Nacho está disponível para o Real Madrid no El Clásico dia 28. O jogador teve sua redução de pena por expulsão diante do Girona aceita pela comissão de recurso de La Liga e ficará de fora dos dois próximos jogos do Real Madrid, voltando justamente no jogo contra o Barcelona que era previsto como o seu último jogo de suspensão.
O retorno do jogador para essa importante partida é um alívio para Carlo Ancelotti, já que o treinador do Real Madrid conta com problemas defensivos por lesão, como o de Éder Militão e do goleiro Courtois, além de ter Rüdiger com dois amarelos e Alaba que deixou a partida diante do Las Palmas por conta de lesão.
Fatos que fizeram o treinador recorrer ao meia francês Tchouameni para atuar na linha de defesa da equipe, além do capitão da equipe B, o jovem Carrillo para completar o banco do time, que agora pode ser um problema a menos com o retorno de Nacho no jogo do dia 28.
O Real Madrid conseguiu a redução usando como base o fato de que o jogador não havia sofrido uma lesão tão grave, fato que foi concordado pela comissão e comprovado com o jogador estando no banco e não entrando apenas por opção do treinador na partida seguinte ao duelo contra o Real. “O Real Madrid interpreta que, como não houve nenhuma lesão no jogador que o impedisse de ser convocado para a próxima partida, apenas sete dias depois, a expulsão de Nacho deve levar a uma suspensão de uma partida” foi o que disse em nota a federação.
A nota ainda cita outra parte para justificar o acordo diante da apelação que o clube merengue havia feito “Fazer um tackle em um adversário com o pé em uma prancha impactando sua perna com o uso de força excessiva na disputa pela bola. O referido adversário precisou de assistência médica no campo de jogo e não pôde continuar devido a lesão, sendo retirado de maca.”
O Real Madrid ainda cita em sua defesa que, o atacante estava “em disputa pela bola e não à margem” e, além disso, ressalta que o fato de não ter conseguido finalizar a partida é exagerado, já que “há que se levar em conta que a partida esteve perto do seu fim (minuto 94) e com um resultado no placar já definitivo (0-3)“.
A resposta para o Real Madrid e sua apelação foi a seguinte, “É verdade que alguns dos pontos alegados no recurso justificam a moderação da sanção dentro do intervalo esperado (1-3 jogos), pelo que a sanção máxima não é automaticamente atribuída sem justificação concreta específica, tendo em conta critérios de razoabilidade e necessária ponderação das circunstâncias concorrentes“.
Com essa resposta vinda da federação e do comitê de apelação ao recurso, pode-se concluir que, mesmo com eles ainda que reconhecendo toda a força utilizada por Nacho na falta em Portu, ela não se traduz em força suficiente para tirar o jogador do Girona por muito tempo, tanto que a recuperação ocorreu em apenas sete dias, e ele só não foi utilizado na partida seguinte por opção.
Confira a seguir a resposta final da federação espanhola sobre o caso envolvendo a expulsão de Nacho contra o Girona em partida válida pela oitava rodada de La Liga. “Julgar parcialmente procedente o recurso interposto pelo Real Madrid contra a resolução do Comité Disciplinar da RFEF de 3 de outubro de 2023, confirmando a existência de uma violação do artigo 122.º do CD da RFEF, mas reduzindo a sanção imposta ao Sr. José Ignacio Fernández Iglesias para DOIS JOGOS, com uma multa adicional de €700 ao clube e €600 ao infrator, nos termos do artigo 52.º do CD