Nesta segunda-feira (08), o Manchester United garantiu sua classificação para a quarta rodada da Copa da Inglaterra após vencer o Wigan por 2×0, no DW Stadium. Os Red Devils derrotaram o adversário com gols de Diogo Dalot e Bruno Fernandes, e agora aguardam para conhecer o time que vão enfrentar na próxima rodada da FA Cup.
Primeiro Tempo
O Manchester United entrou em campo como o grande favorito. Porém, isso não foi visto logo aos 2:30 min do primeiro tempo, quando o Wigan quase abriu o placar em um contra-ataque. Após um cruzamento de M. Godo pela direita, T. Aasgaard teve a chance de marcar o primeiro gol da partida, mas foi impedido pelo goleiro Onana.
Aos 13 minutos, o cenário foi outro. Após uma finalização malsucedida de Garnacho, Marcus Rashford pegou a sobra na ponta-esquerda, deu um lindo drible para cima de dois defensores do Wigan e chutou para o gol. Assim como Onana salvou o Manchester United minutos antes, essa foi a vez de Tickle salvar o Wigan com uma grande defesa.
O Manchester United continuou a pressionar o Wigan no primeiro tempo, até que o resultado veio aos 22 minutos. Após um cruzamento de Garnacho, a defesa do Wigan afastou a bola de cabeça, que sobrou no pé de Marcus Rashford. O atacante teve o “trabalho” de apenas tocar a bola para trás, para que Diogo Dalot a ajeitasse e mandasse uma linda chapa de direita para o fundo do gol.
Logo após abrir o placar com Dalot, o Manchester United teve uma grande chance de ampliar o resultado no minuto seguinte. Aos 23 minutos, após um cruzamento de Garnacho pela esquerda, Marcus Rashford recebeu sozinho dentro da grande área e finalizou. O goleiro do Wigan fez grande defesa, mas tomou um susto: após defender o chute de Rashford, a bola pegou na trave e quase entrou na meta.
Pouco tempo depois, aos 29 minutos, os Red Devils quase ampliaram o placar com Hojlund. Após outro cruzamento de Garnacho pela esquerda, o atacante do Manchester United cabeceou firme em direção ao gol, mas a bola raspou no travessão e saiu pela linha de fundo. Aos 39 minutos, Garnacho cortou para o meio e acertou o travessão.
O primeiro tempo de Wigan x Manchester United foi completamente marcado pela pressão dos Red Devils. Os jogadores de Erik Ten Hag tiveram a chance de aumentar o placar inúmeras vezes. Inclusive, após a partida, o treinador do Manchester United admitiu que o placar poderia ter sido maior.
“Criamos cinco ou seis chances muito boas no primeiro tempo. Acho que foi um bom futebol e deveríamos ter aproveitado mais, mas se você não marca, precisa manter o foco e acho que foi isso que fizemos” – Erik Ten Hag.
Segundo Tempo
O segundo tempo de Wigan x Manchester United não começou tão intenso como a primeira etapa, mas os Red Devils permaneceram dominantes e pressionando o adversário. Aos 16 minutos, Mainoo acertou um chute rasteiro de fora da área, que foi defendido por Tickle.
Aos 27 minutos, Bruno Fernandes recebeu um passe de Marcus Rashford dentro da grande área e conduziu-a em direção ao gol. Ao tentar driblar L. Shaw, o capitão do Manchester United foi derrubado na área após um leve toque da ponta do pé direito do jogador do Wigan o atingir. Pênalti para os Red Devils.
Como de costume, Bruno Fernandes converteu a cobrança de pênalti aos 28 minutos e ampliou o placar. Wigan 0x2 Manchester United. Esse foi o placar final da partida, apesar do grande número de chances criadas pelo Manchester United, que não conseguiu marcar mais que dois gols.
Manchester United venceu o Wigan em quase todas as vezes que o enfrentou
Essa não é a primeira vez que o Manchester United vence o Wigan. Inclusive, vale destacar que os Red Devils têm um incrível aproveitamento contra o adversário. Em toda a história, as equipes se enfrentaram 20 vezes. O Manchester United saiu vitorioso em 19 partidas. Na Premier League 2011/12, o Wigan venceu os Red Devils pela primeira e única vez na história.
Existe uma grande curiosidade sobre essa única vitória do Wigan contra o Manchester United. Na época, os Red Devils eram líderes da Premier League 2011/12, com mais que o dobro de pontos que o adversário. Apesar do grande favoritismo, o jogo foi equilibrado e o Wigan venceu com um gol de Shaun Maloney, que hoje é o treinador do Wigan.
Estatísticas de Wigan x Manchester United
“Manchester United vence Wigan e avança na Copa da Inglaterra”. Apesar deste ser o título que escolhi para a matéria, é importante destacar que os Red Devils não apenas venceram o adversário, mas sim o dominaram. A partida terminou com incríveis 33 finalizações do Manchester United. Porém, apenas 14 delas no gol, o que representa 42,42% de aproveitamento.
Comparado ao jogo em que o Manchester United perdeu para o Bayern de Munique e foi eliminado da Champions League, percebe que houve uma melhora no aproveitamento em finalizações. Na derrota de 1×0 para o time alemão, os Red Devils finalizaram 5 vezes e acertaram apenas 1 no gol, ou seja, apenas 20% de aproveitamento. Na Champions League como um todo, o aproveitamento do Manchester United foi de apenas 36,6%.
Confira quais foram as estatísticas de Wigan x Manchester United:
- Posse de bola: Wigan 23% x 67% Manchester United;
- Finalizações: Wigan 9 x 33 Manchester United;
- Finalizações certas: Wigan 2 x 14 Manchester United;
- Passes: Wigan 304 x 603 Manchester United;
- Passes completos: Wigan 244 x 544 Manchester United;
- Faltas: Wigan 6 x 9 Manchester United;
- Impedimentos: Wigan 0 x 1 Manchester United;
- Escanteios: Wigan 2 x 12 Manchester United;
Manchester United vence o Wigan e busca engatar sequência positiva
Antes da bola rolar para Wigan x Manchester United, as equipes viviam cenários muito parecidos. O Wigan, que atualmente disputa a terceira divisão inglesa (League One), vinha de uma vitória e três derrotas nos últimos cinco jogos. Já o Manchester United, nos últimos seis jogos, vinha de quatro derrotas e apenas uma vitória.
Com a vitória de 2×0 contra o Wigan, o Manchester United busca engatar uma sequência de vitórias, algo que não costuma acontecer com o time de Erik Ten Hag. O treinador holandês sofre com inconsistências desde que assumiu o comando técnico da equipe, em abril de 2022.
A prova da inconsistência do Manchester United de Erik Ten Hag pode ser vista na Premier League. Com 30 pontos, o clube ocupa a 10ª posição com 10 vitórias e 9 derrotas, além de um empate. Considerando jogos em outras competições, como Champions League, na qual o clube foi eliminado ainda na fase de grupos, também é possível notar a inconsistência do Manchester United.
Em um recorte dos últimos 10 jogos do Manchester United na Premier League, nota-se que o clube engatou uma sequência de vitórias nas primeiras partidas, mas não conseguiu manter uma regularidade de resultados positivos:
- 10ª rodada: Manchester United 0x3 Manchester City (derrota);
- 11ª rodada: Fulham 0x1 Manchester United (vitória);
- 12ª rodada: Manchester United 1×0 Luton Town (vitória);
- 13ª rodada: Everton 0x3 Manchester United (vitória);
- 14ª rodada: Newcastle 1×0 Manchester United (derrota);
- 15ª rodada: Manchester United 2×1 Chelsea (vitória);
- 16ª rodada: Liverpool 0x0 Manchester United (empate);
- 17ª rodada: West Ham 2×0 Manchester United (derrota);
- 18ª rodada: Manchester United 3×2 Aston Villa (vitória);
- 19ª rodada: Nottingham Forest 2×1 Manchester United (derrota);
Nesses 10 jogos de Premier League, o Manchester United venceu cinco, perdeu quatro e empatou uma partida.