Atuando em casa diante de um frágil adversário, o Everton se impôs e jogou de forma inteligente para vencer o Bournemouth pelo largo placar de 3 a 0 no Goodison Park em partida válida pela Premier League. A vitória leva o time azul ao 15º lugar enquanto que a equipe do sul da Inglaterra ocupa a 19ª posição e segue sem vencer na competição.
Siga o Na Beira do Campo no Twitter
Primeiro Tempo
Logo nos primeiros minutos os Toffes deixaram claro que a ideia era se aproveitar do estilo de jogo dos visitantes (rápidas trocas de passe da defesa pro ataque), o que deu certo logo aos oito minutos quando a zaga saiu jogando errado e Garner aproveitou para roubar a bola e chutar, a bola saiu sem força mas com um leve desvio que atrapalhou o goleiro Neto, 1 a 0. Com o gol marcado o time da casa deu uma leve relaxada na partida e os Cherries levaram perigo com Solanke que aproveitou de bom lançamento para chutar para fora e seguiram tentando a criação de algumas jogadas, sem muito sucesso.
O time de Merseyside por sua vez voltou a levar perigo com jogadas aéreas (a zaga dos visitantes falhava bastante e o goleiro Neto pecava na saída do gol), numa dessas Harrison chutou com perigo e foi travado. Já aos 38 minutos não teve jeito: após nova bola aérea, Neto afastou mal e no decorrer do lance Harrison acertou belo chute para marcar um golaço, 2 a 0. Antes que o primeiro tempo chegasse ao fim, ainda sobrou tempo para Calvert-Lewin acertar a trave e Onana chutar com muito perigo, para fora.
Segundo Tempo
Na segunda metade de jogo, poucas coisas mudaram: o Everton seguia explorando as fragilidades do Bournemouth que já com 2 a 0 contra, pouco criava na partida. Logo nos primeiros minutos, Pickford lançou Calvert-Lewin que chutou com perigo, pouco depois veio o terceiro gol: após cruzamento da esquerda, Harrison cabeceou e Neto defendeu, no rebote Doucouré soltou uma bomba e marcou o 3 a 0.
Com a vantagem construída o time da casa pouco seguiu atacando, salvo uma “cavadinha” de Calvert-Lewin que por pouco não resultou em um bonito gol e com Onana que após ter sua cabeçada cortada pela defesa, soltou uma bomba e obrigou Neto a fazer boa intervenção. O Bournemouth até esboçou uma reação e McNeil salvou sobre a linha o que seria o gol dos Cherries, que tiveram outra chance pouco depois com Moore de cabeça (mas Pickford fez boa defesa). Antes que a partida acabasse, Beto teve um arremate que levou certo perigo e foi só.
Melhor da Partida
Com grande exibição do seu setor de meio de campo, o Everton teve os destaques de Jack Harrison, James Garner e Abdoulaye Doucouré. No entanto pese a performance da dupla inglesa, o jogador natural de Mali dominou o meio de campo do jogo aparecendo tanto na defesa quanto no ataque e sendo figura fundamental na vitória dos Toffees em casa.
Próximos compromissos de Everton e Bournemouth
Com a pausa para Data FIFA, as equipe ficam um período sem atuar por quaisquer competições. No entanto na volta da Premier League o Everton tem nada mais nada menos que o clássico diante do Liverpool (o “Merseyside Derby) que será disputado no sábado (21) às 08:30 no lendário Anfield Road. No mesmo dia mas às 11:00, o Bournemouth encara o Wolves no Vitality Stadium.