Nesta terça-feira (07), em jogo válido pela quarta rodada do Grupo H da Champions League, o Barcelona foi até a Alemanha, no Volksparkstadion para enfrentar o Shakhtar Donetsk e conheceu a sua primeira derrota na Champions League 2023/24. A equipe ucraniana mandou o seu jogo em território alemão em decorrência da guerra com a Rússia. Em campo, a equipe do Shakhtar Donetsk marcou um gol no final do primeiro tempo com o atacante Danylo Sikan, e o placar persistiu até o final do jogo, mesmo com muita pressão e controle da posse do Barcelona.
Com o resultado, o Shakhtar chegou a 6 pontos no Grupo H e deixou a disputa pela vaga nas oitavas de final em aberto. No outro confronto do grupo, o Porto venceu a equipe do Royal Antwerp por 2 a 0 e encostou no líder Barcelona, também com 9 pontos. A próxima rodada será decisiva e pode definir o primeiro classificado do Grupo H para o mata-mata. Barcelona e Porto se enfrentam na Espanha e o Shakhtar recebe o lanterna Antwerp na Alemanha.
Primeiro tempo
Antes do jogo começar, Xavi, treinador do Barcelona, decidiu poupar algumas peças do time que vinham fazendo bons jogos, entre eles, Jules Koundé, João Félix e Fermín López, por exemplo, começaram no banco de reservas. No entanto, pelo lado positivo, o Barça teve o retorno de Lewandowski e Raphinha ao time titular, ambos ficaram de fora do último jogo de Champions por lesão.
A primeira etapa do jogo não rendeu grandes momentos para a partida além do gol marcado. No início, o Barcelona controlou a posse de bola, mas com pouca criação no meio de campo, algo que não é novidade na equipe de Xavi. Aos 14 minutos de jogo, o Shakhtar mostrou ao Barcelona que estava pronto pra jogo e forçou Ter Stegen a fazer a primeira defesa no jogo após o chute de Matvienko dentro da área. Depois desse lance, Raphinha, aos 15, arriscou de fora da área e mandou por cima do gol. O Barcelona, ineficiente na criação de jogadas, tentava um gol através dos chutes de fora.
Depois de um futebol morno das duas equipes e com poucos minutos para acabar o primeiro tempo, o Shakhtar mostrou efetividade em seu ataque. Aos 40 minutos de jogo, Sikan recebeu um cruzamento de Giorgi e completou de cabeça para o fundo das redes, com poucas chances de defesa para Ter Stegen, abrindo o placar para a equipe ucraniana, que levou a vantagem para o intervalo.
Segundo tempo
Mesmo atrás no placar, Xavi não promoveu mudanças no intervalo, só a partir dos 59 minutos de jogo. Um minuto após o recomeço do jogo, Ferran Torres finalizou de fora da área, mas a bola passou por cima da meta do goleiro Riznyk. Mais uma vez o Barcelona tentava seu gol com uma jogada individual. O início da segunda etapa já indicava um jogo melhor, a equipe do Shakhtar também conseguiu uma boa chance aos 47′, mas parando em Ter Stegen.
O segundo tempo era de domínio da equipe do Shakhtar, o Barcelona pouco conseguiu jogar antes das alterações de Xavi. Aos 56 minutos, mais uma boa chegada da equipe ucraniana, que fez uma bonita jogada coletiva e Sikan, autor do primeiro gol, finalizou no gol, mas Ter Stegen novamente salvou com os pés.
Aos 59 minutos, Xavi promoveu uma mudança tripla na equipe catalã, saiam Ferran Torres, Oriol Romeu e Raphinha, para a entrada de João Félix, Pedri e Yamal, respectivamente.
As mudanças melhoraram o estilo de jogo do Barcelona, mas que mesmo assim não foram suficiente para furar a retranca do Shakhtar, que já estava com a estratégia pronta; se segurar na defesa e aproveitar os contra-ataques. Foi a partir dessa tática que a equipe do Shakhtar conseguiu chegar ao segundo gol com o brasileiro de apenas 18 anos Newerton Martins. O atacante recebeu na ponta esquerda, driblou João Cancelo e mandou na gaveta, mas o gol foi anulado por um impedimento do brasileiro no início do lance.
Por fim, aos 95 minutos de jogo, faltando dois para acabar, João Félix caiu na área e os jogadores do Barcelona pediram pênalti, mas o árbitro, muito próximo do lance, mandou o jogo seguir e encerrou a partida três minutos depois, decretando a gigantesca vitória do Shakhtar em cima do Barcelona, que foi muito comemorada pelos jogadores.
Melhor da partida
O prêmio de melhor jogador em campo foi entregue ao camisa 10 do Shakhtar, Georgiy Sudakov, que foi fundamental no meio de campo da equipe. Menção honrosa também ao autor do gol da partida Sikan, decisivo e fundamental para os três pontos do time.
Próximos compromissos de Barcelona e Shakhtar Donetsk
O Barcelona volta a campo no próximo domingo (12) pelo Campeonato Espanhol, no Estádio Olímpico Lluis Company, para enfrentar a equipe do Alavés. Já o Shakhtar Donetsk também volta a campo na mesma data (12), na qual enfrenta o Dnipro-1, jogo válido pelo Campeonato Ucraniano.