No início da noite de domingo (30), se deu início aos campeonatos oficiais do Uruguai com a disputa da Supercopa do Uruguai, competição de único jogo entre o campeão do campeonato Uruguaio e o vencedor do Torneio Intermédio*, entre Plaza Colonia e Peñarol no estádio Parque Juan Gaspar Prandi.
Com as equipes em campo, foi notável o domínio carbonero sobre os azarões que ficaram marcados pelo cartões amarelos levados e os poucos bons contra-ataques. Porém, mesmo com melhor atuação o Peñarol não demonstrou eficácia ofensiva resultando em um empate em zero a zero.
Enfim, terminado o tempo regulamentar foram levadas para os 30 minutos de prorrogação para decidir quem levaria a primeira taça do ano. Entretanto, o jogo continuou com o mesmo cenário mas dessa vez com o Plaza Colonia sofrendo mais pressão ainda de seu adversário e segurando para ir aos pênaltis.
Chegado nos minutos finais da prorrogação e tudo encaminhado para as penalidades, até que em subida do zagueiro Ramón Arias, do Peñarol, para o ataque, o defensor cruzou uma bola para a área adversária, onde não havia companheiro seus em boa condição, porém havia um adversário, Nicolás Ayala, que acabou por marcar contra seu clube aos 124′ e último minuto de jogo.
Com isto, um a zero no placar e sem tempo para o Plaza Colonia correr atrás do resultado, Peñarol campeão da Supercopa do Uruguai pela segunda vez na história. Agora, as equipes já voltam a pensar no Campeonato Uruguaio que inicia dia 05 de fevereiro.
*O torneio intermédio não foi disputado em 2021, dando lugar ao campeão do Clausura, Plaza Colonia, na Supercopa do Uruguai.
Leia também: Negociação com Pavón demonstra incoerência e amnésia da diretoria atleticana