anos, sofreu um pisão dentro da área e o árbitro marcou pênalti para a equipe catalã. Porém, ao ser chamado para um consulta no VAR, o juiz anulou a marcação do pênalti, seguindo 2 a 1. Aos 74 minutos, o Barcelona enfim deixou tudo igual novamente no placar. A jogada, mais uma vez, começa nos pés de João Cancelo, que solta para Yamal na direita e rapidamente toca para Raphinha infiltrando na área, o atacante brasileiro toca pra dentro, Lewandowski faz o corta-luz, e Fermín López marca o gol de empate.
Depois de marcar o segundo gol, a partida não teve mais grandes chances. O Barcelona até modificou, colocando o zagueiro Koundé no jogo para fazer a dupla de zaga com Araújo, o que deve ser a defesa titular do time, com ambos em boa forma. Aos 96′, faltando 30 segundos para o fim de jogo, o atacante Larin, do Mallorca, teve uma boa oportunidade de trazer a vitória para a sua equipe, mas não teve calma na hora da finalização e que, dentro da área, mandou pra fora.
Após o apito final, em entrevista, Xavi falou sobre a partida. “Deixamos escapar dois pontos, cometemos dois erros graves. Sabíamos que teríamos poucas oportunidades e não conseguimos aproveitá-las…” – Disse o treinador.
Melhor da partida
Depois de um gol e uma assistência, o atacante Vedat Muriqi foi eleito o melhor jogador da partida. No atual Campeonato Espanhol, o camisa 7 já possui três gols e uma assistência em sete jogos pelo Mallorca. Do lado do Barcelona, o brasileiro Raphinha, também autor de um gol e uma assistência merece destaque.
Próximos compromissos de Mallorca e Barcelona
O Mallorca volta a campo no próximo sábado (30), pela oitava rodada de La Liga, na qual o clube entra o Rayo Vallecano, fora de casa. Já o Barcelona, segue na sua rotina intensa de jogos e, na próxima sexta (29), recebe o Sevilla em casa, também pela oitava rodada. O jogo começa às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico Lluis Company, visto que o Camp Nou segue em reforma, com previsão de volta apenas para o final do ano de 2024, aproximadamente em novembro.