O Chelsea recebeu o Brighton em Stamford Bridge e, enfim, venceu sua segunda partida em casa nesta edição da Premier League. Enzo Ferández (2) e Levi Colwill marcaram os gols dos Blues enquanto Buonanotte e João Pedro marcaram os gols dos Seagulls.
Com o resultado, o time de Pochettino chegou aos 19 pontos, mas permaneceu estacionado na 10ª posição. O Brighton, mesmo permanecendo com 22 pontos, não perdeu posições nesta rodada, seguindo em 8° lugar.
Primeiro tempo
O jogo começou intenso em Stamford Bridge, com ambas as equipes buscando encaixar seu plano para a partida: o Brighton tomou as primeiras iniciativas, procurando o controle da posse, mas o Chelsea não tornou o trabalho fácil para os visitantes e apostou da intensidade no meio campo para deixar o jogo em um certo equilíbrio.
O que fez a diferença foi a bola parada, bem aproveitada pelos Blues para se colocar em vantagem no placar. Aos 17 minutos, Gallagher cobrou o escanteio, Badiashile escorou e Enzo Fernández completou, fazendo o primeiro do Chelsea. Quatro minutos depois, uma jogada muito similar, mas com Jackson escorando o escanteio de Gallagher para Colwill marcar o segundo dos donos da casa.
A partida acabou voltando a um certo equilíbrio, com as equipes chegando pouco ao seu terço final de ataque. Já no fim da etapa inicial, o Brighton conseguiu engatar a troca de passes que De Zerbi gosta de propor e teve sucesso abrindo espaço na defesa adversária. Lallana encontrou Buonanotte aberto pela direita, o argentino limpou da marcação e chutou para diminuir a desvantagem dos Seagulls no placar.
Os Blues quase responderam imediatamente, porém, Steele salvou o Brighton e, quase na sequência, Gallagher ainda acabou expulso após levar o segundo amarelo. Foram cinco minutos de acréscimo movimentados, mas sem os dois lados conseguirem adicionar mais números ao placar. Com isso, o Chelsea liderou o placar por 2 a 1 entrando no intervalo.
Segundo tempo
Com um a mais, o Brighton conseguiu o amplo domínio nas ações que buscou desde o apito inicial. Grande parte dos ataques dos visitantes se deu pelo lado esquerdo, explorando as divididas no 1 contra 1 entre Adingra e Disasi. Mas, para a sorte do Chelsea e azar dos Seagulls, o atacante do Brighton não acertava nas decisões. Por vezes, assim, garantindo boas escapadas em contra-ataque para os Blues.
Aos 20 minutos, Sterling, Jackson e Mudryk escaparam em velocidade, com o ucraniano sendo derrubado dentro da área. Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado para o Chelsea. Enzo Fernández cobrou e adicionou o terceiro dos Blues no placar.
Assim, os 25 minutos finais da partida foram de amplo domínio do Brighton, que buscava um eventual empate. As ações foram bem controladas pelos visitantes, no entanto, a tomada de decisão no último passe e nas finalizações não era das melhores. Quando as finalizações iam em direção à meta, Sánchez, que cometeu alguns erros na primeira etapa, não teve muitos problemas para defender.
O árbitro deu 10 minutos de acréscimo e logo no primeiro minuto, João Pedro marcou um golaço de cabeça após escanteio cobrado por Milner. A pressão do Brighton seguiu e demandou grandes defesas de Sánchez para que a igualdade não fosse retomada no placar. Nos minutos finais, o Chelsea ainda sofreu um susto com um pênalti mal marcado a favor do Brighton, mas o VAR interveio e as imagens deixaram evidente que a bola bateu no rosto e não no braço de Colwill.
Destaque da partida
Com dois gols e participação ativa no plano de jogo do Chelsea, Enzo Fernández foi o destaque da vitória em Stamford Bridge. Enzo ganhou 60% dos duelos que disputou na partida, o que se demonstrou diferencial nos momentos de aperto dos Blues diante da posse ampliada do Brighton nos minutos finais da partida.
Mesmo o destaque sendo do meia argentino, menção honrosa para Robert Sánchez no gol dos Blues. Embora tenha cometido erros, sobretudo na etapa inicial, o goleiro foi fundamental para impedir o empate dos Seagulls ao fim da partida, fazendo sete defesas ao longo de todo o jogo.
Próximos compromissos de Chelsea e Brighton
Ambas as equipes voltam a jogar no meio de semana, em confrontos válidos pela 15ª rodada da Premier League. O Brighton recebe o Brentford no Amex Stadium na quarta-feira (6) às 16h (horário de Brasília). Por sua vez, os Blues viajam para Manchester e enfrentam o United no mesmo dia às 17h15 (horário de Brasília).