Quem é o maior campeão do Campeonato Cearense?

Com hegemonia da dupla Ceará e Fortaleza, o Campeonato Cearense chega à 110ª edição

Faltam poucos dias pra começar mais um Campeonato Cearense. A edição de 2024, a 110ª da história, vai ter início no próximos sábado (20), com o atual pentacampeão, Fortaleza, enfrentando o Horizonte na abertura da competição. Assim como no ano passado, o “Manjadinho” terá 10 equipes na primeira divisão, divididas em dois grupos. Os times do grupo A enfrentam os times do grupo B em cinco rodadas, num turno único. O líder de cada grupo se classifica diretamente pras semifinais e espera a decisão entre os segundos e terceiros, que jogam as quartas de final. Os dois piores de cada chave, se enfrentam num quadrangular contra o rebaixamento.

Como todo campeonato estadual, o Campeonato Cearense também é cheio de polêmicas, discussões e muita rivalidade. Em 2023, o Fortaleza chegou ao quinto título consecutivo depois de bater seu maior rival, o Ceará, na final do campeonato. Os Tricolores afirmam que o Leão é o primeiro pentacampeão oficial, mas os Alvinegros alegam ter a história ao seu lado. A polêmica se instaurou por conta dos cinco primeiros Campeonatos Cearense, de 1915 a 1919, que o Ceará conquistou de forma consecutiva.

História do Campeonato Cearense

Ceará não vence o Campeonato Cearense desde 2018. Foto: LC Moreira/Ceará

 

Assim como em boa parte do território brasileiro, o futebol cearense teve sua origem influenciada por ingleses. Em 1903, trabalhadores de empresas da Inglaterra instaladas no estado e marinheiros já chutavam bolas em campos improvisados. No ano seguinte, o estudante José Silveira voltou da Inglaterra com um livrinho de regras e pouco depois a primeira partida de futebol oficial no estado aconteceu. O English Team, composto por funcionários do London Bank South American e da Ceará Gás Company Limited, venceu o Foot-Ball Club, fundado por José Silveira, por 2×0. Daí em diante, o futebol pegou.

Não demorou até que se criasse uma liga e um campeonato oficial. E é aí que entra a discussão entre Alvinegros e Tricolores. A partir de 1915, ano do primeiro título do Vovô, o campeonato era organizado pela Liga Metropolitana Cearense de Futebol. Os quatro anos seguintes também foram dirigidos pela Liga, até que, em 1920, a Associação Desportiva Cearense – que depois virou Federação Cearense de Desporto e tem o nome de Federação Cearense de Futebol até os dias atuais – passou a tomar conta do Campeonato Cearense.

Por coincidência ou não, o Fortaleza conquistou os títulos de 1920 e 21, com o Ceará ficando fora até dos três primeiros colocados. Em 1922, o Vovô voltou a ser o dono do Ceará. Desde então, Ceará e Fortaleza vêm se revezando na soberania do Cearense, com poucos intrusos nessa briga. Das 109 edições do torneio, 91 títulos pertencem à dupla. 46 do Fortaleza e 45 do Ceará. Além disso, cada um foi vice em outras 26 oportunidades, mostrando o domínio absoluto dos dois principais clubes do estado.

O Ceará assumiu a liderança no ranking de títulos em 1978, quando conquistou o 25º título estadual, depois de um tetracampeonato consecutivo. Dividindo o topo em alguns anos, o Fortaleza só conseguiu retomar a ponta de forma isolada no ano passado, quando levantou sua 46ª taça. O último título do Alvinegro de Porangabussu foi em 2018, vencendo o Fortaleza nas duas partidas da decisão por 2×1.

Outros campeões do Campeonato Cearense

Ferroviário tem nove títulos do Cearense, mas não conquista a taça desde 1995. Foto: Ferroviário

 

O domínio de Ceará e Fortaleza como as principais forças do futebol cearense já foi mais contestado em décadas passadas. O último título conquistado por um time fora do Clássico-Rei aconteceu em 1995. O Ferroviário, terceira força do Ceará, emendou um bicampeonato batendo o Icasa na decisão. O Tubarão da Barra havia vencido o Ceará na final de 1994 e tem nove títulos da competição, sendo o terceiro clube com mais conquistas do Campeonato Cearense. Além do Ferrão, apenas outros dois times têm mais de um título do Cearense.

O Maguari, que encerrou suas atividades em 1945, levantou o principal título do estado quatro vezes, em 1929, 1936, 1943 e 1944. Após o bicampeonato, a diretoria do Maguari investiu pesado pra conquista do tri, mas acabou perdendo o título pro Ferroviário e entrou numa crise que acabou com o clube no mesmo ano. O outro multi campeão é o América. A Águia Alencarina conquistou os títulos de 1935 e 1966, mas acabou perdendo cada vez mais espaço e hoje sequer disputa competições profissionais.

Outros clubes de Fortaleza também conquistaram o título Cearense. Orion, Tiradentes, Tramways, Calouros do Ar e Gentilândia já alcançaram a maior glória do estado uma vez. Desses, apenas Tiradentes e Calouros do Ar ainda competem profissionalmente. O único título do Campeonato Cearense que não foi pra capital é do Icasa Esporte Clube. O clube de Juazeiro do Norte, no sul do estado, conquistou o título em 1992, num dos mais polêmicos anos do Campeonato Cearense. Naquele ano, o título foi dividido entre a equipe do interior, Ceará, Fortaleza e Tiradentes.

O Icasa Esporte Clube foi extinto em 1998 e deu espaço a outro Icasa. A Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa foi fundada em 2002 e fez muito barulho no futebol estadual e nacional. Apesar de nunca ter sido campeão, o “novo Icasa” foi vice três vezes e virou caso de justiça em 2013. O Verdão do Cariri terminou a Série B do Brasileirão na quinta posição, mas deveria ter conquistado o acesso histórico por conta de irregularidades do Figueirense, que terminou no quarto lugar. O Icasa foi prejudicado por um erro de sistema e acabou afundando em problemas financeiros. Hoje, o clube luta pra voltar pra elite estadual.

O Campeonato Cearense de 2024

O Cearense deste ano começa com um favorito claro. O Fortaleza vem de cinco título consecutivos e de participações seguidas em competições sul-americanas. Único cearense na Série A do Brasileirão, o Tricolor do Pici tem dívidas sanadas e é, talvez, o clube mais estruturado do Nordeste. O Ceará quer evitar um hexacampeonato inédito do maior rival, mas luta contra os próprios problemas. Indo pro segundo ano seguido de Série B depois de um 2023 decepcionante, o Vovô quer demonstrar força no estadual pra começar o ano com o pé direito.

O Ferroviário corre por fora na briga e tenta chega à sua primeira final desde 2017. O Tubarão também tem a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro durante o ano e quer embalar pra conseguir mais um acesso depois de conquistar a Série D no ano passado. Iguatu, Atlético Cearense e Maracanã querem superar as boas campanhas do ano passado e surpreender os grandes. Os três representarão o estado na Série D.

Caucaia e Barbalha esperam não lutar contra o rebaixamento novamente e o clube da região metropolitana de Fortaleza espera repetir a campanha histórica de dois anos atrás, quando foi vice-campeão pela primeira vez. Horizonte e Floresta, dois tradicionais clubes do Ceará, estão de volta à elite do Campeonato Cearense e têm, como principal objetivo, se manter nela. O Floresta, assim como o Ferroviário, disputa a Série do Brasileirão.

você pode gostar também