Nesta quinta-feira (19), o Santos recebeu o RB Bragantino na Vila Belmiro, em um jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão, com muitos finalizações e conversões em gols. A partida em si não foi um espetáculo de primeira linha do ponto de vista técnico, visto que os dois times tiveram seus bons momentos no jogo, mas as duas equipes se mostraram bastante disciplinadas taticamente, principalmente o ‘Massa Bruta’.
Os dois times tinham motivos diferentes para brigar pela partida, já que o Peixe brigava por 3 pontos que o tirariam do Z4 – em uma rodada com combinações de resultados totalmente desfavoráveis -, enquanto o RB Bragantino visava se manter na vice liderança do Campeonato Brasileiro, sabendo que o 3° colocado, Flamengo, havia vencido e iria ultrapassá-lo.
Primeiro tempo
O técnico do Alvinegro Santista, Marcelo Fernandes, conheceu sua primeira derrota a frente do comando do Santos, depois de 3 excelentes vitórias seguidas. O professor resolveu começar a partida com um esquema de 3-5-2, com Maxi Silvera (primeira vez como titular) e Marcos Leonardo na dupla de ataque. Soteldo começou no banco, pois atuou pela Seleção Venezuela nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e não tinha condições de começar jogando.
O Peixão iniciou a partida muito bem, levando muita pressão para o adversários nos primeiros 10 minutos de jogo, principalmente utilizando o Kevyson pelo lado esquerdo, Lucas Lima com bons passes quebrando a marcação do Braga e Marcos Leonardo mostrando bastante presença. Chegaram a abrir 9 a 0 em finalizações, até que na primeira finalização do Massa Bruta, gol.
Num bate rebate dentro da área do Peixe, a bola sobrou pro lateral do Braga, Aderlan, que bateu colocado e quase marcou um golaço, mas ficou no travessão. Eduardo Sasha, que estava atento no lance, correu para pegar o rebote dessa finalização e abriu o placar para a equipe de Bragança Paulista. 1×0 RB Bragantino, com uma total pressão do Santos no jogo.
Desse gol em diante, o Massa Bruta cresceu bastante no jogo, até que, por volta dos 28min de jogo, Matheus Gonçalves ia limpando o goleiro João Paulo num lance de ataque e o goleiro do Peixão cometeu um pênalti em cima do ponta direita. Ainda por cima recebeu um cartão amarelo que o tirou do próximo jogo contra o Internacional, fora de casa. Sasha converteu novamente. 2×0 RB Bragantino.
Mesmo perdendo de 2×0, o Santos se manteve no jogo e teve até algumas boas chances, inclusive com o Marcos Leonardo driblando dois zagueiros adversários dentro da área, mas pecando na definição do lance. Já nos momentos finais do primeiro tempo, os jogadores santistas reclamaram muito de um possível pênalti em cima do Menino da Vila. Dodô e Dodi muito ausentes nessa primeira etapa.
O sistema defensivo do RB Bragantino – principalmente Léo Ortiz, que foi autor de uma ‘assistência linda‘ para o M.Gonçalves sofrer o pênalti -, incluindo o goleiro Cleiton, foi fundamental para essa vitória parcial do RB Bragantino no primeiro tempo. O treinador Pedro Caixinha se mostrou novamente muito capacitado de montar um time competitivo e organizado, principalmente através dessa disciplina tática de não dar bons espaços para o adversário. Matheus Fernandes marcou muito bem e o Lucas Evangelista foi, literalmente, o cérebro do time, mais uma excelente partida do camisa 8 do Massa Bruta.
https://twitter.com/RedBullBraga/status/1715188222114861432
Segundo tempo
A segunda etapa já começa com o Santos precisando reagir, então consequentemente o treinador Marcelo Fernandes resolve voltar a campo com Soteldo no lugar do Maxi Silvera – que não fez um primeiro tempo de se admirar -, Mendoza no lugar do Kevyson e Nonato no lugar do Lucas Lima. Bons nomes que entraram, apesar da substituição do meia Lucas Lima ser totalmente questionável, visto que era o jogador que estava encontrando bons passes para quebrar o bloco de marcação do RB Bragantino.
Aconteceu o oposto do que o Marcelo Fernandes pretendia para sua equipe: um gol do Massa Bruta já nos primeiros minutos de segundo tempo. Em contrapartida, mérito total do Caixinha, que além de escalar e organizar muito bem o time, fez excelentes substituições para a segunda etapa, tirando M.Gonçalves, M.Fernandes e Raul, para a entrada de Jadson, Eric Ramires e Helinho.
Esses dois últimos foram os responsáveis diretos pelo terceiro gol do RB Bragantino, onde Helinho pela ponta direita da um passe para o Ramires receber de frente para o gol e, com uma leve ajuda do desvio do Dodô, marca o gol. 3X0 RB Bragantino já nos primeiro minutos de segundo tempo.
O artilheiro da noite, Eduardo Sasha, foi substituído aos 14 minutos – provavelmente por cansaço -, dando lugar Thiago Borbas. O Peixe se demonstrou um pouco abatido nesse meio tempo, porém o técnico Marcelo Fernandes fez questão de dar apoio aos seus jogadores, vibrando com cada lance, para tentar animá-los na partida. O time continuou batalhando.
O Marcos Leonardo recebeu um excelente passe aéreo do João Basso aos 20 minutos, mas não conseguiu converter o lance cara a cara com o goleiro Cleiton, que estava sendo uma paredão essa noite. O bandeirinha marcou impedindo (questionável) no lance. No auge dos 26 minutos de partida, o jogo havia se tornado bem morno, com os dois times bem inofensivos, com um Peixe atacando mais, contra um RB Bragantino cadenciando mais a partida, mas nenhum dos dois chegando na meta adversária com muito perigo.
Soteldo, que entrou muito bem no segundo tempo, fez uma jogadaça aos 37min com um cruzamento na área para o Julio Furch – outro estrangeiro que entrou bem – finalizar, mas o goleiro Cleiton fez uma defesa espetacular e no rebote o Leo Ortiz fez um milagre e tirou de peito a bola na linha do gol. Definitivamente não era o dia do Santos.
Aos 40min do segundo tempo a partida possuía 23 finalizações do Santos, contra 14 do RB Bragantino – ainda foi termina 26 a 15 nos acréscimos -, o que demonstrava o volume de jogo que as duas equipes tiveram. Para fechar a partida, Soteldo da um lindo passe para Mendoza (que também entrou bem), que cruza rasteiro para o J.Furch finalizar, mas quem acaba marcando o gol é o Leo Ortiz. Gol contra, placar final: 3×1 RB Bragantino.
Mérito absoluto do Massa Bruta na vitória e, principalmente do técnico Pedro Caixinha, pela excelente partida que seu plantel realizou, se mantendo na vice liderança do Campeonato Brasileiro, a 9 pontos do líder, sonhando com uma possível chance de título. Apesar disso, o Peixe não fez uma partida horrível, mas foi mais uma daquelas partidas em que se tivessem 200 minutos de jogo, o Santos não marcaria gols. O azar tomou conta do time da Vila.
Além de terem deixado escapar os 3 pontos, o Santos perdeu em uma rodada em que todos os seus adversários diretos na briga pela ponta de baixo da tabela – e que poderiam ultrapassá-lo – venceram. Situação complicada para o time, que retorna ao Z4 e é mais assombrado do que nunca pelo fantasma do rebaixamento.
https://twitter.com/RedBullBraga/status/1715182653903655375
Melhor da partida
Como a lei do ex não falha no futebol brasileiro, o craque da partida, eleito pela transmissão da Rede Globo, foi o Eduardo Sasha. Prêmio justíssimo para o jogador que destruiu a partida e marcou dois dos três gols da vitória do RB Bragantino sobre o Santos, não podia ser diferente. Além do gol, se mostrou participativo e na vontade o jogo todo. Excelente partida do camisa 19.
Menções honrosas para o goleiro Cleiton, que fez excelentes defesas para salvar o Massa Bruta; para o Léo Ortiz, que fez uma partida muito segura defensivamente; para o Lucas Evangelista, que foi cérebro do time e para o Ramires, que entrou bem e marcou o gol que definiu o jogo. Do lado do Santos, Soteldo – mesmo sem condições de atuar como titular – entrou e fez boas jogadas pelo lado do campo.
Próximos compromissos de Santos e RB Bragantino
Por fim, o Santos volta a campo no próximo domingo (22), para ir visitar o Internacional, no Beira Rio, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Peixe não terá jogo fácil, com toda certeza, principalmente considerando que precisa vencer urgentemente para se afastar do Z4. Jogo acontece às 16h, horário de Brasília.
Por outro lado, o RB Bragantino recebe o Fluminense dentro de Nabizão, no domingo (22), às 18h30, para mais um jogo dificílimo em busca dos 3 pontos nessa reta final de campeonato.