Análise do entorno competitivo da Premier League 2023/24 – 1ª à 16ª rodada

Uma análise sobre o desempenho das equipes da Premier League 2023/24 por meio de métricas avançadas do futebol.

A Premier League 2023/24 está quase no fim do primeiro turno. A atual edição de um dos melhores torneios europeus da atualidade está bastante disputada, com Liverpool, Arsenal e o surpreendente Aston Villa na disputa pelo título, com o atual campeão Manchester City correndo por fora. Confira abaixo como está a tabela do campeonato atualmente, com Liverpool na liderança.

O xPTS são os pontos esperados da equipe. O Aproveitamento de Pontos é a diferença entre PTS e xPTS.

 

A essa altura, há dados suficientes para se ter uma ideia de como as equipes se comportam no campeonato. Diante disso, a ideia deste artigo é analisar e ter uma ideia do modelo de jogo das equipes e como elas desempenham suas ações no campo, por meio da análise de métricas avançadas. 

Cinco métricas estão em análise neste artigo, são elas: xG (gols esperados), xAG (gols esperados com assistência), DC, ODC, PPDA, OPPDA. Sobre essas duas últimas, há um artigo aqui no Na Beira e sua leitura é extremamente recomendada. Todos os dados desses artigos são proniventes 

Aproveitamento de gols e assistências na Premier League

Em um primeiro momento, vamos analisar quais são as equipes que possuem um melhor aproveitamento das chances de gols.

Gráfico contendo o Aproveitamento de Gols por equipe
Para o cálculo do aproveitamento de gols, é subtraído o xG do número de gols totais que a equipe tem no campeonato (G-xG). Fonte dos dados: Fbref

 

Observe que as equipes que tem o melhor aproveitamento de gols são Manchester City, Fulham, Brighton e Aston Villa, equipes que podem ser fatais nas chances que tem frente ao gol. Interessante observar que o Manchester United é equipe que tem o pior aproveitamento, o que de certa forma é reflexo do desempenho abaixo da média da equipe no campeonato e como consequência sua posição na tabela (6º). 

Gráfico contendo o aproveitamento de assistências por equipe.
Para o cálculo do aproveitamento de assistências, é subtraído o xAG do número de assistências totais que a equipe tem no campeonato (A-xAG). Fonte dos dados: Fbref

 

Em relação ao aproveitamento das assistências, as equipes que se destacam são as mesmas, ou seja, a maioria das assistências durante as chances de gols são bem aproveitadas e tem resultado positivo. Uma equipe que merece atenção para o restante do campeonato é o Brighton, pois a boa eficiência no ataque é algo que tem se traduzido no campeonato quando colocamos o dado em contexto, principalmente contra equipes do Big Six. Se trata de uma equipe que tem um meio de campo e ataque repletos de jogadores habilidosos, mas que também são bons finalizadores, sendo Mitona o grande destaque. 

Portanto, esse primeiro bloco de análise nos diz que as equipes com a melhor eficiência no ataque na Premier League 2023/24 até o momento são Manchester City, Fulham, Brighton e Aston Villa.

Modelos de jogo predominantes na Premier League

Para se ter uma ideia dos modelos de jogo predominantes entre as equipes da Premier League, vamos realizar um cruzamento entre as métricas PPDA e OPPDA.

Gráficos contendo o PPDA e OPPDA das equipes da Premier League 2023/24
Fonte dos dados: Understat

 

Interessante observar que três das equipes do Big Six (Arsenal, Chelsea e Liverpool) possuem um OPPDA alto e um baixo PPDA, ou seja, são equipes que optam por um estilo mais propositivo e pressionante, que trocam muitos passes no campo rival, mas que não permitem que o rival tenha posse em seu campo, efetuando uma boa pressão quando sem a bola. Outra equipe que se destaca no gráfico e também opta por esse modelo é o Brighton, que está posicionado em conjunto com Liverpool e Arsenal, os dois times que brigam pela liderança neste exato momento.

No caso dos times de Manchester, apesar de possuírem um domínio considerável em campo rival, permitem a presença do adversário em seu campo, ainda que não tão significativa, haja vista que possuem um PPDA próximo da média geral do campeonato.

Diante disso, assim fica estabelecida a nossa matriz de desempenho até o momento.

Observação: o modelo de jogo aqui definido é apenas uma base, sujeita a mudanças diante de uma contextualização mais detalhada e apurada do dado.

Análise do comportamento em campo das equipes da Premier League

Como analise complementar, iremos investigar como as equipes se comportam dentro de campo durante o jogo, ou seja, se tem alta presença e são eficazes no campo rival ou se deixam o rival dominar seu campo. Para isso, há duas métricas que fornecem uma base excelente para este tipo de análise: DC e ODC.

Basicamente, o DC (Deep Completions / Completos em Profundidade) refere-se aos passes com uma boa distância completados em direção à baliza adversária e visando gerar boas oportunidades de gol. Essa métrica ajuda a realizar uma boa avaliação da eficiência da equipe em trocar passes efetivos em campo rival. Uma equipe que tem um alto DC, consequentemente possui um alto domínio e eficiência na troca de passes que geram boas oportunidades no campo rival.

O ODC (Opponent Deep Completions / Completos em Profundidade do Adversário) é justamente o oposto do DC, ou seja, se refere aos passes com uma boa distância em direção ao gol que o rival completa. Uma equipe que possui um alto ODC, permite um maior domínio do rival em seu campo. Equipes que jogam em bloco baixo e optam por um estilo de jogo reativo geralmente possuem um alto ODC.

Diante disso, vamos realizar um cruzamento entre essas duas métricas e avaliar como as equipes se comportam em campo.

Fonte dos dados: Understat

 

É notável como as equipes que estão liderando o campeonato possuem comportamentos similares dentro de campo. Arsenal, Liverpool e Aston Villa são equipes que têm uma alta eficiência na troca de passes dentro do campo do adversário e que consequentemente gerem boas oportunidades de gol, ao mesmo tempo que não permitem domínio do rival em campo próprio. Manchester City, Chelsea, Tottenham e Brighton também são exemplos.

Abaixo segue a matriz de rendimento das equipes da Premier League em relação a comportamento no campo.

Portanto, podemos ver que até o momento, a atual temporada da Premier League é um campeonato rico em relação à variedade do modelo de jogo quando olhamos para as duas matrizes de rendimento, haja vista que as equipes estão bem distribuídas. No entanto, há um certo padrão de comportamento no campo dentre as equipes que tem tido um melhor desempenho no campeonato, inclusive para aquelas que costumam incomodar o Big Six, como Brighton e Aston Villa. São equipes que optam por um estilo mais propositivo / híbrido, pressionante e possuem uma alta eficiência na troca de passes efetivos em zonas perigosas do rival, com uma boa proteção do campo próprio. 

Confira aqui meus outros textos sobre análise, dados e futebol.

você pode gostar também