Flamengo abre conversas por Matias Viña

Com aval de Tite, Fla buscará lateral uruguaio para substituir Filipe Luís

Após a temporada de 2023, ficou evidente que o Flamengo precisa reforçar suas laterais. Do lado esquerdo, essa necessidade se torna ainda mais urgente após a aposentadoria de Filipe Luís. Sendo assim, a posição é uma prioridade para o Fla na próxima janela de transferências e a diretoria Rubro-Negra tem um nome preferido.

Já contando com Arrascaeta e Varela e estando próximo de fechar a contratação de Nicolás De La Cruz, o Mengão volta sua atenção para mais um uruguaio para reforçar o elenco da equipe em 2024: Matias Viña.

Segundo Cahê Mota e Fred Gomes, do ge, o clube carioca já abriu conversas para uma negociação em três pontas que envolve também os italianos Sassuolo e Roma. Viña pertence a Roma, mas está emprestado ao Sassuolo até o fim desta temporada europeia, que termina em junho de 2024.

Assim, o passo inicial das conversas passa pela liberação imediata da equipe de Régio da Emília para depois tratar dos valores para uma compra com a Roma. Para isso, a diretoria Rubro-Negra trata direto com os representantes de Viña para tentar a liberação.

Viña desde a saída no Brasil

Em agosto de 2021, a Roma pagou 13 milhões de euros (R$ 80 mi na cotação da época) para tirar o jogador do Palmeiras, oferecendo um contrato de vínculo inicial até meados de 2026. Ou seja, até o fim da temporada 2025/26.

Em sua primeira temporada na capital italiana, Viña foi titular somando 37 partidas na temporada, além de ter conquistado o título inédito da Conference League. No entanto, o uruguaio perdeu espaço na reta final da temporada no time de José Mourinho. Sem espaço, no meio da temporada 2022/23, o lateral foi emprestado ao Bournemouth, da Inglaterra.

Na Premier League, somou 12 jogos, contabilizando 454 minutos jogados, e marcou dois gols. Após retornar para a Roma, saiu em novo empréstimo nesta temporada, para o Sassuolo. Até aqui, Viña soma 1115 minutos em 16 jogos disputados pelo time Neroverdi, com três assistências.

Matías Viña, ex-Palmeiras, e Sergio Rochet, do Inter, treinam pelo Uruguai  e devem jogar contra o Brasil
Apesar dos altos e baixos, Viña é figura carimbada nas convocações do Uruguai, inclusive neste início de trabalho de Marcelo Bielsa. Foto – Reprodução/ Uruguai / Gazeta Esportiva

 

A saída de Filipe Luís levou o Flamengo a ir ao mercado em busca de um lateral-esquerdo e muitos nomes têm sido oferecidos ao clube, que tem cuidado diante das investidas dos empresários.

Vinã é o preferido de momento, embora o clube saiba que a liberação do jogador por parte do Sassuolo representa um passo vital, mas também, complicado. Porém, o Rubro-Negro tem ao seu favor a defesa de que a visibilidade no cenário sul-americano é um trunfo para o jogador, ainda mais enquanto titular do Flamengo, que tem sido muito utilizado por Marcelo Bielsa na seleção do Uruguai.

O Flamengo no mercado

Até o momento, o Flamengo tem como certo apenas a contratação de Nicolas De La Cruz que, apesar de não ter assinado o contrato, uma vez que tem um último compromisso enquanto jogador do River Plate nesta sexta-feira (22), acertou os termos com o clube brasileiro e vestirá o Manto Sagrado em 2024.

O Fla também tem mantido conversas por Léo Ortiz, do Bragantino, para reforçar o miolo da zaga. Além disso, o clube conversa com Gustavo Scarpa, que parece incerto sobre um retorno ao Brasil, e ainda mira ao menos mais um lateral no mercado além de Viña, mas para reforçar o lado direito da linha defensiva.

Em termos de saídas, ainda não há nada concreto do lado Rubro-Negro, apesar dos muitos rumores de interesse em jogadores como Gabigol, Léo Pereira, Fabrício Bruno e Thiago Maia, tanto por parte de clubes brasileiros como de clubes estrangeiros.

você pode gostar também