Acabou o jejum! Depois de nove rodadas, o Fortaleza voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (30), o Tricolor do Pici venceu o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, por 2×1 e, de quebra, exterminou qualquer chance de rebaixamento. O Fortaleza ficou na 11ª posição, com 48 pontos. O Red Bull Bragantino sofreu um baque pesado e viu suas chances de título acabarem, além de complicar a situação pensando em G4.
O Massa Bruta é o sexto, com 59 pontos, quatro atrás do Flamengo, que tem 63, na quarta posição. Os gols do Fortaleza foram marcados por Yago Pikachu e Calebe. Eduardo Sasha descontou pro Braga. No segundo tempo Eric Ramires e Alerrandro foram expulsos do lado dos mandantes.
Primeiro tempo
Na primeira chegada ao ataque, o Fortaleza abriu o placar. Aos 13 minutos, Léo Realpe errou o passe e Calebe disparou com a bola dominada. Entrando na área, o meia deu um ótimo passe pra Yago Pikachu, que encheu o pé e superou Cleiton. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. O Red Bull Bragantino tentou reagir no minuto seguinte, mas o chute de Eduardo Sasha, de longe, foi fraco e João Ricardo defendeu sem problemas. Aos 22, Ramires tentou um chute de fora da área, mas a finalização do meia foi muito ruim e saiu pela linha de fundo.
O Fortaleza continuou muito eficiente. No segundo ataque do time, Galhardo deu bom passe pra Calebe, que num único toque, tirou Lucas Cunha da jogada. O meia avançou e bateu na saída de Cleiton pra ampliar. O Massa Bruta voltou a atacar aos 32 minutos, mas a cabeçada de Juninho Capixaba foi no meio do gol, depois do cruzamento de Helinho. João Ricardo defendeu sem problemas. Aos 34, Capixaba apareceu livre dentro da área e tentou a finalização, mas foi bloqueado pela defesa. A bola voltou pro lateral, que então jogou a bola pra área em direção a Ramires, mas Bruno Pacheco bloqueou a cabeçada do volante.
Aos 39, Calebe aproveitou outro erro de saída de bola do Bragantino, mas a finalização do meia foi fraca e Cleiton encaixou no canto. O Red Bull Bragantino diminuiu nos acréscimos. Ramires apareceu com liberdade na área e finalizou, Sasha foi esperto e desviou, tirando do alcance de João Ricardo.
Segundo tempo
Aos 12, o Red Bull Bragantino tentou o empate aos 12 minutos, mas o chute do Jadsom foi fraco e João Ricardo defendeu sem problemas. Aos 17, Matheus Gonçalves chegou muito perto do empate. O meia cortou pro meio e bateu de perna esquerda e acertou a trave. No rebote, Thiago Borbas tentou o chute, mas João Ricardo defendeu. No escanteio cobrado, Juninho Capixaba cabeceou com liberdade, mas errou o alvo.
Aos 24, Pedro Augusto perdeu uma chance inacreditável. O volante roubou a bola no campo de ataque e saiu cara a cara com Cleiton, mas chutou pra fora. Aos 28 minutos, a missão do Red Bull Bragantino ficou bem mais complicada. Eric Ramires deu um pisão em Pedro Augusto e foi expulso de forma direta. Como tudo que é ruim pode piorar, Alerrandro deu um chute em Brítez aos 31 minutos e, depois da checagem no VAR, o Massa Bruta ficou com dois a menos. Mesmo em inferioridade numérica, os mandantes quase empataram. Matheus Gonçalves deu um lindo passe pra Léo Realpe, que pegou de primeira e obrigou uma defesaça de Fernando Miguel. João Ricardo saiu lesionado.
Guilherme teve a chance de matar o jogo aos 49 em contra-ataque, mas o chute de esquerda do atacante parou em Cleiton. Depois de uma pressão intensa, o Red Bull Bragantino não conseguiu chegar ao empate.
Melhor da partida
Calebe foi decisivo na partida. Deu a assistência pro primeiro gol e marcou o segundo, abrindo uma vantagem crucial pra encerrar a sequência tenebrosa que o Fortaleza passava.
Próximos compromissos de Red Bull Bragantino e Fortaleza
Os dois voltam a jogar pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro no domingo (3). O Red Bull Bragantino recebe o Coritiba, também no Nabi Abi Chedid, enquanto o Fortaleza volta pra casa pra enfrentar o Goiás no Castelão.