A semana começou movimentada nos bastidores do Botafogo. Com um empate decepcionante contra o Goiás, em casa, o clima azedou para Bruno Lage, que, sem o apoio da diretoria e dos jogadores foi demitido nesta terça-feira (3). Na mesma nota oficial, a equipe anunciou que Lúcio Flávio e Joel Carli vão comandar, de forma interina, o time nas próximas rodadas.
Siga o Na Beira do Campo no Twitter!
Botafogo demitiu Bruno Lage
No total, Lage comandou o Botafogo em 16 jogos, com cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas. O início até foi promissor, com uma invencibilidade que durou 10 partidas, mas depois da primeira derrota, que culminou na eliminação da Sul-Americana, a equipe não venceu mais.
A derrota para o Flamengo, a primeira do português no Campeonato Brasileiro, não teria sido tão ruim se não fosse pela coletiva desastrosa do comandante após a partida. Bruno Lage se incomodou com as críticas e colocou o cargo à disposição da diretoria. A situação foi contornada, mas o clima nunca mais foi o mesmo.
Com as derrotas para Atlético-MG e Corinthians, a vantagem na liderança caiu para sete pontos. A distância ainda é valorizada pela equipe, e poderia aumentar com uma vitória sobre o Goiás em casa. Contudo, nem o “tapetinho” foi capaz de virar a maré a favor de Lage. Com mais decisões inexplicáveis, incluindo Tiquinho Soares no banco, o time fez uma partida ruim e tropeçou novamente.
Com jogadores incomodados e John Textor irritado, não havia mais clima para a permanência. Agora, Lúcio Flávio volta a comandar a equipe de forma interina, e a diretoria aposta em seu sucesso ao lado de Cláudio Caçapa durante a transição pós-saída de Luís Castro.
Apesar de Caçapa ter sido o treinador interino na ocasião, o próprio admitiu que, sem o conhecimento de Lúcio Flávio, dificilmente teria sucesso. A aposta em Carlos Alberto foi um dos principais trunfos do ex-jogador. O atacante marcou três vezes em quatro jogos, mas acabou sendo deixado de lado e pouco jogou com Bruno Lage, por não combinar com o estilo de jogo do português.
Para a missão, o Botafogo também confirmou Joel Carli como auxiliar técnico. Aposentado em junho, o ex-zagueiro havia assumido um cargo na base alvinegra pouco antes, mas a pedido dos jogadores, estará na beira do campo junto com Lúcio Flávio nas próximas rodadas do Brasileirão.
A princípio, o Botafogo planeja a permanência da dupla até o fim do Campeonato Brasileiro, com a confiança de que ambos serão capazes de buscar o título. Porém, caso não funcione, a contratação de um novo treinador não está descartada.