O Liverpool não teve vida fácil no Merseyside Derby contra o Everton, deste sábado (21), mas conseguiu uma vitória muito importante na Premier League. Mohamed Salah marcou duas vezes no segundo tempo e garantiu a terceira vitória consecutiva por 2×0, em Anfield, contra os rivais. Ashley Young foi o destaque negativo do Everton, sendo expulso ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Liverpool pula momentaneamente pra liderança do campeonato, com 20 pontos. O Everton é o 16º colocado, com sete pontos, e segue muito próximo da zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Quem atacou primeiro foi o Everton. McNeil ganhou a bola do lado esquerdo, aos 30 segundos de jogos, e cruzou na cabeça de Lewin, que finalizou fraco, no meio do gol, sem problemas pra Alisson. Aos 12 minutos, o Liverpool chegou pela primeira vez. Szoboszlai puxou contra-ataque e serviu Diaz, que foi travado pro Young no momento da finalização. Aos 22, Jota fez boa jogada e foi derrubado por Tarkowski na meia-lua. Arnold cobrou a falta na barreira azul. Aos 26, Salah ganhou de McNeil no corpo, mas o chute colocado com a perna esquerda acabou indo por cima do gol.
O Liverpool seguiu no ataque e, aos 33, Mac Allister arriscou de muito longe, mas no meio do gol. Pickford se complicou no primeiro momento, mas acabou ficando com a bola. Aos 36, Diaz partiu pra cima de Young e, quando já se preparava pra invadir a área, foi derrubado pelo lateral do Everton. Young já tinha cartão amarelo e acabou expulso justamente. Aos 38, Van Dijk completou escanteio de Arnold, mas a finalização de cabeça desviou na zaga e saiu. No escanteio cobrado por Tsimikas, a bola acabou sobrando em Arnold, fora da área, que chutou com muito perigo, pouco acima do gol.
Aos 40, o Everton voltou a atacar, mas o chute de McNeil passou com perigo, acima do gol de Alisson, depois de um leve desvio na zaga vermelha. Szoboszlai ainda tentou dois arremates de fora da área antes do fim do primeiro tempo. Aos 44, o chute do meia foi bem ruim, saindo à esquerda de Pickford. Aos 46, o chute do húngaro foi bem mais perigoso, mas passou por cima do gol.
Segundo tempo
Aos seis, o Liverpool pressionou, mas parou na defesa do Everton. Salah ficou com a bola dentro da área, mas o chute explodiu em Tarkowski. No rebote, Gravenberch também tentou, mas a bola bateu novamente na defesa dos visitantes. Mesmo com um a mais, o Liverpool seguia encontrando dificuldades pra furar a defesa do Everton. Diaz arriscou de fora da área aos 17, mas o chute foi muito por cima do gol. Nuñez, em sua primeira tentativa, arriscou de longe aos 20 minutos, mas Pickford defendeu sem dificuldades.
Aos 27 minutos, Diaz agrediu pelo lado esquerdo e cruzou pro meio da área, mas a bola pegou no braço de Keane. Após a revisão no VAR, Craig Pouson marcou pênalti pro Liverpool. Salah foi pra cobrança aos 29 minutos e abriu o placar em Anfield. Aos 35, Szoboszlai bateu escanteio pelo lado esquerdo e Jota cabeceou forte, mas Pickford, bem posicionado, encaixou. Nuñez puxou contra-ataque pro Liverpool, aos 41, mas o cruzamento, já dentro da área, desviou em Branthwaite e assustou Pickford, mas foi pra escanteio.
Aos 44, Elliott ficou com a sobra da bola depois de uma tentativa de Gomez e bateu forte com a perna esquerda. Pickford tocou na bola antes dela bater no travessão e sair pela linha de fundo. Aos 46, Jota costurou a defesa do Everton, mas o chute de esquerda foi pelo lado de fora da rede. Szoboszlai fez boa jogada aos 50, mas o chute do meia, mais uma vez, foi por cima do gol. Pra matar o jogo, Nuñez puxou contra-ataque aos 52 e serviu Salah, que cara a cara com Pickford, não despediçou.
Melhor da partida
Apesar dos dois gols de Salah, Luis Diaz foi o principal jogador do Liverpool no Derby. O atacante causou a expulsão de Ashley Young e fez a jogada que originou o pênalti que abriu o placar e facilitou a vida vermelha.
Próximos compromissos de Liverpool e Everton
O Liverpool volta a jogar pela Europa League e enfrenta o Toulouse-FRA, na próxima quinta-feira (26), em Anfield. O Everton visita o West Ham pela próxima rodada da Premier League, em Londres, no próximo domingo (29).