O Santos vinha batendo na trave a 3 anos, onde acumulou fracassos e vergonhas que o torcedor jamais se esquecerá, principalmente devido a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2023.
E essa queda tem nome e sobrenome: Andrés Enrique Rueda Garcia – O pior presidente da história da instituição.
No início de 2023 o presidente deu uma entrevista dizendo que o Santos brigaria por vaga na libertadores e que projetava um Santos “mais agressivo” na próxima janela.
Após isso, o Santos contratou Lucas Lima, Vladimir, João Lucas, Alisson, Dodi, Daniel Ruiz, Mendoza e a cereja do bolo, o “trio do Água Santa” composto por Gabriel Inocêncio, Luan Dias e Bruno Mezenga.
O Santos contratou nove reforços no meio da temporada: os laterais Júnior Caiçara e Dodô, o zagueiro João Basso, os volantes Tomás Rincón e Jean Lucas, o meia Nonato e os atacantes Maxi Silveira, Julio Furchs e Alfredo Morelos.
Alguém esperava realmente que o Peixe iria brigar por libertadores após essas contratações do inicio do ano? Tem que ser muito otimista para pensar que sim.
“Nunca esteve no nosso pensamento. Estamos fazendo um trabalho para melhorar o time. Se você analisar o nosso time jogador por jogador não era para estar nessa situação. A gente chegou a conclusão que talvez fosse o peso dos últimos dois anos. Melhorando a situação financeira, a gente reforçou muito mais o time. A gente trouxe o Jean Lucas, um desejo da nossa torcida, um jogador diferenciado, trouxe o Pituca pensando em 2024, ele já é um jogador do Santos. Estamos qualificando o time”, afirmou o presidente, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
A queda à Série B foi consumada com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza na Vila Belmiro e as vitórias de Vasco e Bahia, que estavam atrás do Santos na tabela, mas ultrapassaram a equipe paulista com seus triunfos em casa.
A queda é resultado de sucessivos erros da gestão de Andrés Rueda, que deixará a presidência em breve. Rueda sairá do cargo e vai entregar o clube na segunda divisão e com as finanças prejudicadas e odiado pelo torcedor, que xingou o presidente antes mesmo do fim do jogo
O que será do Santos de 2024 em diante? Só o futuro dirá…